Street Fighter x Tekken

No final apenas pode haver Ono.

Depois de Street Fighter IV e depois de tudo o que se lhe seguiu, o género dos jogos de luta nas consolas de alta definição vive um bom momento e depois de tudo o que vi na E3, assim parece que vai continuar. Com novas propostas que vão desde as atuais consolas existentes nas salas de estar até consolas que ainda não saíram, como a PlayStation Vita, o género dos jogos de luta está em alta e as companhias e estúdios querem que tal continue. Os jogadores agradecem e todo este espírito que se vive em redor do género é de saudar. Para todos os amantes de Street Fighter e dos jogos de luta em geral, existe uma proposta que esteve na E3 que deixou uma marca especial e que caso nos fosse dado a escolher seria eleita como a mais interessante, Street Fighter x Tekken.

O novo produto da Capcom made by Yoshinori Ono tem uma dinâmica e vivacidade estonteante, a ponto que não queremos jogar mais nada até que finalmente chegue ao mercado. Imaginem um jogo que pega em tudo o que de bom Street Fighter IV tem, apliquem alguns ajustes para patrocinar combates mais rápidos e frenéticos, insiram personagens de uma outra grande série como Tekken, pela primeira vez num esquema 2.5D, misturem com um sistema de tag, troca de personagens a qualquer altura do combate, e têm aqui os condimentos para algo especial.

1
É tanto um novo confronto como um atestado às capacidades desta equipa.

O jogo esteve presente na E3 e como não podia deixar de ser, passamos algum tempo com ele para tentar perceber como Ono e a sua equipa estão a juntar os dois universos para criar um jogo estrondoso. Dos jogos de luta presentes no evento a que tive acesso, Street Fighter x Tekken, BlazBlue II e Tekken Tag Tournament 2, o jogo da Capcom foi o que mais surpreendeu e mais me deixou entusiasmado em relação ao que pode vir a fazer no mercado. Ao ponto de me fazer acreditar que podemos vir a viver outro momento ao nível do de Street Fighter IV em 2009.

A razão é porque Street Fighter x Tekken parece pronto para uma nova injeção de adrenalina, irreverência e genialidade como poucos conseguem. Parece pronto para oferecer uma daquelas experiências únicas que apenas se tem uma vez por geração, exceto que Ono parece querer-nos dar duas numa só geração. Já o devíamos saber mas mesmo assim o jogo não nos deixou de surpreender pois a colaboração entre Katsuhiro Harada de Tekken e Yoshinori Ono, e respetivas equipas, fui muito para lá da tradicional troca de informações e já se nota que está a nascer um filho fruto de paixão e carinho.

A estrondosa dedicação dos adeptos está a ser alimentada por uma equipa de desenvolvimento empenhada em mostrar como pode respeitar ao extremo as duas séries sendo igualmente irreverente e inteligente em termos de humor e tratamento dos personagens, tanto na história como nos combates. O mais espantoso de tudo o que vimos foi que algo que parecia impensável surge agora de uma forma cuja maior valorização é sentir-se tão natural como se sempre tivesse sido assim.

Mais do que apenas colocar os personagens frente a frente para combates, misturando as duas séries e apelando ao dinheiro dos fãs, a Capcom está empenhada em dar um produto cujo valor vai ser incontestável e único. Os personagens da série Street Fighter estão a ser escolhidos não só pela sua fama entre os fãs mas também com respeito a enquadramentos na jogabilidade e das oportunidades e diversificação que podem criar e também pela história. Cada personagem vai ter um rival da série Tekken, também escolhidos a dedo por serem únicos, permitirem estilos de luta diversos e pelo potencial que a sua história e personalidade podem conferir a todo este espetáculo.

Desta forma podemos contar com todas as relações e histórias já conhecidas entre os personagens da Capcom, como a amizade/rivalidade entre Ryu e Ken por exemplo, que vão ter peso nos eventos do jogo e nas suas falas durante os combates. Por parte de Tekken podem contar que a história envolvendo a linhagem Mishima, que vai ter papel de destaque e todos os personagens estão a ser escolhidos de forma a representarem um rival a todos os níveis para um outro escolhido do outro lado da barricada.

2
Todo o trabalho visual é mais familiar aos fãs da casa Street Fighter.

Nesta demonstração era possível escolher entre 14 personagens, os já anunciados. Pelo lado Capcom podíamos escolher figuras como Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Sagat, Abel e Cammy enquanto que do lado da série Namco Bandai estavam disponíveis Kazuya, Nina, Bob, King, Craig, Julia e Hwoarang. Na conferência da Sony foi confirmado que Cole McGrath de inFAMOUS 2 vai estar presente nas versões PlayStation 3/Vita mas não estava disponível no evento. Alguns trailers mostram indicações que Jin Kazama, Asuka Kazama e Emilie De Rochefort vão surgir no jogo mas tal não foi ainda confirmado.

Como já devem ter notado, é o motor de Street Fighter IV que dá vida a este novo jogo e tudo o que de bom nos deu vai ser elevado a novos patamares. Cores vivas e cenários ricos são alguns dos detalhes de todo um conjunto de pormenores e elementos que vão marcar este jogo da Capcom. Nestes cenários repletos de cameos, presença de figuras conhecidas ou referências a outras séries das duas companhias por todo o lado nos cenários de fundo, tudo parece ter vida e é como se uma história em si decorresse em paralelo aos combates. Esses ganham vida de forma extremamente fluida através de personagens que se movem com enorme graciosidade.

Publicidade

Salta para os comentários (15)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Virtua Fighter 6 poderá tornar-se real

Yu Suzuki diz que está em conversações com a SEGA.

Jump Force recebe novo cenário e personagens

Funcionalidade Rematch também foi adicionada.

Hit a caminho de Dragon Ball Legends

Nova versão de Goku SS Blue a caminho.

Também no site...

Mortal Kombat 11 - Lista com Todas as Personagens

Confere as personagens confirmadas, incluindo DLC e leaks.

Comentários (15)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários