Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Little Deviants

Simples e divertido.

Uma parte do catalogo da NGP é consideravelmente constituído por títulos que nasceram e cresceram na PlayStation 3. Por outro lado, também existem novas propriedades intelectuais, como é o caso de Little Deviants.

Na sua essência, é aquilo a que muitos chamariam um jogo "casual". É simples, divertido e não requer um grande compromisso por parte do jogador. A meu ver, é um jogo ideal para um consola portátil. Enquanto que títulos como Uncharted: Golden Abyss possuem uma história e níveis que requerem dezenas de minutos para completar, Little Deviants é prático, é "jogar e andar".

Na realidade, não é um jogo, mas sim um conjunto de mini-jogos. Na demonstração a que tivemos acesso, foi-nos dada a oportunidade de experimentar quatro deles. No entanto, foi-me dito que a versão final terá 30 mini-jogos.

Curiosamente, cada um dos mini-jogos que pude experimentar utiliza uma das novas funcionalidades da NGP. O primeiro utiliza o giroscópio. O objetivo é guiar o boneco por um caminho, inclinando a consola para o lado necessário, no tempo mais curto possível. Durante o nosso percurso, encontraremos obstáculos que nos tentam bloquear o caminho ou atrasar-nos. Se o cronómetro atingir o "0", perdermos.

O mini-jogo a seguir utilizava a câmara e o giroscópio em simultâneo. Mais uma vez, é apresentado um objetivo simples, que é disparar contra as criaturas malvadas e proteger as criaturas indefesas. A câmara capta o fundo para onde estiver apontada em tempo real, e as criaturas aparecem nesse fundo no ecrã da NGP. Para apontarmos, temos que movimentar a consola até o alvo desejado estar na nossa mira.

Mesmo sendo simples, este mini-jogo provou ser um verdadeiro desafio. Depois de chegar ao nível 3, fui de vela. É caso para dizer que as aparências enganam, porque por detrás de um visual com um aspeto amigável, são necessários reflexos rápidos e olhos atentos para sobreviver.

Depois passei para um mini-jogo já conhecido, isto se têm acompanhado as novidades na NGP desde a sua revelação. Desta vez usamos o ecrã táctil traseiro da NGP para controlar uma bola. Mais uma vez temos um percurso com obstáculos para ultrapassar, o objetivo é chegar a um buraco que nos transportará para o nível seguinte.

A dificuldade está mesmo em controlar a bola sem vermos em que lugar estamos a colocar os dedos. A bola é pequena, por isso é necessário alguma precisão, e o ecrã táctil traseiro da NGP é tão grande quanto o ecrã frontal.

O último mini-jogo põe novamente os nossos reflexos à prova. No ecrã aparece uma plataforma com nove portas. Quando estas portas se abrem, poderá aparecer uma criatura, uma criatura virada de costas ou uma pessoa. Se aparecer uma criatura, terão que clicar nela no ecrã frontal antes que a porta se feche. O objetivo é o mesmo quando aparece um criatura virada de costas, só que desta vez terão que clicar nela no ecrã táctil traseiro. Se aparecer uma pessoa, não devem fazer nada.

Seguindo a mesma estrutura dos mini-jogos anteriores, a dificuldade aumenta à medida que subimos de nível. Passados alguns minutos, estamos a carregar no ecrã frontal e traseiro que nem doidos.

Little Deviants será um jogo em formato físico, mas seria uma excelente ideia por parte da Sony disponibilizar em formato digital os vários mini-jogos. Se assim fosse, caso alguém apenas estivesse interessado em, por exemplo, cinco dos trinta mini-jogos, poderiam comprá-los individualmente. É uma proposta mais atrativa que comprar o jogo completo.

Para quem joga regularmente num smartphone, Little Deviants pode não representar uma novidade. Para os restantes jogadores, é uma excelente proposta para fugir aos géneros mais populares. É também um jogo para qualquer pessoa, não só para os amantes dos videojogos, devido à sua simplicidade.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Little Deviants

PlayStation Vita

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários