Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony confirma fuga de informações pessoais

Sobre roubo e como se protegerem.

Em atualização:

FBI a investigar fuga de dados PSN

Lista de amigos e troféus PSN mantêm-se

Rumor: Lista com dados PSN à venda

PSN: Situação em Portugal

Sony envia novos kits PS3 às produtoras?

PSN de volta na próxima semana

Sony prepara nova atualização na PS3

PSN restaurada com novas funções?

Dados PSN não estavam encriptados?

Fuga dados custará 24 mil milhões à Sony?

Primeiro processo contra a Sony

Original:

Esta é certamente uma das notícias que nenhum de nós gostaria de ler.

A Sony acaba de comunicar que dados pessoais dos utilizadores dos serviços PlayStation Network e Qriocity foram recolhidos por uma fonte externa aos sistemas.

Num longo comunicado, Patrick Seybold da SCEA, afirma que todos os utilizadores deverão se precaver contra movimentos estranhos nos cartões de crédito e tomar as medidas de segurança mais indicadas.

Podemos ler no comunicado, "Descobrimos que entre os dias 17 e 19 de abril, algumas contas do PlayStation Network e Qriocity foram comprometidas por uma ação e ligação ilegal e não autorizada à nossa rede. Em resposta a esta intrusão foi feito: Desligar temporariamente os serviços do PlayStation Network e Qriocity. Envolver uma empresa de segurança externa para conduzir uma investigação plena e completa sobre o que aconteceu, e tomar rapidamente medidas para aumentar a segurança e reforçar a nossa infra-estrutura de rede, re-construir o nosso sistema para proporcionar uma maior proteção das informações pessoais".

A Sony acredita que os intrusos obtiveram informações dos utilizadores tais como, "Nome, morada(cidade, estado e código pessoal), endereço de email, país, data de nascimento, password e login à PlayStation Network/Qriocity e ID da PSN. Também é possível que tenham obtido informação do vosso perfil como histórico de compras e dados de faturação, como cidade, estado e código postal, e talvez a pergunta de segurança da PlayStation Network/Qriocity. Se tiverem autorizado uma sub-conta para alguém dependente, a mesma informação do seu dependente também pode ter sido obtida. Embora até ao momento não existam evidências que a informação do vosso cartão de crédito tenha sido obtida, não podemos descartar essa possibilidade. Se providenciaram a informação do vosso cartão de crédito através da PlayStation Network ou Qriocity, aconselhamos com muita cautela que o vosso número de cartão de crédito(excluindo o código de segurança) e data de validade pode ter sido obtido".

A Sony alerta que deverão ter cuidado com esquema fraudulentos, por email, telefone ou mesmo carta. Avisa que não pede por nenhum meio "informações sobre os vossos cartões de crédito, dados da segurança social ou outras informações pessoalmente identificáveis​​. Se lhe for solicitado esta informação, poderá confiar que a Sony não é a entidade que lhe está a pedir".

Também é referido que a PlayStation Network e o Qriocity voltarão muito em breve e que quando acontecer é pedido que mudem a vossa password, bem como mudar em outros serviços o mesmo nickname e password que usem na PSN e Qriocity.

Já está disponível um documento de Perguntas e respostas oficial em Português, que poderá ser visitado em faq.pt.playstation.com.

Sobre um possível reembolso dos valores pagos pela PSN/Qriocity, a Sony comunica, "Quando os serviços estiverem restaurados e quando soubermos a duração da interrupção nos serviços, iremos acessar o curso de acção correcto."

Como o texto em português está estranho, o acessar deverá ser certamente "acionar" ou ver qual a melhor forma de atuar neste caso.

Até ao momento ainda não houve qualquer relato sobre uso indevido das contas associadas aos serviços, mas o tempo dirá o quão mau este acontecimento poderá ser para a Sony.

Caso tenham algum problema ou dúvida, poderão comentar em baixo, ou até mesmo comunicar-nos por email.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários