Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Street Fighter x Tekken

O dragão x o Mal.

Há algum tempo, a sensação geral entre a comunidade adepta dos jogos de luta era a de duas séries completamente distintas que governavam nos seus próprios espaços, cada uma com o seu destaque entre os concorrentes. Nas lutas em 2D a série Street Fighter sempre gozou de um protagonismo singular, mas a dada altura, o fascínio da década de noventa pelos jogos de luta a duas dimensões começou a perder-se para dar lugar a um novo furor patrocinado pela chegada do 3D, o seu nome: Tekken.

Enquanto mais parecia que Street Fighter era uma pérola mais dedicada aos jogadores que iam ganhando mais idade, Tekken assumiu-se como um fascínio para as camadas mais jovens, mas na verdade apesar de todas as suas diferenças, ambos partilham um valor base que é fulcral na experiência, uma elevada e profunda sensação de equilíbrio. Talvez seja por isso que apesar de inicialmente parecer algo completamente impensável, Street Fighter x Tekken esteja mesmo a ser feito e os dois grandes universos finalmente vão ajustar contas.

Depois do trailer inicial no qual tomamos conhecimento da existência do jogo e da parceria entre a Capcom e a Namco Bandai, e claro da relação entre Yoshinori Ono de Street Fighter e Katsuhiro Harada de Tekken, com a chegada do Captivate '11 a Capcom revelou um novo trailer no qual nos deu a conhecer um novo leque de personagens de ambas as séries e outras novidades relacionadas com a jogabilidade e com a forma como a Capcom está a tratar a junção dos dois estilos de jogo. Uma das principais características deste "confronto de sonho" é de estar a ser desenvolvido usando o motor de Street Fighter IV, ao qual novas mecânicas, ajustes e refinamentos estão a ser feitos para enquadrar a especificidades da jogabilidade tradicionalmente 3D de Tekken neste 2.5D.

O motor de Street Fighter IV está pronto para mais uma grandiosa batalha.

Depois de Ryu, Chun-li, Kazuya e Nina Williams terem dado as boas-vindas, temos agora a confirmação de personagens como Ken, Guile e Abel de Street Fighter assim como King, Marduk e Bob de Tekken. Tendo em conta a forma como Tekken é tão diferente de Street Fighter não é de estranhar que se façam apostas sobre quem não vai ser possível inserir no jogo, mas Ono diz mesmo que a equipa está-se a desafiar ao extremo pegando nos personagens de Tekken que precisem de mais trabalho e sejam mais difíceis de adaptar. O universo do jogo da Namco Bandai está repleto de personagens estranhas e para Ono isso só o torna mais apelativo.

Outro pormenor interessante é que, tal como o fez em Street Fighter IV e até em Marvel vs Capcom 3, a Capcom vai encher os cenários de loucura e de personagens famosas, os chamados cameos. No cenário que nos mostra uma rua cheia de destroços podemos ver a cabeça gigante de um servbot, um robô que dispara tiros loucamente no horizonte e que se assemelha a NANCY-MI847J de Tekken 6, e ainda um estranho fotógrafo cuja roupa faz pensar no clássico fato de Chris Redfield.

No cenário que nos leva para uma selva podemos ver Alex, o dinossauro boxeur de Tekken, escondido entre a folhagem e a dado momento enquanto executa o seu ultra hadouken os olhos vermelhos de Ryu deixam sugerir a presença da sua versão maléfica. Tendo em conta o lado maléfico da família Mishima não deixa de ser uma curiosidade. É uma pequena amostra do que a Capcom está a preparar e um boa forma de expressar que a sua louca e engenhosa criatividade meteu o prego a fundo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Street Fighter x Tekken

iOS, PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários