Street Fighter x Tekken

O dragão x o Mal.

Há algum tempo, a sensação geral entre a comunidade adepta dos jogos de luta era a de duas séries completamente distintas que governavam nos seus próprios espaços, cada uma com o seu destaque entre os concorrentes. Nas lutas em 2D a série Street Fighter sempre gozou de um protagonismo singular, mas a dada altura, o fascínio da década de noventa pelos jogos de luta a duas dimensões começou a perder-se para dar lugar a um novo furor patrocinado pela chegada do 3D, o seu nome: Tekken.

Enquanto mais parecia que Street Fighter era uma pérola mais dedicada aos jogadores que iam ganhando mais idade, Tekken assumiu-se como um fascínio para as camadas mais jovens, mas na verdade apesar de todas as suas diferenças, ambos partilham um valor base que é fulcral na experiência, uma elevada e profunda sensação de equilíbrio. Talvez seja por isso que apesar de inicialmente parecer algo completamente impensável, Street Fighter x Tekken esteja mesmo a ser feito e os dois grandes universos finalmente vão ajustar contas.

Depois do trailer inicial no qual tomamos conhecimento da existência do jogo e da parceria entre a Capcom e a Namco Bandai, e claro da relação entre Yoshinori Ono de Street Fighter e Katsuhiro Harada de Tekken, com a chegada do Captivate '11 a Capcom revelou um novo trailer no qual nos deu a conhecer um novo leque de personagens de ambas as séries e outras novidades relacionadas com a jogabilidade e com a forma como a Capcom está a tratar a junção dos dois estilos de jogo. Uma das principais características deste "confronto de sonho" é de estar a ser desenvolvido usando o motor de Street Fighter IV, ao qual novas mecânicas, ajustes e refinamentos estão a ser feitos para enquadrar a especificidades da jogabilidade tradicionalmente 3D de Tekken neste 2.5D.

1
O motor de Street Fighter IV está pronto para mais uma grandiosa batalha.

Depois de Ryu, Chun-li, Kazuya e Nina Williams terem dado as boas-vindas, temos agora a confirmação de personagens como Ken, Guile e Abel de Street Fighter assim como King, Marduk e Bob de Tekken. Tendo em conta a forma como Tekken é tão diferente de Street Fighter não é de estranhar que se façam apostas sobre quem não vai ser possível inserir no jogo, mas Ono diz mesmo que a equipa está-se a desafiar ao extremo pegando nos personagens de Tekken que precisem de mais trabalho e sejam mais difíceis de adaptar. O universo do jogo da Namco Bandai está repleto de personagens estranhas e para Ono isso só o torna mais apelativo.

Outro pormenor interessante é que, tal como o fez em Street Fighter IV e até em Marvel vs Capcom 3, a Capcom vai encher os cenários de loucura e de personagens famosas, os chamados cameos. No cenário que nos mostra uma rua cheia de destroços podemos ver a cabeça gigante de um servbot, um robô que dispara tiros loucamente no horizonte e que se assemelha a NANCY-MI847J de Tekken 6, e ainda um estranho fotógrafo cuja roupa faz pensar no clássico fato de Chris Redfield.

No cenário que nos leva para uma selva podemos ver Alex, o dinossauro boxeur de Tekken, escondido entre a folhagem e a dado momento enquanto executa o seu ultra hadouken os olhos vermelhos de Ryu deixam sugerir a presença da sua versão maléfica. Tendo em conta o lado maléfico da família Mishima não deixa de ser uma curiosidade. É uma pequena amostra do que a Capcom está a preparar e um boa forma de expressar que a sua louca e engenhosa criatividade meteu o prego a fundo.

Salta para os comentários (8)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (8)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários