Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Virtua Tennis 4

Subida ao topo.

Virtua Tennis é uma das mais aclamadas e acarinhadas séries de ténis de sempre. Atravessou gerações, sempre conseguindo adaptar-se às novas tecnologias. Já neste mês de Abril chega finalmente à Nintendo Wii, Xbox 360, PS3 e PC, o Virtua Tennis 4, usando quer o habitual Wiimote, mas também os mais recentes Kinect e PlayStation Move. Estando na era do 3D, o mesmo também é compatível, isto com recurso às TVs 3D e em exclusivo na PlayStation 3.

A SEGA disponibilizou-nos uma versão de antevisão, na sua versão PS3, por isso tivemos a possibilidade de testar apenas com o PlayStation Move, isto no que diz respeito aos sensores de movimentos. Será interessante na sua versão final sabermos como se porta com o Kinect da Xbox 360. O certo é, que não importa a plataforma de destino, Virtua Tennis 4 chegará para poder mais uma vez marcar uma posição no mercado dos jogos de Ténis.

A versão de antevisão permitia percorrermos um pouco do modo World Tour, mas estando o modo Exhibition e Arcade também presentes, que poderão ser jogados até quatro jogadores ao mesmo tempo, isto claro nos jogos em Pares. Sobre o modo Arcade permite-nos jogar em quatro pisos distintos, podendo escolher de imediato as grandes vedetas mundiais e lutar pela conquista de cada prémio contra o tenista de topo mundial.

Algo ainda estranho, pelo menos nesta versão de antevisão, apenas podemos jogar com o PlayStation move num modo dedicado, chamado de Montion Play. Neste modo temos acesso ao modo Exhibition e Play, que são mini jogos, como elevar plataformas para dificultar o adversário ou por recolher pintos, por passar por cima de ovos. Não é possível jogar o modo World Tour com o PlayStation Move. Neste modo Motion Play, o jogo passa da visão de terceira pessoa para primeira pessoa, apenas vemos a raquete e não controlámos o tenista.

O modo World Tour temos a escada do sucesso para subir, até sermos o número 1 do ranking mundial. Como tal começamos desde o zero, onde podemos construir o nosso tenista de raiz, personalizando todos os aspetos do corpo e características. Este modo carreira dá acesso a um tipo de gestão da carreira, onde temos um treinador que dá-nos conselhos úteis, e dicas para futuros eventos. Temos acesso a um mapa mundo, onde temos um caminho a percorrer, tal como um jogo de tabuleiro. Para saltarmos entre casas temos que ter bilhetes, que vão desde um, dois, três ou quatro saltos.

Este modo é interessante, principalmente porque teremos que pensar bem onde iremos gastar os bilhetes, pois se calcularmos mal a rota podemos saltar alguns eventos importantes, ou até mesmo falhar a casa do descanso, extremamente útil antes de um torneio. Temos que lidar com os nossos fãs, que irão crescer em número conforme progredirmos na carreira. Os embates darão dinheiro e prestigio. Com o dinheiro podemos comprar todo o tipo de acessórios, ou até mesmo bilhetes de descanso, para podermos recuperar as nossas forças em qualquer lugar.

A série Virtua Tennis nunca pretendeu ser um jogo onde a simulação estava acima de tudo. Esta nova versão, é certamente a que mais se aproxima de um simulador, principalmente nos embates mais avançados que são um verdadeiro regalo em termos de jogabilidade. Não é um jogo fácil, necessitando de muita destreza e calma em cada set.

As primeiras impressões foram agradáveis, embora tenha ficado surpreendido pelo facto da SEGA não ter assumido a prestação do PlayStation Move no modo carreira. Não que prefira este modo, mas que seria mais uma alternativa de jogabilidade. Espero pela versão final, bem como a versão Xbox 360 e o uso do Kinect. Não esquecer claro a oportunidade de podermos jogar em 3D, e também testar em maior profundidade o modo carreira.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Virtua Tennis 4

PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, Nintendo Wii, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários