Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ball Manager

Futebol na ponta dos dedos.

O Ball Manager é um jogo de simulação de futebol desenvolvido pela Planetarium Games em parceria com a OneBase e o Jornal A Bola. Foi lançado em finais de 2010 e, em 6 meses, conta com mais de 40000 utilizadores de todo o mundo, maioritariamente portugueses, tanto a viver no continente como no estrangeiro. A possibilidade de expansão do jogo é ilimitada. As ligas correm sobre divisões em "mundos", o que possibilita a que vários amigos joguem entre si num sistema de divisões menos centralizado o que possibilita uma maior fonte de diversão e entusiasmo.

O BM (Ball Manager) é um jogo de treinadores onde o utilizador se vê encarregue de uma equipa de futebol, competindo contra outros utilizadores humanos (maioritariamente) ou equipas controladas pelo computador. O seu objetivo é, através de treino, de compras e vendas no mercado interno de jogadores e de investimentos na academia, por exemplo, melhorar a sua equipa para alcançar títulos no sistema interno de ligas e taças. Os campeões de cada mundo, todas as épocas, têm lugar garantido na prestigiosa Liga dos Campeões, onde podem competir para ser campeões de todo o jogo.

Um dos pontos fortes do jogo está no seu sistema de treinos, sustentado, desenvolvido de forma a que seja necessário fazer escolhas acertadas. Comprar os jogadores certos, fazer investimentos em diversas áreas (como na academia de jogadores ou aumentar o tamanho do estádio de forma sensata relativamente à dimensão e divisão da nossa equipa) é necessário. No BM premeia-se o treinador inteligente que, com o seu esforço e capacidade de gestão, consegue levar a sua equipa mais longe. O BM é um jogo a longo prazo, como na realidade; todos os clubes começam no mesmo patamar em termos evolutivos, e, ainda que o objetivo possa ser o mesmo (a glória), o caminho a seguir depende do seu treinador e das escolhas deste, sendo que as alternativas são muito variadas.

Outros dos pontos fortes do jogo é a simulação de cada partida em si. O motor de jogo, semelhante ao usado no conhecido jogo Football Manager, é uma simulação baseada nos atributos de cada um dos jogadores, momento a momento. Os melhores jogadores, com melhores atributos, farão decisões mais acertadas e mais coerentes. Não há determinismos: há sempre um fator sorte, mas ter os jogadores certos e a tática que melhor tira partido dos seus atributos maximizará a possibilidade de vitória. O visualizador 2D e 3D possibilita aos utilizadores uma experiência de imersão total no jogo, permitindo-lhes analisar ao detalhe todas as ordens dadas, para poderem eventualmente chegar a conclusões quanto ao acerto ou falha nas suas decisões.

De enaltecer também é o facto de, à parte dos jogos marcados em calendário, para as ligas e taças, há também a possibilidade de convidar um amigo ou outro utilizador para um jogo instantâneo: neste caso, o jogo será simulado num curtíssimo espaço de tempo, o que permite aos utilizadores jogarem sempre que entenderem, sem estarem à espera dos jogos oficiais, marcados, e testarem a sua equipa em ambientes mais controlados e sem repercussões no seu caminho para a conquista de títulos.

Tantos os Mourinhos, como os Octávios, como os Jesus têm lugar neste jogo. Tomarão caminhos diferentes; alguns mais acertados, alguns menos. Mas todos eles terão pontos fortes e fracos nas suas equipas, todos eles terão de fazer escolhas diferentes baseados naquilo que têm. O que torna o BM num jogo atrativo é esta multitude de escolhas.

O BM está em constante evolução. O lançamento de novos patches, incluindo correções e novas funcionalidades, é um compromisso da administração para com a comunidade. A equipa de desenvolvimento continuará a melhorar todas as áreas do jogo, ouvindo continuamente os pedidos da comunidade, através do sistema de fóruns do jogo, de forma a tornar o BM num jogo cada vez mais completo e divertido.

Em conclusão, este empreendimento, 100% português, promete a todos os atuais e potenciais utilizadores e fãs de futebol um jogo que lhes permite viver o sonho de todo o treinador de bancada: levar a sua equipa ao sucesso pondo em prática as suas próprias ideias e convicções daquilo que é mais acertado para uma equipa a competir no mundo do futebol.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Comentários