Os Pássaros Zangados

Estratégias de um jogo de sucesso.

Angry Birds é um jogo criado pela Rovio na Finlândia, lançado em Dezembro 2009, e do qual tinham sido vendidas em Dezembro 2010 cerca de 12 milhões de cópias. Recentemente foi disponibilizado também para Mac, PC, PS3, Wii e Xbox 360; assim como plataformas portáteis NintendoDS e PSP; e ainda mobile Android, Palm e Symbian.

O seu sucesso é de tal ordem que a Mattel prepara o lançamento de uma versão em jogo de tabuleiro, "Angry Birds: Knock on Wood", ainda para este ano, assim como se preparam ideias para series de animação de televisão, ou ainda uma possível longa metragem em stop-motion com a Aardman (produtora de Chicken Run, 2000). Ou seja os "pássaros zangados" estão em todo o lado, desde os jogos, à animação, à publicidade, é difícil não saber o que são. A questão então é perceber como é possível chegar até aqui apenas com um pequeno jogo mobile, feito com base no design simples de puzzles e com dois personagens apenas (os pássaros e os porcos).

Interessa perceber primeiro que Angry Birds não surgiu da noite para o dia, nem de um sonho inspirado dos seus criadores, é antes fruto de muito trabalho árduo. O que nos indica, e ao contrário do que muitos pensam, que é possível definir uma estratégia para um jogo de sucesso. É possível pensar sobre os objetivos pretendidos para uma empresa e aplicá-los no âmbito do desenvolvimento de um projeto como o exemplo de um videojogo.

A Rovio estava quase na falência em 2009 quando decidiu apostar na criação de Angry Birds. Depois de produzir meia centena de títulos, maioritariamente para outras empresas (como a EA ou a Namco), decidiram apostar em algo original, criar tudo a partir de dentro, ou seja desenvolver um título próprio completamente novo. Tendo em conta as dificuldades financeiras, fizeram-no em part-time ao longo de quase 10 meses (entre Março e Dezembro de 2009). Para poderem manter a empresa viável e o pagamento dos salários continuaram a desenvolver jogos para outras empresas em simultâneo, investindo os fins de semana e noites. Mikael Hed o diretor executivo da Rovio estima que o custo inicial terá sido de 25 mil euros, na sua maioria estamos a falar aqui de salários.

"A Rovio estava quase na falência em 2009 quando decidiu apostar na criação de Angry Birds."

Em termos de estratégia comercial para um novo jogo, e sendo uma empresa de pequena dimensão, as lojas online da Apple vieram abrir todo um novo mundo, entretanto seguido por outros com maior ou menor sucesso como o Android Market da Google ou a Ovi store da Nokia. À partida nada de novo para quem já conhecia as lojas online da Playstation e Xbox.

A novidade acontece com o sucesso que a App store consegue, um pouco à semelhança daquilo que a Apple tinha conseguido com o iTunes, a loja por excelência de música, a App Store transformou-se na loja dos jogos mobile. São várias as razões para esse sucesso que não cabem aqui neste texto, interessa apenas reter que a App Store conseguiu fazer as empresas acreditar novamente que era possível vender conteúdos digitais online. Nesse sentido a aposta natural da Rovio acabou por recair inicialmente sobre a App Store, aonde os custos de distribuição eram diminutos, apenas se paga uma percentagem sobre os produtos vendidos, nada mais.

Salta para os comentários (16)

Sobre o Autor

Nelson Zagalo

Nelson Zagalo

Colaborador

Nelson Zagalo é professor de media interativa na Universidade do Minho e fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, e tem uma coluna quinzenal na Eurogamer Portugal, abordando a arte e ciência dos videojogos.

Conteúdos relacionados

Carrefour coloca preço na PS5 e Xbox Series X

A consola da Sony será a mais cara.

Editora indie diz que os jogos mais pequenos "não vendem nada na PS4"

"Depois disto, duvido que lançaremos outro jogo na PS4."

Anunciada nova State of Play

Sem novidades da PlayStation Studios.

Eis o primeiro olhar à nova Microsoft Store

Insiders Xbox começam a testá-la dentro de dias.

Também no site...

GTA Online será gratuito nos primeiros 3 meses na PS5

GTA 5 chegará na segunda metade do ano com melhorias gráficas e novos conteúdos.

GTA 5 acima dos 135 milhões de unidades vendidas

Read Dead Redemption 2 ultrapassa os 32 milhões.

Editora indie diz que os jogos mais pequenos "não vendem nada na PS4"

"Depois disto, duvido que lançaremos outro jogo na PS4."

Comentários (16)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários