Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Torchlight

Ember, mineral misterioso.

Tendo sido lançado em 2009 para o PC, Torchlight está desde há pouco tempo disponível para os utilizadores do XBLA, em exclusivo, dada a intervenção da Microsoft no processo de distribuição como editora.

Esta versão continuou a ser desenvolvida pela Runic Games em colaboração com a World Domination Industries, Inc. O papel da produtora foi relevante na transposição para o formato consola, principalmente para facilitar as instruções e controlo dos protagonistas. Diga-se, aliás, que alguns produtores de Torchlight estiveram por detrás de jogos como Diablo e Diablo II.

Como jogo de role-play de acção, o jogador terá de percorrer masmorras e cavernas debaixo da cidade de Torchlight. Goblins, trolls, esqueletos, entre outras criaturas, formam uma quantidade incrível de inimigos que deverão ser decepados para salvar a cidade da ameaça que sobre ela recai como resultado da exploração do mineral Ember, um recurso que em contacto com as pessoas pode causar reacções distintas.

Abram alas.

Para os amantes do género o melhor é mesmo o sistema de evolução das personagens, em conjugação com recolha de equipamento, despojos do inimigo e uma interface de grande acessibilidade. Assim, o jogador poderá começar por escolher uma personagem dentro de três classes: destroyer, alchemist ou vanquisher. O primeiro é sobretudo um guerreiro com capacidades para o confronto directo, embora sem excluir algumas magias no decurso do combate. O alchemist posiciona-se como o mais hábil e apto para a utilização de feitiços e magias, enquanto que o vanquisher se especializa em armas para confronto à distância.

Cada uma das personagens conta com três animais de estimação, que por seu turno podem transportar armamento, atacar adversários ou tomar outras reacções e até mesmo subirem à cidade para vender algum material que vai pesando na moxila. No decurso da exploração das cavernas, o jogador terá de enfrentar conjuntos de inimigos, por isso a preparação e evolução da personagem é essencial. Felizmente o jogo permite um permanente equilíbrio, não apenas ao garantir a subida de nível da personagem de forma automática, mas também pela atribuição de pontos que podem depois ser distribuídos por características específicas da personagem, tornando-a mais eficaz em certos pontos da nossa preferência.

Equipamento libertado pelos inimigos pode ser utilizado e vendido a alguns mercantes em pontos intermédios das masmorras ou na cidade de Torchlight. Novo equipamento pode ser adquirido, essencial para desenvolver novos atributos e ataques especiais da personagem. O companheiro de viagem deverá também estar preparado para utilizar magias entre outros golpes, sendo essencial, porém, manter atenção ao indicador de vida, pois uma vez abatido, terão de recomeçar a demanda.

Habilidades disponíveis.

Em termos de apresentação é um jogo que recupera a tradição do género, com perspectiva isométrica e uma composição gráfica de fantasia, com boas animações e boa cadência, mesmo nos momentos de maior concentração de inimigos. Reforça igualmente a tradição com uma série de demandas principais e opcionais que são abertas através de portais na cidade de Torchlight. No final de cada demanda o jogador irá enfrentar uma "boss fight", sendo imprescindível manter a personagem bem equipada e evoluída já que a derrota pode implicar um retrocesso significativo, ou em alternativa, a perda de pontos de experiência e ouro acumulado.

Torchlight não consegue fugir a uma tendência para a repetição. Ainda que dominem o processo de evolução da personagem, o desenvolvimento do jogo entra num ritmo de constante exploração das cavernas e a história não é propriamente das mais entusiasmantes. Demandas suplementares ficarão activadas, mas o seu contexto não diverge significativamente da estrutura principal do jogo.

Apesar disso Torchlight é um jogo longo e uma boa opção para os amantes dos jogos de role-play de acção. Um jogo extremamente divertido, suficientemente apelativo em termos de adaptação e desenvolvimento da personagem, desafia constantemente e mostra que pode existir crescimento nas consolas de um género muito exclusivo do PC. Uma sequela vem já a caminho.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Torchlight

Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários