Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

uDraw

Joga, aprende e desenha.

A THQ irá lançar já no próximo dia 4 de Março um novo periférico para a Nintendo Wii, o uDraw GameTablet, uma mesa de desenho, mas que faz muito mais que apenas desenhar. Com ligação com o Wiiremote, o uDraw torna-se ele próprio o controlador do jogo, onde usamos a caneta de desenhar para interagir com os jogos em diversas formas.

Este novo produto da THQ é principalmente indicado para uma faixa etária mais baixa, principalmente aqueles que procuram um bom divertimento aliado a uma aprendizagem na área do desenho. Assim a THQ fornece um novo periférico bastante sólido na sua concepção, prático e conforme jogo, bastante intuitivo.

Como qualquer outro periférico para consolas os jogos e que darão vida às suas funcionalidades. Tive a oportunidade de poder experimentar o uDraw com três jogos, bastantes distintos. O uDraw Studio é aquele que foge mais ao conceito jogo, sendo mais uma peça didáctica. Temos depois o Dood's Big Adventure que é um jogo de plataformas, misturando o conceito de controlo por movimentos com o uso da caneta para poder controlar, mexer e criar. Por fim temos a recriação num videojogo do famoso Pictionary, em que o divertimento em conjunto com amigos e familiares é elevado a altas gargalhadas. Isto claro se formos os vencedores.

Falando no hardware, temos uma mesa um pouco maior que um palmo de uma pessoa adulta. Teremos que acoplar o Wiiremote para podermos usar as suas características de movimentos. Mas o segredo está na caneta de desenho, que está ligada à mesa por um cabo fixo. A caneta tem dois botões na lateral, que funcionam como atalhos rápidos para diversas funcionalidades, bem como no desenho para poder ter opções fixas. A ponta da caneta funciona como outro botão, onde a pressão dada corresponde a um clique nos botões e funções, ou no desenho como grau de pressão. O Wiiremote funciona como acessório para podermos aplicar também atalhos para os jogos, como por exemplo o zoom e o aumento da grossura do traço no uDraw Studio.

O uDraw GameTablet será vendido em conjunto com o uDraw Studio, pelo preço de 69.99€. O jogo de desenho é uma verdadeira iniciação na área de desenho. Podemos escolher diversas telas para pintar, usando diversos tipos de opções. Podemos pintar de forma livre, em modo de desenhos para colorir e ainda temos um excelente tutorial, totalmente em português com uma excelente localização. Estes tutoriais são mais que apenas ensinar a desenhar, pois ensinam o jogador a poder compreender as noções básicas do desenho, pintura, uso de cores e transparências. Uma funcionalidade interessante é que todo o processo de pintura é gravado, podendo depois ser visionado em formato vídeo em diversas velocidades. Ou seja criamos o nosso próprio speed painting.

No lançamento teremos também a chegada do Dood's Big Adventure, que nos transporta para uma aventura de plataformas em scroll 2D. Teremos que usar o uDraw tablet para navegar no jogo. O uso aqui do Wiimote é indispensável, pois será usado para os menus, bem como para fazermos uso dos movimentos para jogar alguns dos jogos, como por exemplo encaminhar a personagem que está dentro de um tipo de bola de sabão, a um destino seguro.

Com a caneta deslizamos na mesa para indicar para onde queremos que o personagem caminhe. Os jogos têm um formato simples, onde com a caneta podemos desenhar e interagir com o cenário. Por exemplo, queremos que o nosso personagem salte mais alto? Então desenhamos um trampolim para poder saltar. Ao todo existem 60 desafios para completar.

Por fim teremos o Play Pictionary, que é divertimento garantido. Quem gosta de Pictionary tem aqui uma fantástica alternativa ao jogo de tabuleiro. As regras são as mesmas, mas agora podemos usar a mesa para poder desenhar aquela palavra, expressão ou objecto, para o nosso companheiro adivinhar. Existe três modos de tempo, sendo que mesmo o mais reduzido, irá proporcionar um grande divertimento. Na sessão de jogo que participei, é claro que ganhei, mas foi-me dito que não foi pela minha inteligência e a do meu parceiro. Eu continuo a achar que foi mau perder.

Ao todo temos 3.000 pistas para serem usadas. As pistas variam de tema, poderá ser um nome, acção, ou mesmo objectos. Uns mais difíceis que outros, principalmente se tiverem dificuldades em desenhar ou ter um pensamento mais abstracto. Como não podemos falar, tudo se resume ao que desenhamos na mesa para o nosso colega, ou todos, adivinharem. Temos também uma variante, o Pictionary Mania, onde estão disponíveis novos modos como o Get It Straight, Shape It Up, Rotation Frustration, One Line, Ink Limit, No Peeking and Off Hand.

Em todos os jogos temos a possibilidade de desenhar de forma livre. É claro que o uDraw Studio é o mais indicado para podermos apenas desenhar. O Dood's Big Adventure e o Play Pictionary serão vendidos ao preço de 29.99€.

Esta proposta da THQ visa, como já referi, é indicado para uma faixa etária mais nova, compreendida entre os 3 e 8 anos. A forma de jogar e a simplicidade do desenho poderá retirar os mais graúdos de uma experiência mais profunda. Já o Play Pictionary é aconselhado vivamente para toda a família.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dood's Big Adventure

Nintendo Wii

Pictionary

Nintendo Wii

See 2 more
Awaiting cover image

uDraw

Nintendo Wii

uDraw Studio

PS3, Xbox 360, Nintendo Wii

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários