Wii é a consola que consome menos energia

Xbox 360 e PS3 consomem 6 vezes mais.

Quando compramos uma consola de jogos nunca pensamos se a mesma consome muita ou pouca energia, mas sim se os jogos e funcionalidades se adequam aos nossos gostos.

Um novo estudo da Electric Power Research Institute (EPRI) mostra que existe uma grande diferença na quantidade de energia consumida por entre as diferentes consolas.

O teste foi feito durante uma hora a jogar Madden NFL 11, e o EPRI descobriu que a Nintendo Wii é a consola mais eficiente no consumo de energia gastando um sexto da energia da PlayStation 3 e Xbox 360.

"Obviamente que existem muitas considerações quando olhamos para um sistema de jogos e nós estamos a falar apenas do uso de energia," disse Mark McGranaghan, vice-presidente da Power Delivery & Utilization para a EPRI.

"Existem também factores associados com os gráficos e rapidez que fazem com que se gaste uma maior quantidade de energia e os consumidores precisam de ter isso também em conta. Os sistemas que puxam mais pelos gráficos requerem uma maior quantidade de energia."

No que toca a números ficamos a saber que a Wii consome em média 13.7 watts, a PS3 consome 84.8 watts e a Xbox 360 cerca de 87.9 watts.

Apesar destes números mostrarem uma grande diferença no consumo de energia, eles não são nada quando comparados com alguns dos aparelhos que se podem ligar às consolas. Por exemplo um televisor plasma ligado durante o mesmo período de tempo consome muito mais energia do que qualquer uma destas consolas.

O estudo do EPRI encontrou também uma evolução; é que apesar destas três consolas usarem gráficos melhores e com mais intensidade, cada um destes modelos gasta menos energia que os modelos passados.

A Sony reduziu o consumo de energia da sua PlayStation 3 para quase metade desde o modelo de 2007, que consumia na altura 150 watts. O modelo da Xbox 360 de 2007 consumia 118.8 watts e o da Wii de 2005 consumia 16.4 watts.

Estes números do estudo do EPRI não deixam de ser surpreendentes, pelo menos se tivermos em conta que a Nintendo esteve sempre nos últimos lugares do ranking da Greenpeace.

Salta para os comentários (11)

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Guardians of the Galaxy Vol. 3 será um filme diferente do que as pessoas esperam

James Gunn diz que a Marvel Studios está empolgada com o que já viu.

Pokémon Company lança curta dedicada a Bidoof

Pequena, mas marcante e cheia de emoção.

Recomendado | God of War (PC) review - Estás pesado, boy

A melhor versão mas sem optimização.

FIFA 22 foi o jogo PS5 mais vendido na PS Store em 2021

Vanguard e Miles Morales entre os mais vendidos.

Stalker 2 adiado para dezembro

7 meses depois da data original.

Comentários (11)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários