Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dance Central

Achas que sabes dançar?

Sei que pareceu assim um quanto cliché mas teria que colocar o subtítulo "Achas que sabes dançar?" na análise ao jogo mais esperado desta temporada para o Kinect. O subtítulo encaixa-se na perfeição no espírito de Dance Central, pois em todo ele somos convidados a dançar e a pergunta é? Terás jeito? Conseguirás aprender com o Dance Central a dançar? Será este o seu objectivo?

É interessante que a jogar Dance Central deparei-me com uma problemática até então esquecida perante um produto de entretenimento. Poderemos realmente aprender a dançar com um jogo de dança? Dance Central não é um pioneiro nos jogos de dança, pois jogos como Dance Dance Revolution já nos têm entretido desde o século passado, usando as tão famosas coreografias em cima de um tapete colorido e com símbolos. O objectivo? Pressionar no tempo certo em todos os símbolos que aparecem no ecrã. A dança vinha por acréscimo, onde o redopiar, saltar e troca de pés criava essa ilusão em nós. Dance Central faz tudo isso, mas coloca cada um de nós a mexer o corpo inteiro, numa verdadeira dança.

Produzido pelos veteranos da Harmonix, que nos trouxeram uma das revoluções musicais, o Guitar Hero e mais tarde o Rock Band. Tal como na altura, Guitar Hero não foi pioneiro nos jogos musicais rítmicos, mas fez algo pelo género, que mais nenhum fez. Dance Central prepara-se para fazer o mesmo. E com muito estilo.

Existem jogos que nos cativam, e quem tem vindo a seguir todas as informações sobre Dance Central na Eurogamer Portugal, deve já saber o meu gosto para jogos que envolvam música e dança. Desde a primeira vez que joguei, já na E3, compreendi que poderíamos ter um jogo interessante, ainda mais olhando para os seus produtores. O factor que mais cativa é a total liberdade de movimentos e aqui o Kinect é rei em nos proporcionar tudo isso.

A jogabilidade(se é que posso usar este termo) é extremamente simples. Dançar tão bem quanto o dançarino que está em frente de nós. Diferente de outros jogos, onde os nossos movimentos são projectados na televisão, em Dance Central temos um tipo de treinador pessoal, onde teremos que seguir no tempo correcto e na forma correcta todos os movimentos dele. Esta suposta simplicidade é instantaneamente quebrada quando reparo que o meu corpo não é tão ágil quanto deveria, que não vai para onde o cérebro diz para ir. Não ia, mas já vai. Sim porque pela persistência iremos conseguir fazer aquele passo de dança que à partida parecia difícil.

Em termos de opções, o jogo é muito parco em conteúdos. Temos o modo Perform it!, que é no fundo a nossa progressão como dançarino. Temos todas as músicas disponíveis, que ao todo são pouco mais de 30. Não são muitas, mas julgo que cumpre perfeitamente para o esperado. Consegue no fundo dar-nos um pouco de cada estilo musical. Podemos escolher entre os modos Easy, Medium e Hard. Os modos Medium e Hard só estarão disponíveis quando conseguires completar acima de 3 estrelas o modo Easy. Ao todo são cinco estrelas. Dentro do Perform it! podemos ainda activar o Workout Mode onde podemos inserir o nosso peso para calculo das calorias em cada dança.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Dance Central

Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários