WWE Smackdown vs Raw 2011

O universo WWE na vossa consola.

Os jogos da série WWE são uns dos quais perdi mais tempo a jogar. Quando a febre do Wrestling se instalou no nosso país, há uns anos, estes jogos eram um furor para qualquer fã. Curiosamente, à medida que essa febre foi desaparecendo os jogos WWE começaram a diminuir a sua qualidade apresentando poucas novidades de ano para ano o que fez com a série andasse na corda bamba nos últimos anos, tendo os seus momentos altos e baixos.

Na edição do ano passado, WWE Smackdown vs Raw 2010, a Yukes conseguiu colocar a série num bom caminho, será que a edição deste ano vai dar continuidade a esse bom caminho?

A maior novidade e a que merece maior destaque em WWE Smackdown vs Raw 2011 é o WWE Universe. Este novo modo regista todos os combates que vocês fazem e cria com base nisso conflitos e storylines de forma automática. Para exemplificar, fiz um combate entre CM Punk e Matt Hardy e os dois tornaram-se inimigos, agora da próxima vez que fizer um combate com CM Punk e Matt Hardy, no final do combate o que pode acontecer é um deles atacar o outro. Tal como o nome indica, este modo cria um universo ao vosso redor, independente daquilo que está a acontecer nos programas televisivos. O WWE Universe é como se fosse uma fusão entre o modo GM e modo carreira, só que está em constante funcionamento e é personalizado para dar a cada um jogador um experiência própria.

O modo Road to Wrestlemania vem com algumas alterações. Continuam a existir cinco lutadores para escolherem. Este ano temos o Undertaker, Christian, John Cena, Rey Mysterio e Chris Jericho. Uma das alterações é que podem andar livremente pelos backstages, não estão apenas limitados ao vosso lockeroom. Antes de irem para o ringue, é possível falarem com o vosso oponente e até dar-lhe um empurrão para o provocar. Esta adição não cria grandes mudanças, mas ajuda um pouco o jogador a sentir-se na pele do lutador.

A jogabilidade, mais propriamente os controlos, também sofreram alterações. Está mais simples que o título anterior. Para lançarmos os contra as cordas ou cantos apenas pressionamos no circulo. Os Quick Grapples só podem ser feitos quando o outro lutador está atordoado. Para levantarmos o lutador quando está no chão carregamos cima no analógico direito, os pinfalls são feitos no círculo. Ao executarmos determinados movimentos, por exemplo um suplex, surge no ecrã uma indicação para pressionarmos no círculo se quisermos fazer um pinfall imediatamente no final da manobra. E por último, os Signature/Finishers executam-se no triângulo.

Vários tipos de combate foram refinados e têm algumas novidades. No Hell in a Cell foi acrescentado mais espaço entre a cela e o ringue, permitindo lutar livremente e usar todos os ataques que fazemos dentro do ringue, e foram acrescentadas novas maneiras de atirar o oponente contra as grades da cela. O que não me agradou foi que a porta da cela foi removida e para sairmos dela temos que perfurar a cela fazendo um Finisher.

Para além das ferramentas de criação já conhecidas (Story Designer, Superstar, Finisher) temos o Match Creator. Esta ferramenta não é bem um criador, é mais um editor. Com ela podemos "criar" um tipo de combate, seleccionando o ringue que queremos (Cage, Inferno, etc), as regras, o que temos de fazer para ganhar e outras opções.

As novidades de WWE Smackdown vs Raw 2011 parecem melhorar um pouco a experiência de jogo, principalmente o WWE Universe, um modo com imensa potencialidade. Aguardamos receber a versão final para conclusões mais apuradas, que não deve tardar muito.

Salta para os comentários (7)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (7)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários