Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Killzone 3 com mais variedade que Killzone 2

Jogo vai-se focar na cultura Helghast.

Durante uma conferência na Eurogamer Expo 2010, Stven Ter Heide da Guerrilla Games disse ao publico presente que houve três principais queixas dos jogadores em relação a Killzone 2: variedade, lag nos controlos e a história.

Em entrevista com o pessoal da Eurogamer, Ter Heide explicou como é que o estúdio espera colmatar essas criticas em Killzone 3.

"A variedade é difícil de explicar. O que as pessoas falaram mais em termos de variedade foi mais relacionado com os próprios cenários," disse ele. "Elas disseram que na primeira metade do jogo ficas preso nos cenários urbanos. Dando a sensação de um shooter num corredor. Que não dava a sensação de ser um mundo aberto ou variado. O final do jogo teve mais variedade, onde vais parar a um deserto e a uma nave espacial. Mas a grande maioria das pessoas não foram tão longe. Elas ficaram-se apenas pela parte inicial."

"Curiosamente houve muita gente que não terminou o jogo. Isso é algo que acontece com muitos jogos. Colocamos muitos dados. Com os Troféus e a telemetria que conseguimos captar dos servidores, podemos ver que há pessoas que estão a morrer muitas vezes, nós estamos sempre a segui-las e a ver os pontos que não funcionam."

"Nós usamos isso para contrabalançar com aquilo que as pessoas escrevem nos fórum. Se elas dizem que é a melhor coisa de sempre, ou se demoraram bastante tempo a completar algo, nós podemos olhar para o tempo médio de conclusão. Podemos assim equilibrar isso. Existe uma grande base de fãs que se fazem ouvir e que falam sobre várias coisas. Mas temos de ser objectivos e analisar o melhor possível aquilo que é realmente verdade."

"Como tal para nós variedade trata-se de introduzir mais variedade nos cenários. E isso vai acontecer em Killzone 3. Vamos dar a oportunidade de passearem-se pelo planeta, desde selvas alienígenas até aos planaltos mais gélidos que alguma vez viram, passando pelo espaço até a terrenos baldios nucleares. Mas ao mesmo tempo a variedade de coisas que fazes em cada minuto também é importante. Primeiro que tudo é um jogo onde a tua única interacção com o mundo é através de uma arma. Como tal nós queremos ter a certeza de que haverá várias coisas diferentes para fazeres e que poderás também fazê-las de formas diferentes."

No que toca ao lag nos controlos de jogo, Ter Heide disse que, "Isso não deveria ter acontecido em Killzone 2," e a razão para tal foi para o facto do estúdio ter estado habituado à configuração dos botões de uma determinada forma durante os três anos de desenvolvimento. Ele acrescentou também que a equipa não teve dados objectivos suficientes para conseguirem livrar-se desse tipo de bugs.

No que toca à história, Killzone 3 vai-se focar mais na cultura Helghast, mostrando certas coisas na sua perspectiva e oferecendo aos jogadores uma história que explique porque é que eles fazem certas coisas ao longo do jogo.

"Estamos a fazer uma série de coisas diferentes. O que é a história para determinadas pessoas? Para algumas é aquilo que fazes e os teus objectivos. Objectivos que façam sentido e que tenhas um contexto que nos diga porque é que fazes certas coisas," disse Ter Heide. "É tão simples quanto isso. Dar a entender porque é que estás ali e o que é que precisas de fazer, e com o teu corpo a dar sempre um feedback relevante às coisas que vais fazendo. Isso é algo que precisamos de resolver."

"Muitas pessoas falaram da cultura dos Helghast, e elas querem saber como é que é o seu planeta e o seu estilo de vida. Como tal em Killzone 3 estamos mais concentrados no lado dos Helghast. Haverá cut-scenes da perspectiva Helghast. Iremos mostrar-vos o que se está a passar no mundo, porque é que as coisas estão a acontecer e quais são os seus planos. Ficam assim a conhecer melhor o inimigo e isso é importante."

Killzone 3 é um exclusivo PlayStation 3 que deverá ser lançado no inicio do próximo ano.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Killzone 3

PS3

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários