Fallout: New Vegas

Entrevista com Josh Sawyer, da Bethesda Softworks.

Após o sucesso da transição de Fallout para esta nova geração, o anúncio de Fallout: New Vegas mostrou-nos aquilo que os fãs pretendiam, o mesmo espírito de Fallout 3 e uma nova localização para explorar.

Para o bem e para o mal, o novo título da Bethesda constrói sobre aquilo que foi o título anterior, tentando essencialmente reparar as falhas que foram apontadas e oferecer uma experiência mais equilibrada. Ao mesmo tempo introduziu várias características que aumentam em muito a imersão no jogo, nomeadamente o modo Hardcore.

Nesta "dificuldade" opcional, o personagem necessita de comer, beber e dormir, acções que não só precisam de ser devidamente planeadas no contexto da exploração de lugares inóspitos, como requerem uma cuidadosa gestão dos mantimentos que transportamos connosco.

Embora para muitos isto não passe de chatices extra com que não se vão querer importar, abre um leque de possibilidades que realmente nos leva a ponderar como assegurar a nossa manutenção no mundo de jogo. Constatando que estamos praticamente sozinhos num mundo pós-apocalíptico, sobrevivência é, sem dúvida, a palavra-chave.

Aproveitando a presença de Josh Sawyer, director de projecto em Fallout: New Vegas, em Colónia, conduziu-se uma entrevista centrada na direcção conceptual do jogo, aproveitando também a proveniência de Sawyer da Black Isle Studios para saber até que ponto o projecto do defunto estúdio para Fallout 3 (Van Buren) foi útil.

Eurogamer Portugal:

Sendo o jogo situado em Vegas, que peso terão os jogos de azar na experiência? É algo puramente opcional?



Josh Sawyer: Os jogos de azar são puramente opcionais, não são necessários para nenhuma quest. Há apenas um achievement relacionado com "quebrar" cada um dos casinos. Se as pessoas gostarem desses jogos, temos Slots, Roulette e Blackjack, tendo cada casino regras ligeiramente diferentes para o blackjack. Em qualquer dos casinos se ganharem dinheiro suficiente vão ser expulsos pela gerência, e se forem expulsos dos três casinos ganham o achievement. É algo puramente opcional, mas dá para acumular uma boa quantidade de dinheiro através disso. Ao mesmo tempo limitamos a quantidade de dinheiro que o jogador pode acumular (expulsando-o do casino) para não estragar por completo a economia do jogo.

Eurogamer Portugal:

Uma localização como New Vegas abre a porta para a ambiguidade moral que costumava caracterizar a série?



Josh Sawyer: Sim, realmente sentimos que o universo de Fallout deve ser muito moralmente ambíguo. New Vegas é na verdade um local cheio de desigualdades, e todas as facções têm objectivos e formas de actuar que por vezes são dispares, podendo o jogador vê-las de forma muito diferente. 
Por exemplo, a New California Republic é uma grande república democrática, mas ao mesmo tempo é bastante corrupta e pode tomar comportamentos abusivos em relação às pessoas. A Caesar's Legion é extremamente violenta e brutal, mas também segue escrupulosamente um código de honra. A própria New Vegas é regida pela máxima do vale tudo, o que implica que muita gente é "atropelada" no processo. Tentámos criar um mundo cheio de subtilezas para que o jogador o considere realista.

Eurogamer Portugal:

As facções que mencionou são as principais? Ou existem mais algumas - mais pequenas - particularmente relevantes?

Josh Sawyer: As mencionadas são as principais. Mas existem também muitas pequenas facções com as quais o jogador pode interagir. Algumas fazem parte do jogo obrigatoriamente, conforme o caminho que o jogador tome. Brotherhood of Steel é parte da história mas não são muito relevantes. Followers of the Apocalypse, médicos e educadores que exploram a Wasteland também têm um papel reduzido. Depois, por exemplo, há os Crimson Caravan e os Gun Runners, que estranhamente são também parte da New California Republic. Temos várias facções menores com que o jogador pode interagir e que consideramos tornar o mundo muito mais credível.

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