Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Jogadores de SSFIV oferecem lições

Entre os 40 e 50 dólares por hora.

Não é novidade para ninguém que habitualmente sejam ministradas aulas particulares de piano, guitarra ou até explicações de índole diversa de modo a aperfeiçoar os conhecimentos e dominar algumas técnicas quando se quer evoluir na aprendizagem de certo instrumento. Nada disso constitui surpresa.

Inédito é o que se está a passar na comunidade norte-americana de fighting games, onde alguns nomes mais sonantes do género, e tendo como base o jogo Super Street Fighter IV, estão a oferecer lições pagas a quem quiser melhorar as técnicas.

Há algum tempo se comentava que Justin Wong oferecia a troco de uns quantos dolares uma sessão online com a duração de uma hora. Agora sabe-se que Mike Ross, Martin "Marn" Phan e Ryan "Gootecks" Gutierrez estão a oferecer lições predominantemente via Xbox Live, com a duração de uma hora exigindo quantias entre 40 a 50 dólares pela aula.

Durante o último torneio EVO houve mesmo quem tenha pago e aberto os cordões à bolsa para fazer uns jogos contra Daigo Umehara, que é o mesmo dizer, levar uns socos nas ventas.

É verdade que a melhor forma de evoluir e melhorar a capacidade de combate passa por combater contra outros lutadores geralmente mais fortes. Muitas vezes só perdendo e diante de um oponente mais exigente se consegue descobrir técnicas e combos que antes não saiam. A diferença é que essa aprendizagem era feita com vários jogadores no mesmo local. Agora faz-se em rede via on-line.

Que vos parece esta actuação dos grandes jogadores: concordam que eles possam instruir outros lutadores? Estariam dispostos a pagar para ter uma hora de combates contra um lutador de topo?

Read this next