Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

10 preciosidades para coleccionadores

Uma viagem por algumas das consolas mais raras que existem.

Os videojogos são um fenómeno recente de popularidade, mas esta indústria já nasceu há mais de 50 anos. Os jogadores da velha guarda que ainda hoje continuam a jogar certamente têm a sua colecção privada, e alguns deles ainda tentam possuir algumas raridades que vão aparecendo, como as consolas de edição limitada.

Nas próximas páginas vamos revelar quais são as consolas mais raras que ocupam o “top 10” da Eurogamer.pt.

10º Lugar - Panasonic Q multimédia console (Game cube)

Não, não se trata de uma consola da Panasonic que está a imitar a Game cube, mas sim de uma Game cube melhorada que nunca viu a luz do dia por cá. A Panasonic Q, lançada no Japão em finais de 2001, foi licenciada pela Nintendo, e esta é capaz de correr filmes DVD, CD de áudio, entre outro tipo de dados.

Tal como a Game cube original, também a Panasonic Q não conseguiu fazer frente a um mercado que já estava dominado pela concorrente PlayStation 2, e ao fim de 2 anos a companhia decidiu acabar a produção da mesma.

Esta foi também uma consola popular pelas piores razões. O facto de suportar DVD, fez com que muitos fossem os jogadores que gravassem jogos GC nesse formato físico para depois correrem na Q.

9º lugar - Net Yaroze PlayStation console

Esta PlayStation não é uma consola comum; era utilizada para desenvolver jogos, e estava ao alcance de todos por 750 Dólares Americanos. Claro que a obtenção desta “debugg” tinha de ser feita contactando a companhia Japonesa, mas dava a oportunidade aos mais interessados nesta matéria em desenvolver os seus próprios jogos.

A consola com um acabamento preto, e vendida por tempo limitado, vinha com todos os cabos e software necessários para desenvolver jogos, mas este trabalho não era feito na PlayStation.

Era necessário um computador para fazer a programação, e só depois podíamos enviar o código para a consola.

Outra função que este sistema tinha era de correr jogos gravados e de todas as regiões, melhorando as condições de trabalho para os programadores.

8º lugar - Virtual Boy

Esta é mais outra consola que provou o amargo sabor da derrota. Ao contrário do que possam estar a pensar, a Virtual Boy, lançada em 1995, trata-se de uma consola portátil que era capaz de gerar gráficos 3D… quer dizer, mais ou menos. Na verdade era uma ilusão de óptica criada com uma tecnologia de nome “Parallax”.

Dizem aqueles que já jogaram, que os gráficos em tons de vermelho faziam doer os olhos ao fim de uns minutos, mas nem o preço da consola a salvou. Lançada a mais ou menos 150 Euros, nos meses seguintes as reduções foram constantes, mas a fraca procura levou a que a Nintendo decidisse descontinuar a Virtual Boy em 1996.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor

Tiago Lopes

Contributor

Comentários