Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Arcade Sports, o jogo de realidade aumentada nos cinemas do Porto e Lisboa

Diversão e prémios já atraiu mais de 3000 jogadores.

Há um novo jogo de realidade aumentada à porta de duas salas de cinema no Porto e Lisboa. Arcade Sports é uma criação da startup portuguesa OnTop e combina diversão com diversos prémios.

A pequena arena de Arcade Sports encontra-se nos cinemas Vasco da Gama em Lisboa e no Parque Nascente em Rio Tinto. Qualquer pessoa que passe pelo local pode jogar, basta instalar a aplicação disponível na App Store e Google Play recorrendo ao código QR no local.

Na aplicação, todos os jogadores vão encontrar 1 bilhete disponível, que é scaneado à entrada da arena. Os restantes bilhetes, têm que ser adquiridos com dinheiro real. Os preços variam de 0,99€ por um bilhete a 19,99€ por 25 bilhetes.

Como se joga Arcade Sports?

É um jogo completamente social, não podes jogar sozinho. Até 4 jogadores podem jogar em simultâneo, mas o mínimo é sempre 2 jogadores — podes jogar com amigos ou estranhos que encontres no local.

Apesar de precisares de ter a aplicação instalada no telemóvel, jogas com outro telemóvel fornecido à entrada (o jogo só está otimizado para um modelo específico da Samsung). A aplicação serve para mais do que apresentar os bilhetes, tem tabelas de pontuação, calorias queimadas, vídeos das melhores partidas, missões, e mais.

Por enquanto, apenas existem dois jogos disponíveis, que são Morgana e Tiki King, mas na aplicação dá para ver que há mais três a caminho. Os controlos e jogabilidade são fáceis de perceber, tens que apontar o telemóvel para apontar para os alvos correspondentes com a tua cor (verdes ou vermelhos) e desviar-te dos projéteis.

No jogo da Morgana tens que lutar contra uma feiticeira que lança feitiços das mãos. O Tiki King é um totem rodopiante, mais difícil do que a Morgana, que lança bombas e feixes circulares de energia. O inimigo está sempre no centro da arena, o que permite aos jogadores andar ali à volta a correr.

Para quem está de fora a ver, deve ser engraçado e confuso. Os jogadores andam a correr em círculos e a ficar de cócoras para evitar projéteis que só existem nos ecrãs dos telemóveis e numa televisão no fundo da arena. Na minha experiência, foi mais divertido do que pensava. Os jogos são simples, mas estão bem pensados.

A mecânica para recuperar vida está sedimentada na cooperação. Quando os três corações que tens acabam, tens que ir a correr para a beira do outro jogador e encostar os telemóveis para recuperar vida e continuar a jogar.

Quais são os prémios?

Há vários prémios, mas o mais aliciante é o passe de pipocas anual para os cinemas NOS. Para obter este prémio tens que colecionar todos os troféus. Há um troféu para cada fase do jogo, sendo que cada um tem cinco fases diferentes. Vencer as fases 4 e 5 é difícil, porque o tempo é limitado, por isso há que ser rápido.

Os outros prémios são adquiridos com as moedas que apanhas ao jogar. Por 22 moedas tens a oferta de topping de M&Ms para as pipocas, e por 44 moedas tens direito a upgrade para pipocas médias. Há mais prémios, nomeadamente gift cards de 10, 15, 20 e 25 euros, e um NOS Kids Cool Kit. Só tens é que juntar moedas suficientes.

Arcade Sports já tem mais de 3000 jogadores

Nuno Folhedela, o criador de Arcade Sports, disse-nos que mais de 3000 jogadores já experimentaram Arcade Sports. Para o futuro, o plano é expandir para mais cinemas, mas ainda não há datas concretas. A equipa também está aberta a mais colaborações, para além da parceria atual com a NOS. Uma das possibilidades é criar jogos temáticos com base em filmes que estão prestes a estrear.

Se por acaso passares pelos dois cinemas onde Arcade Sports está disponível — novamente, no shopping Vasco da Gama em Lisboa e Parque Nascente em Rio Tinto, vale a pena experimentar. A primeira partida é grátis e ainda é possível obter um segundo bilhete gratuito através do tarifário WTF.

Jogo de realidade aumentada Arcade Sports
No final de cada partida é capturada uma fotografia, que será enviada para o email associado à vossa conta.

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes