Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Apple acusa Epic de querer tratamento especial

Epic defende que pediu melhorias para todos.

A Apple respondeu finalmente ao processo legal submetido pela Epic Games, na qual é acusada de comportamento anti-competitivo e de procurar um monopólio através do qual prejudica outras companhias.

Após introduzir um método alternativo para comprar V-Bucks directamente em Fortnite para iOS e Android, a Epic quebrou as regras da Apple para a sua App Store iOS e após a remoção de Fortnite da loja digital, a marca da maça decidiu remover o acesso da Epic Games às ferramentas iOS, o que motivou uma acção legal por parte da dona de Fortnite.

Agora, segundo avançado pelo CNBC, a Apple reagiu e diz aos tribunais que a Epic Games, através do CEO Tim Sweeney, procurou tratamento especial através de um acordo individual que lhe permitiria desfrutar de regalias.

Esta é a primeira vez que a Apple reage ao processo legal da Epic Games, que entretanto tem atacado a Apple através do próprio Fortnite, onde iniciou uma campanha "#FreeFortnite" e satiriza a Apple até através do próprio símbolo.

Sweeney disse no passado dia 14 de Agosto que não procurou um acordo especial e apenas pediu melhores condições para todos os que criam aplicações iOS, no entanto, Phil Schiller, Vice Presidente Sénior da Apple e responsável pela App Store, escreveu na recente mensagem que a 30 de Junho de 2020, Sweeney pediu um acordo especial para a Epic Games.

A Apple alega que a Epic Games pediu para contornar as compras in-app e permitir aos jogadores de Fortnite comprar micro-transacções dentro da própria app e até queria uma app store third-party para iPhones. Schiller diz que Sweeney informou os executivos da Apple que os jogadores de Fortnite estavam a ser prejudicados pelas regras e políticas da Apple e que não mais as poderia seguir.

No entanto, Sweeney reagiu no Twitter e partilhou as mensagens que mandou para os executivos da Apple e diz que a companhia está a tentar representá-lo de forma enganosa. Segundo diz, pediu o mesmo tratamento para todos os programadores e não apenas para a Epic.

Amanhã saberemos a decisão do tribunal da Califórnia sobre o caso de Fortnite e se concordará que o jogo deve ou não voltar à App Store da Apple, o que seria uma grande vitória ou derrota para a Epic Games. Do outro lado, a Apple diz que permitirá o regresso de Fortnite à App Store e que devolverá os acessos à Epic Games se voltar a respeitar as regras.

Read this next