Skip to main content

Apex Legends Resurrection - Temporada 18

Salvação do sistema de partidas por ranking?

Image credit: Respawn Entertainment

Artigo com a colaboração de João Marques (RankSpot)

Comunidade queixou-se e a Respawn ouviu

Pouco tempo após o lançamento da temporada 17, críticas começaram a surgir sobre o sistema implementado nessa altura para as partidas por ranking, o motivo das reações era claro. Subir de divisão não apresentava o desafio e esforço associado ao modo competitivo, esperava-se um cenário em que os jogadores realmente colocassem as suas capacidades à prova.

Rapidamente a situação ficou descontrolada e agora que a temporada chega ao fim, vemos que existe uma discrepância enorme no número de pessoas em Mestre comparado a anteriormente.

Evan Nikolich, Senior Design Director, afirma que reconhecem o problema e apresentam agora na temporada 18 um novo equilíbrio para este modo de jogo, com esperança que haja uma melhoria mas sempre atentos no progresso ao longo do, caso seja necessário alterar novamente.

Mudanças na forma de ganhar e perder pontos foram feitas como modo de abrandar o progresso na subida de divisão. Para além deste fator, a tempestade irá causar mais dano, fazendo com que menos jogadores tomem a decisão de fugir dos confrontos, jogando escondidos. Os produtores acreditam que estas mudanças venham a contribuir para um maior número de combates a meio do jogo, deixando ainda os círculos finais interessantes.

Podes ver aqui com mais detalhe todas as estatísticas e mudanças, no “Dev Blog” da Respawn lançado em Julho.

Não existe uma lenda nova, mas...

Revenant vem com um visual mais assustador, novas habilidades e promete agitar as coisas no que toca às escolhas de lendas. A mudança na sua aparência deve-se aos eventos que se têm passado na história, tanto dentro do jogo como nos trailers. Já a alteração das habilidades, deve-se muito à falta de uso desta personagem nos últimos tempos.

Desta feita o “Pesadelo Sintético” como é conhecido, passa realmente a introduzir mais receio nos seus oponentes, tornando-se mais móvel que nunca. Quase um super soldado. A Habilidade Passiva (Assassins' Instinct) delimita inimigos próximos que estejam com a vida em baixo, e tem o seu andar agachado e subidas de parede melhoradas. A Habilidade Tática (Shadow Pounce) tem um salto para a frente, podendo ser carregado para chegar mais longe. A Ultimate (Forged Shadows) cria uma aura de sombras que bloqueia dano. Ao tombar jogadores inimigos, recarrega esta aura e a sua habilidade tática.

Revenant estará disponível a temporada inteira para toda a gente experimentar, podendo ainda ser desbloqueado permanentemente cumprindo determinados desafios.

As armas trazem um sentimento agridoce

Já há muito se pede uma mudança na Charge Rifle e ela chegou, por outro lado, a Nemesis tem sido alvo de muitas discussões, mas acaba por não ser mexida.

Começando por esta sniper a que já estamos habituados, deixa de ser uma arma “hit-scan” e passa a ter um projétil com descida ao longo da distância percorrida, mas que dá mais dano quanto mais longe estiver o alvo. O laser antes do disparo deixa de existir. A arma volta a ter um carregador extensível e apenas gasta 1 bala por disparo.

Nas submetralhadoras, vamos ver uma ligeira descida no desempenho devido à redução do multiplicador de tiros na cabeça e à velocidade de “strafe”. A própria R-99 vai ainda perder precisão e número de balas por carregador. Para completar esta classe de armas, a Prowler vai dar entrada no Care Package em troca da Hemlock, que vem com melhorias em comparação à sua versão antiga.

Quanto às shotguns, a Mastiff terá o seu padrão de tiro ajustado de forma a dar dano mais consistente, e a Peacekeeper vai brilhar com o regresso dos “Disruptor Rounds” que agora também encaixam nela. Para contruir, estarão disponíveis a Mozambique com “Hammerpoint” e a Nemesis, com a saída da Rampage e da R-99.

Motivo de festa

Os jogadores que costumam frequentar a Mixtape certamente vão ficar entusiasmados ao saber que partes do Broken Moon vão ser adicionadas como áreas jogáveis. Durante este período teremos dupla experiência no Battle Royale de 8 de Agosto a 15 de Agosto e também dupla experiência em Mixtape de 15 de Agosto a 22 de Agosto.

Espero que esta informação seja útil para entrarem com o pé direito no campo de batalha e subirem mais rapidamente nas divisões por ranking. Apex Legends Resurrection promete com a chegada da Temporada 18.

Lê também