Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Apex Legends Mobile está a chegar

Impactante como o irmão mais velho?

Artigo com a colaboração de João Marques (RankSpot)

A espera para o lançamento de um dos jogos mobile mais aguardados dos últimos tempos, principalmente para os fãs de shooters, está quase a cessar.

17 de maio é a data marcada para podermos testar as nossas habilidades na versão Android e iOS de Apex Legends, esta variante que foi construída do zero com um visual diferenciado, mas que procura capturar a experiência e sensação que torna o jogo base especial para tantos jogadores pelo mundo fora.

Lenda Exclusiva

Inicialmente vais poder contar com algumas caras conhecidas no leque de lendas disponíveis (Bloodhound, Gibraltar, Lifeline, Pathfinder, Wraith, Bangalore, Caustic, Mirage e Octane), mas há uma surpresa.

Fade é a nova lenda exclusiva para mobile, isto quer dizer que não há planos para a sua estreia no Apex Legends original, até porque a ideia foi conceber uma personagem com características que se inserem melhor na categoria mobile.

A sua lista de habilidades consiste em:

  • Passiva - Slipstream - Ganha velocidade após deslizar (10 segundos de “cooldown”)
  • Tática - Flash Back - Volta atrás no tempo para a posição onde estavas (20 segundos de “cooldown”)
  • Ultimate - Phase Chamber - Lança um equipamento que envia as lendas dentro de uma distância para o vazio (90 segundos de “cooldown”)

Foi falado ainda que neste momento todas as lendas apresentam as mesmas habilidades em comparação ao jogo no pc e consolas, mas não afastam a opção de as ajustar na eventualidade dessas mesmas habilidades não se encaixarem no gameplay de mobile.

Fade não é o único conteúdo exclusivo com o qual irás poder contar, tendo em conta que os produtores não fecham as portas à possibilidade de mapas, lendas, funcionalidades, armas, modos de jogo, acessibilidade (incluindo jogar na terceira pessoa), entre outras opções. Nunca excluindo o ensejo dessas mesmas coisas passarem para o jogo base e vice-versa, tendo em conta que ambas as equipas trabalham em união.

Para ter personagens novas, vai mudar o “lore”?

Não necessariamente, apenas vão abordar a mesma história por outros pontos de vista dando foco a outras partes importantes da narrativa, num esforço que promete tornar o “Syndicate” uma parte fulcral do desenvolvimento do “lore”.

Introdução dos Perks

É verdade, vão existir perks para cada personagem para incorporar mais um elemento de progressão em cada lenda, estes não estarão disponíveis nas partidas ranqueadas, pelo menos até estarem mais balanceados, mas é uma hipótese.

Podemos estar à espera dos mesmos modos de jogo?

Esta versão mobile lança inicialmente com os seguintes modos de jogo:

  • Battle Royale no World’s Edge original
  • Ranked no World’s Edge original
  • Arenas
  • Team Deathmatch / Clash
  • Firing Range com Weekly Challenges e Advanced Training

Firing Range com Weekly Challenges e Advanced Training

O sistema de ranqueadas irá ter similaridades ao jogo base, mas tendo em consideração a dificuldade de jogar num dispositivo móvel, os ranks mais baixos serão ainda mais “noob-friendly”.

Já a contar com essa dificuldade, o jogo irá ter também “aim assist” ainda mais forte que no jogo base visto que apontar com o polegar é uma tarefa complicada, principalmente num jogo em que existe tanta variedade de movimentos a acontecer ao mesmo tempo. Caso te dês melhor com o comando, existe intenção de colocar essa possibilidade no jogo, mas não é algo que esteja disponível no lançamento.

Os produtores dizem que há um enorme interesse em entrar no mercado dos Esports, algo que afirmam ser uma parte importante, mas que o jogo ainda precisa de alguns ajustes e uma base de jogadores saudável para começarem a ir por essa rota.

Completamente gratuito

O jogo será gratuito e terá como modelo de monetização a venda de cosméticos, seja através do battle pass mensal, como com temas e eventos especiais, muitos dos quais nunca foram vistos antes em Apex Legends.

Outra coisa que vai estar inserida no sistema de compras será o preço por região, adequado às necessidades de cada região, tornando os preços diferentes para as diferentes zonas do mundo.

Foco no gameplay em equipa

Jogar com os colegas de equipa é uma parte essencial para conseguir fazer o melhor possível dentro de cada partida e para incentivar a isso mesmo, a Respawn decidiu colocar algumas funcionalidades como missões de clube em cooperativo, bônus de experiência por jogar com amigos, entre outras, que irão promover esse mesmo trabalho em equipa.

No entanto, não haverá cross-progression com outras plataformas nem tão pouco cross-play, no que é uma informação que já seria esperada, tendo em conta as opções exclusivas da versão mobile e também pelo facto de depois deste tempo todo continuar a ser impossível partilhar itens entre contas das consolas e PC.

Agora é só esperar pelo lançamento mundial, já amanhã, para meter esta informação toda em prática.

Sobre o Autor

Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes