Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Apenas 4% dos videojogos são rentáveis

Relatório de uma empresa especializada assim o indica.

Um relatório da empresa de consultoria Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR) revelou que apenas uma pequena parte dos videojogos (cerca de 4%) que chegam ao mercado obtêm lucros com a sua venda, enquanto que o resto consegue, quanto muito, cobrir as despesas das editoras e produtoras.

Em entrevista à Forbes, Geoffrey Zatkin, fundador da EEDAR, e que conta com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de videojogos, comentou que, "De todos os jogos em que colaborei, nunca consegui deduzir quais são as características que fazem vender melhor um videojogo."

O fundador da EDDAR conta também que acrescentar ou redesenhar novas opções a um título pode significar um aumento na ordem dos 60% no orçamento de uma produtora de jogos.

Zatkin acrescenta, "Não há uma ou duas coisas que possam determinar o êxito ou o fracasso de um videojogo," no entanto ele apontou certos factores que podem oferecer uma maior probabilidade de sucesso, como o lançamento numa boa época, o passado e trajectória da produtora, o género, as plataformas a que o jogo se destina e os conteúdos descarregáveis.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários