Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Antigo presidente da Epic Games não se mostra muito entusiasmado com a realidade virtual

Mike Capps expõe uma série de problemas.

O antigo presidente da Epic Games, Mike Capps, não está totalmente convencido sobre a Realidade Virtual e acredita que os consumidores não serão muito tolerantes para com um investimento que promete ser um pouco caro e por serem forçadas a usar um dispositivo na sua cabeça.

Em entrevista com o GamesIndustry, Capps acredita que uma das principais razões para o 3D não ter tido sucesso foi o facto de que para as pessoas poderem usufruir do 3D teriam que usar uns óculos especiais para o efeito.

"Ao nível do consumidor existe pouca tolerância para este tipo de investimento," disse ele. "Uma das coisas que estou mais curioso - olhem para as TV 3D é uma tecnologia super fácil de usar. Apenas um par de óculos polarizados e as pessoas não os usavam porque não valia a pena."

"A diferença de conteúdos estava lá. Avatar em 3D era muito melhor do que o Avatar normal... Se usar um par de óculos era complicado, então imaginem a ideia de 'Ok, vou colocar o meu capacete e ligar o meu PC com refrigeração liquida para que isto funcione".

Capps acrescentou que faz votos para que a tecnologia seja um sucesso mas acredita que demorará algum tempo até que os consumidores apostem nela. Se surgirem relatos de pessoas que se sentem enjoadas, ou outro tipo de problemas, ao experimentarem a tecnologia, a realidade virtual poderá acabar por ser um fracasso.

"Quaisquer relatos de náuseas e vómitos e vai tudo por água abaixo, tal como Carmack disse há uns tempos, 'Lançamos uma série desses headsets de realidade virtual e se tivermos um retorno de 80% com pessoas a vomitar então será o fim. Ninguém vai comprar o próximo produto que faça uso dessa tecnologia.' Por isso por favor malta, não estraguem tudo. Levem o tempo que for necessário."

Capps vê com outros olhos os dispositivos de realidade aumentada, como o HoloLens ou o CastAR, uma vez que para ele serão produtos mais fáceis de vender.

"Só o facto de poder usar a realidade aumentada no quarto com os meus filhos, posso dar um olho neles enquanto estou a jogar, tal como faço quanto estou a jogar na Xbox, ou no meu iPhone," disse ele.

"Se eu usar um capacete, já não sou pai. Por isso existe um grande número de casos onde as pessoas não podem simplesmente desligar do mundo envolvente, mesmo que seja uma forma maravilhosa de maximizar a tua experiência de entretenimento."

Read this next