Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Antevisão: A nova Season de Apex Legends esta aí à porta

Fomos presenteados com algumas mudanças surpreendentes.

Artigo com a colaboração de João Marques

Com a chegada de Defiance, a 12ª temporada de Apex Legends a 8 de Fevereiro, vêm mudanças e adições ao jogo como já estamos habituados. Vamos poder contar com o retorno do mapa Olympus à rotação das partidas ranqueadas, uma nova lenda chamada Mad Maggie vai ser introduzida e ainda, um modo de jogo por tempo limitado chamado Control.

Queres saber mais? Vamos lá aos detalhes!

Reestruturação do Olympus

Esta cidade, que em tempos ficou conhecida pela sua exploração científica, foi realocada através de um portal. No entanto as coisas não correram como planeado devido ao dispositivo ter sido ativado antes do processo estar completo, causando assim estragos durante o acontecimento e levando à desativação dos sistemas eletrónicos… algo não muito bom para uma cidade tão dependente na sua inteligência artificial.

Estes acontecimentos levaram ao aumento do mapa com 2 novos pontos de interesse. Um dos pontos de interesse chama-se Phase Driver, a máquina enorme que foi então utilizada para teletransportar a cidade. Está posicionada numa área que os produtores verificaram que não havia muita ação, criando novas possibilidades de rotação. Neste sítio irá haver um dispositivo que os jogadores podem interagir para receber equipamento dourado em troca de um barulho enorme que se fará ouvir pelas redondezas, alertando equipas inimigas que possam estar próximas.

O outro ponto de interesse é o Terminal, trata-se de um espaço com grande dimensão e que interliga os Laboratórios e Bonsai, criando um espaçamento no centro do mapa e originando novas táticas e estilos de jogo nesta zona específica.

Mas há mais, vamos poder experienciar ainda um novo tipo de terreno chamado Shifted Grounds, placas de chão que ficaram afetadas após os acontecimentos mencionados. Esta parte do mapa oferece um novo estilo visual, bem como novas oportunidades de gameplay nunca vistas em Apex.

"O maior problema que notamos é que devido ao design redondo de Olympus, os jogadores conseguiam chegar demasiado rápido ao centro do mapa chegando às fights facilmente, independentemente do seu ponto de partida inicial no mapa. (...) Para combater isto expandimos o mapa na zona sul" - Alex Graner, Level Designer.

Existem também pequenas mudanças espalhadas pelo mapa de modo a criar novas opções de rotação e movimentação. Alguns exemplos são mais ziplines e a remoção de dois balões (o de Solar Ray e perto de Labs) para forçar os jogadores a explorar o mapa de forma diferente. Foram ainda removidos alguns Survey Beacons para balancear o seu posicionamento, obrigando os jogadores a colocarem-se em situações mais desvantajosas para adquirir a informação da próxima zona. Por fim, foram adicionados alguns pontos de loot para evitar que as pessoas caiam todas umas em cima das outras em certos espaços.

Mad Maggie, condenada a morrer em Apex Legends

Podem lembrar-se dela da temporada 8 quando organizou um ataque que levou à destruição de Kings Canyon como o conhecíamos. Mais recentemente vimos que, esta personagem dura de roer, foi julgada pelos seus crimes sendo assim condenada a uma sentença de morte nos Apex Games. Mad Maggie é uma velha conhecida de Fuse, tendo havido um desentendimento entre ambos assim que o seu (ex-)amigo decidiu juntar-se aos jogos. Certamente iremos poder ouvir mais sobre esta relação atribulada durante as partidas com as falas entre os dois.

Como as habilidades abaixo fazem entender, ela é vista como uma lenda ofensiva, ideal para retirar os inimigos dos seus pontos de defesa estratégicos.

Habilidade Passiva - Warlords Ire - Após infligir dano, os inimigos ficam sublinhados apenas para Mad Maggie, ficando mais fácil persegui-los, para além disto não perde velocidade enquanto anda com a shotgun na mão.

Habilidade Tática - Riot Drill - Um dispositivo de penetração capaz de perfurar através de objetos e paredes, causando dano em área do outro lado.

Ultimate - Wrecking Ball - Lança uma bola enorme que vai pulando e deixando placas pelo caminho que dão um acréscimo de velocidade aos jogadores, assim que a bola entra em contacto com os inimigos explode causando um pouco de dano e atordoando aos mesmos.

De destacar, que para além de Mad Maggie, fomos também introduzidos a uma personagem misteriosa durante os trailers promocionais da temporada 12. Duardo Silva, CEO da empresa multibilionária Silva Pharmaceuticals e pai do famoso Octane, é para o público geral um homem de negócios honesto, mas a verdade é que ele tem planos clandestinos que pretende colocar em prática, poderemos ficar a saber mais sobre isso já nesta temporada?

Control traz uma experiência nova a Apex Legends

A criação de Control foi patrocinada pela Silva Pharmaceuticals com a aprovação de Duardo Silva, usando o argumento que as pessoas precisam de um entretenimento mais explosivo. As lendas que se destacam neste modo recebem o prémio de Líder de Audiências, a maior honra que alguém pode receber, segundo Duardo. A audiência adora-te, o que poderia ser melhor…

Neste modo de jogo, que estará apenas disponível nas três primeiras semanas do lançamento da temporada, serão colocados nove contra nove jogadores com o objetivo de controlar zonas e ganhar pontos para atingir o limite.

Poderás contar com balas infinitas, regeneração dos escudos, respawns infinitos e mudança de lenda as vezes que quiseres sempre que morres. Situações para ganhar upgrades vão estar disponíveis de alguns em alguns minutos. Uma das maneiras serão drops aéreos que podem conter melhor armadura/capacete, bem como armas. A outra forma é um bônus de captura que consiste em uma das equipas segurar o ponto indicado até ao fim do tempo, recebendo um boost na sua pontuação e nas suas ratings. As ratings são a maneira de ganhar o Ultimate e progredir as tuas armas. Podes subi-las através de diversas ações que beneficiam a tua equipa como matar inimigos ou capturar pontos.

Os produtores tiveram em conta o feedback da comunidade sobre os pontos positivos e negativos do conhecido Limited Time Mode “Winter Express”, afirmando que Control procura ir ao encontro das necessidades dos jogadores mais casuais.

"Nós usamos estes modos de tempo limitado para dar aos jogadores oportunidades de jogo únicas ao mesmo tempo que mantemos a integridade competitiva dos nossos modos básicos" - Mark Yampolsky, Game Designer.

Balanceamento de Gameplay e mudanças a nível de lendas

Caustic - As armadilhas de gás podem ser quebradas após serem ativadas (o gás permanecerá por uns instantes após a destruição da armadilha para planeares de acordo).

Crypto - Agora podes enviar o drone numa linha reta sem estar a usá-lo, para além disso o HUD dentro do mesmo foi melhorado podendo agora obter-se informações como o mini-mapa, feed de mortes, estado da equipa, etc…

Quantidade de armas e algumas surpresas

Alternator vai sair do Package (sem as Disruptor Rounds) para dar espaço à entrada da Volt que é atualmente uma das armas mais dominantes na meta e que vai ainda beneficiar de um buff de 2 de dano por bala e mais duas balas por carregador.

Flatline e Longbow passam a estar apenas disponíveis através de crafting, ou seja, já não estão no loot do chão.

"Isto faz duas coisas, a primeira é melhorar a consistência com que estas armas são usadas mas também liberta espaço no chão (...)." - Eric Canavese, Game Designer.

Flatline sofre um nerf de -1 de dano por bala.

Triple Take sofre um nerf de -2 de dano por pellet, ou seja, -6 no total.

As surpresas a nível de hop-ups

Novo Hop-Up chamado Kinetic Feeder que encaixa na Peacekeeper e na Triple Take, serve para, enquanto deslizamos a arma recarrega automaticamente ao mesmo tempo que sobe a carga do choke.

Hammerpoint Rounds está de volta. Se bem se lembram, este Hop-Up encaixa na Mozambique e na P2020. Desta vez passa a encaixar de igual modo na RE-45.

Um dos Hop-Ups mais desvalorizados, Shatter Caps, que encaixa no Bocek e na 30-30 Repeater, recebeu uma mudança importante. Em vez de clicarmos para entrar e sair do modo shotgun, passa a estar ativo passivamente e será usado sempre que as armas são disparadas em hip-fire.

Em adição a estas mudanças, os produtores deixaram ainda claro que não existe intenção por agora de voltar a trazer as Disruptor Rounds e que estão de olho em Gibraltar devido ao seu estatuto privilegiado em Ranked, sem saberem ainda como abordar um possível nerf.

Se estas novidades todas não chegaram para te deixar entusiasmado, relembramos que Apex Legends faz 3 anos de aniversário já neste dia 4 de Fevereiro. Durante três semanas seguidas poderás receber estes presentes gratuitamente.

1ª Semana (8 de Fevereiro até 15 de Fevereiro) - Desbloqueia permanentemente o Octane e ganha 3 Packs Temáticos

2ª Semana ( 15 de Fevereiro até 22 de Fevereiro) - Desbloqueia permanentemente a Wattson e ganha 3 Packs Temáticos

3ª Semana (22 de Fevereiro até 1 de Março) - Desbloqueia permanentemente a Valkyrie e ganha 3 Packs Temáticos + 1 Pack Lendário

Comentários