Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Analistas recomendam agora uma descida na Wii

Enquanto as suas concorrentes ainda estão fracas.

As descidas de preço em cadeia da PS3 e Xbox 360 aumentaram a pressão sobre a Nintendo e a sua consola Wii. Pelo menos é o que dizem os analistas como Jesse Divinich, da EEDAR, e Colin Sebastian, de Lazard Capital Markets. Os dois acreditam que a Nintendo deveria agir rapidamente.

Divinich garante que as descidas da Sony e Microsoft eram necessárias. Tudo o que ultrapasse os 300 dólares fica à margem do grande público. Mas ele explica que a descida da Microsoft se deve mais no facto de manter a competitividade do que a aumentar as suas vendas de hardware, e por isso não prevê que as vendas da Xbox 360 tenham um crescimento considerável.

O analista explica o sucesso da Wii dizendo que, "Nas anteriores gerações de consolas, os jogadores preocupados com o preço e os utilizadores casuais teriam que esperar três ou quatro anos antes que as consolas chegassem à sua margem de preços e incluíssem uma vasta biblioteca de títulos baratos para utilizadores casuais, para o grande público ou para as crianças."

"Basicamente a Nintendo roubou os potenciais consumidores da PS3 e Xbox 360 com três anos de antecedência. Para manter esta posição, a Nintendo deveria descer o preço da sua consola Wii até aos 199 dólares, e não porque o preço actual da PS3 e Xbox 360 sejam uma ameaça, mas sim porque vão acabar por se tornar numa ameaça. A estratégia da Nintendo deveria ser recolher todos os dólares possíveis enquanto que as suas concorrentes ainda são fracas com as suas promoções para o público casual e preocupado com o preço."

Sebastian concorda com ele no caso da Microsoft, "Vemos a descida de preço da Xbox como uma medida pro-activa para manter a cota de mercado e aumentar o potencial perante o importante segundo semestre de vendas."

A conclusão de Divinich foi muito clara, "A verdade sobre os bens de consumo, algo que finalmente a Sony e a Microsoft se deram conta, é que tu desenhas o teu produto a um preço que os consumidores desejam pagar. Só porque colocas nove processadores na tua consola, isso não significa que os consumidores tenham que pagar mais por ela."

Read this next