Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Analistas: Próximas consolas serão híbridas

Combinam o formato físico com o digital.

A Microsoft está a preparar uma nova consola que segundo o analista Jesse Divnich, da EEDAR, será uma consola verdadeiramente híbrida no que toca à distribuição de conteúdos, combinando a distribuição digital com a física dos jogos.

Divnich acredita que este caminho também será o tomado pela Sony, uma vez que considera que ainda nenhuma das duas irá apostar a 100% pelo mercado de distribuição digital, já que ainda se está num período de transição.

Para o analista, "o consumidor tomará a decisão final desta transição e a Microsoft e a Sony continuarão a apoiar o suporte físico até que o grande mercado esteja pronto para aceitar o digital."

Billy Pidgeon da M2 Research, tem precisamente a mesma opinião: A Microsoft não deverá prescindir do formato físico com a nova consola.

"Não acredito que os fabricantes deixem o formato físico durante a próxima geração de consolas. O Gaikai e o OnLive são plataformas viáveis mas os serviços de jogo cloud ainda não podem ser acedidos à mesma escala que as consolas. Voltamos ao mesmo de sempre: as consolas domésticas e as portáteis, estarão mais ligadas aos servidores e a contas de utilizadores do que aos sistemas assim como acontece na atualidade."

Pidgeon acredita que a Microsoft possa apostar parcialmente no "cloud gaming" na sua próxima consola, no entanto dúvida que o digital ocupe uma posição predominante na próxima geração.

David Cole da DFC Intelligence parece ir ao encontro das opiniões dos seus colegas e também refere que haverá uma combinação dos dois formatos na próxima geração.

"Penso que a Xbox 720 usará um qualquer tipo de formato físico. O que se passa é que jogos é sinónimo de entretenimento, e isso obriga a ter uma presença física. Basta comprovar os resultados de vendas nas lojas da semana passada para perceber isso."

De acordo com dados fornecidos, apenas 10% das receitas nas consolas derivam da distribuição digital, o que é insuficiente para se criar uma consola focada apenas neste tipo de distribuição.

Read this next