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Análise do Logitech Pro Racing Wheel, Pro Racing Pedals e Playseat Trophy Edição Logitech

Um conjunto de sim racing de próxima geração com feedback impressionante e uma configuração fácil.

Playseat Challenge Logitech gaming cockpit
Image credit: Digital Foundry/Logitech

A Logitech não é estranha aos periféricos de corrida, com o seu volante G29 a ser uma escolha económica desde os dias da PS4 - e os volantes anteriores a serem uma escolha popular desde o virar do milénio. O que é novo é um foco em equipamento de simulação de alta qualidade, que este ano inclui um volante de direção direta Pro Racing Wheel, pedais de corrida Pro Racing com célula de carga e um cockpit de corrida da marca Logitech G Edition Playseat Trophy. Esta combinação basicamente verifica todas as caixas para uma configuração de nível entusiasta, e por 1950 euros no total, certamente tem um preço como tal - embora possas gastar muito mais em configurações de corrida.

Tenho testado a configuração de corrida profissional da Logitech nos últimos meses, tanto no PC como na PS5, por isso é hora de partilhar algumas opiniões - com foco em como as ofertas da Logitech se comparam com outros volantes de direção direta que testei da Fanatec e Thrustmaster, e como o Trophy se compara com outros cockpits de nível médio como o Playseat Challenge e o NextLevelRacing GTTrack que analisei no ano passado.

Primeiro, vamos falar sobre o Pro Racing Wheel, pois estava curioso para ver se esta opção de 1000 euros se comparava aos outros dois volantes de direção direta que testei até agora: o volante GT DD Pro direto da Fanatec (e pedais) por 695 dólares, e o setup T818 Ferrari SF1000 da Thrustmaster por 1100 euros.

Aqui temos a versão Xbox/PC; a versão PlayStation/PC vem com etiquetas no estilo PS.

O pacote Pro Racing Wheel inclui o próprio volante ("rim"), a base motorizada, uma braçadeira de secretária e os cabos USB e de alimentação necessários para ligá-lo a uma consola ou PC, tudo envolto em materiais recicláveis. Vale a pena notar que o Pro Racing Wheel está disponível em iterações para PS/PC e Xbox/PC, por isso terás de escolher o modelo que se ajusta à tua consola de eleição. (Outros ecossistemas de volantes, como o da Fanatec, permitem misturar volantes Xbox com bases PlayStation para obter compatibilidade universal, mas ter de escolher entre as duas consolas é, de outra forma, bastante comum.)

A base do volante tem uma forma vagamente trapezoidal, com uma base larga e um topo mais estreito que se encaixa perfeitamente nos cockpits de corrida que tinha disponíveis (ao contrário do Thrustmaster T818 de base estreita que testei anteriormente). Com a sua construção em plástico, parece um pouco menos high-end do que a base do volante GT DD Pro da Fanatec e do Thrustmaster T818, mas o motor de 11NM no interior supera na verdade ambas as opções (5NM e 10NM, respetivamente). (A Logitech tem experiência anterior em periféricos que "vão até 11", com o sistema de colunas Logitech Z-5500 que uso desde 2005, que atinge o nível máximo como "boost 11".) As ligações USB e AC encontram-se na parte traseira da base, permitindo a ligação de acessórios (como pedais e comutadores), alimentação e o seu PC ou consola.

Entretanto, o aro com costura em plástico e envolvente de pele sintética representa uma melhoria na aparência e no toque em relação ao aro mais plástico e de brinquedo do volante GT da Fanatec (e dos volantes mais baratos Logitech G29/G920), sendo mais fácil de aprender do que o volante Ferrari SF1000 e as suas etiquetas autênticas (mas não úteis) de controlo da F1.

Logitech G Pro Racing Wheel cables accessories
Image credit: Digital Foundry/Logitech

No topo do volante existem LEDs coloridos de conta-rotações, com um pequeno ecrã monocromático abaixo que permite alterar as definições do volante, alternar entre cinco perfis e ver as entradas (útil para calibrar o pedal de travagem com célula de carga). Este ecrã não parece capaz de mostrar estatísticas do jogo, como a velocidade ou as reservas de ERS disponíveis, como faz o ecrã do T818 - embora uma definição de ecrã "dinâmica" sugira que esta funcionalidade poderá estar disponível no futuro.

O volante da Logitech possui quatro paletas, com dois comutadores Hall eficientes e duas paletas analógicas que podem ser usadas para a embraiagem ou até mesmo para travar/acelerar se não puderes usar pedais. O volante tem um bom número de botões e mostradores adicionais, todos devidamente etiquetados para facilitar a navegação no menu e o acesso a todas as funções comuns dos simuladores de corrida (por exemplo, para a F1: ajuste de equilíbrio de travagem e diferencial, implantação de DRS/ERS, limitadores de velocidade de box, comunicação com o engenheiro de corrida, etc).

Quando comecei a usar o Pro Racing Wheel no F1 23, achei-o um pouco... estranho. Um tipo de som estranho de moagem acompanhava o feedback de força durante a condução. Inicialmente, assumi que isso era uma função necessária do motor de direção direta de 11NM, mas eventualmente percebi que esse som era uma camada extra opcional de feedback chamada TrueForce. Para desativá-lo, precisas diminuir a configuração de Áudio TrueForce ("TF AUDIO") de 10/100 para 0/100 na base do volante, o que achei que tornava o uso do volante muito menos irritante para os outros em casa.

Com o volante configurado desta forma, achei-o incrivelmente envolvente - mesmo na sua configuração padrão de 5.5NM, proporciona uma tonelada de feedback de força, permitindo distinguir claramente cada seção escalonada do corretor e avaliar até onde podes empurrar o carro antes de perder a tração. Mudar de velocidade foi um prazer, especialmente se estiveres a usar a embraiagem, e senti-me significativamente mais rápido do que com o volante da Fanatec - embora seja difícil dizer se isso se deve à melhoria na sensação do aro, na base de volante de maior NM ou em algo completamente diferente. No geral, senti que o nível de feedback era semelhante ao do T818, talvez um pouco melhor, com controlos mais confortavelmente posicionados também - embora, claro, o volante SF1000 que usei com o T818 seja indiscutivelmente mais high-end.

A única experiência negativa que tive com o volante foi no início, quando puxei o volante para mais perto com a minha mão entre o volante e a base, distraído. Estava a segurar inadvertidamente o mecanismo de liberação rápida aberto, por isso o volante disparou e acertou-me na cara. Parece que não há um bloqueio adequado, como nos volantes da Fanatec (que podem ser apertados com parafusos) e nos volantes da Thrustmaster (que se bloqueiam bem), o que teria sido bom para evitar a já mencionada pancada na cara!

Uma característica interessante é a configuração de dupla embraiagem, que permite configurar ambas as paletas analógicas como embraiagem para arranques mais rápidos. Ao experimentar num modo de teste, podes encontrar o ponto exato de embraiagem com 100% de aceleração, e depois, numa corrida, libertares completamente a embraiagem do lado direito - automaticamente no ponto de embraiagem que descobriste - e libertar gradualmente a paleta da embraiagem do lado esquerdo para arrancar com máxima tração...

Logitech G Pro Racing Wheel
Image credit: Logitech

No geral, é uma excelente combinação de volante e base, e é bom ver que vem com suporte para secretária e furos para montagem rígida num cockpit de corrida, algo que critiquei a Thrustmaster por não incluir com o T818.

A seguir, os pedais de corrida Pro Racing correspondentes. O principal atrativo é que este conjunto de três pedais inclui um pedal de travagem com célula de carga, que aplica os travões com base na força com que pressionas o pedal, e não apenas na distância que o pedal percorre. Esta diferença subtil torna mais fácil aplicar consistentemente a pressão dos travões cada vez que chegas a uma zona de travagem específica, potencialmente poupando algum tempo por volta e tornando a experiência mais realista.

Logitech G Pro Racing Pedals
Image credit: Digital Foundry/Logitech

A pressão necessária é ajustável tanto a nível de hardware (através da troca das molas/espuma), firmware (nas definições incorporadas do volante) e software (no software Logitech G Hub ou no teu jogo propriamente dito), para que não tenhas de carregar agressivamente no pedal - mas se estiveres a conduzir um carro de Fórmula 1 (famosamente com travagens intensas) com o volante e o jogo nas definições padrão, provavelmente vais querer usar sapatos para proteger os pés de hematomas enquanto te habituas às coisas.

A vantagem desta alta exigência de força é que tem espaço para uma aplicação mais gradual dos travões, o que por sua vez torna mais fácil jogar com o ABS desativado sem bloquear em todas as curvas. Isso não o tornará mais rápido, mas deve permitir tirar uma pequena vantagem nas travagens à medida que a tua habilidade melhora.

Além do pedal de travagem com célula de carga, os Pro Pedals funcionaram como esperado. Ajustar a posição de cada pedal foi fácil, o acelerador e a embraiagem sentiram-se suaves e naturais, e o conjunto parece resistente e profissional, com uma construção em grande parte em metal (para os pedais) e plástico de alta qualidade (para o chassis). A ligação foi também fácil, requerendo apenas um simples cabo USB-A entre os pedais e a base do volante. O design metálico, os detalhes em azul e a construção preta/prateada fizeram com que os volantes, pedais e banco se sentissem visualmente coesos.

Falando no banco, o PlaySeat Trophy nesta Edição Logitech G é incrível. Achei que oferecia um design mais leve, mais facilmente movível e ajustável do que o NLR GTTrack que usei antes, enquanto era significativamente mais robusto do que o PlaySeat Challenge dobrável que testei - como seria de esperar, dado que esta opção custa cerca do dobro do preço. Apesar de ser uma estrutura metálica revestida com um banco de tecido, é confortável, durável e não tão confinante como o Challenge, o que é bom para aqueles que simplesmente preferem um pouco de espaço extra para arrefecimento ou conforto.

A Edição Logitech G inclui furos destacados que se alinham com o volante e os pedais Pro Racing da Logitech, tornando a instalação um pouco mais simples - embora a montagem da base do volante na estrutura metálica tenha sido um pouco complicada, com alguns parafusos a entrar mesmo acima de uma barra de metal que bloqueava o acesso mais fácil. Ainda assim, foi tudo realizável no final, e a posição do volante pareceu suficientemente confortável - embora aqui não tenha a capacidade de ajustar livremente o volante para a frente/para trás ou para cima/para baixo, como alguns outros cockpits permitem; só podes inclinar o suporte da base do volante para a frente ou para trás, ou virar a estrutura de trás para a frente para afastar ligeiramente o volante.

Lando Norris holds the Pro Racing Wheel and Pedals
Playseat Challenge Logitech gaming cockpit
Vê, até o Lando está impressionado. | Image credit: Logitech

Como conjunto, esta é sem dúvida a melhor combinação de volante, pedais e cockpit que já testei em termos de feedback de força, conforto e facilidade de uso. Todo o conjunto funciona brilhantemente em conjunto e parece uma embalagem coesa também. Tendo isso em mente, se tiveres os 1950 euros necessários para gastares num volante, pedais e cockpit ou 1350 euros para os volantes e pedais sozinhos, esta é uma escolha bastante impressionante que supera as outras opções que testei da Fanatec e Thrustmaster.

A única grande desvantagem que identifiquei durante os meus testes foi que o ecossistema da Logitech ainda não está tão desenvolvido como o da Fanatec, Thrustmaster ou mesmo da Moza, todos os quais oferecem uma gama mais ampla de aros de volante e pedais adequados para diferentes séries de corrida e preferências dos jogadores, para além da única opção de expansão da Logitech, uma única alavanca de mudanças H-pattern. Presumivelmente, veremos mais opções de aros, pedais e alavancas de mudanças no futuro, mas por agora está a comprar o que parece ser um ecossistema inicial e limitado.

Embora a oferta profissional da Logitech impressione, neste momento parece haver um fosso bastante grande entre a configuração de alta qualidade aqui revista e o conjunto de volante e pedais G923 de nível de entrada da empresa por 350 euros que estreou em 2020. Um volante de direção direta mais orientado para o orçamento com um conjunto mais barato de pedais na marca dos 600 euros permitiria à Logitech oferecer uma verdadeira concorrência para o pacote GT DD Pro da Fanatec e o pacote R5 da Moza, que combinam a base de volante de direção direta mais barata de cada empresa, um aro simples e dois pedais. Esperamos que a Logitech esteja a pensar em linhas semelhantes, pois trazer as qualidades centrais da gama G Pro para um ponto de preço mais baixo pode torná-la na escolha ideal para novos simracers...


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