Halo 5: A mais impressionante melhoria para 4K na Xbox One X?

Da forma que foi feito para ser jogado.

por John Linneman. 10/11/2017

Em 2015, a 343 Industries lançou Halo 5: Guardians, um que apesar de algumas críticas foi bem recebido e é um bom shooter com gameplay sólido e uma direcção artística linda - tudo a 60fps. No entanto, a performance suave teve um preço: a qualidade de imagem. A Xbox One não era poderosa o suficiente para aguentar com tudo o que o jogo tinha para dar, mas com a chegada da Xbox One X, a visão da 343i é alcançada em pleno.

Bem-vindo à nova face de Halo 5 na nova consola de 6 teraflops. O jogo está mais nítido, revelando a beleza do original. É uma melhoria incrível e a verdade surpreendente é que a actualização 4K da 343i não parece oferecer grandes melhorias nos assets. Existem ajustes, melhorias e refinamentos, mas só ao aumentar a resolução e filtro de texturas, o jogo transforma-se, a sua beleza é revelada.

Publicidade

A carregar...

Na verdade, a alta resolução revela detalhes anteriormente impossíveis de ver. Um dos exemplos são as armas - o ecrã apresenta texto detalhado e até a duração da bateria. Parece que a mesma arte é usada na versão base do jogo, mas não tinha a quantidade suficiente de pixeis ou a definição para apresentar todos os detalhes. Talvez mais do que qualquer outro jogo no lançamento da nova Xbox, Halo 5 demonstra o que a melhoria no hardware consegue e apesar dos benefícios para quem joga num ecrã 1080p, a vantagem a 4K é inegável.

A questão então é - o quão melhorada foi a resolução e até que ponto é conseguida 'verdadeira 4K'? Na Xbox One base, Halo 5 tem a 1080p como alvo sempre que possível, mas raramente lá chega. Quase todas as batalhas correm numa resolução inferior, até chega a descer para 810p. Não é o melhor, mas tornou possível os 60fps perfeitos - uma contra-partida lógica e justa.

Na Xbox One X, a resolução chega a 2160p nativa. A resolução dinâmica está presente para assegurar uma performance consistente, mas agora fica mais perto da resolução máxima, pequenos confrontos e zonas com pouco movimento conseguem 4K nativa. Em termos de poder computacional bruto, a Xbox One X tem uma vantagem de 4.6x sobre a Xbox One original e tens esse escalonamento transferido para número de pixeis - e mais. Na verdade, em cenários lado a lado já vimos até 6x mais resolução na Xbox One. Activar o poder da GPU da nova consola e o seu incrível salto na largura de banda da memória representa um salto tremendo.

Publicidade

A carregar...

Em termos da resolução dinâmica, Halo 5 continua a ajudar o eixo Y e X de forma independente, resultando em valores estranhos. Isto inclui resoluções como 2816x1584 e 3360x1890. A percepção durante o jogo é que agora Halo 5 é totalmente nítido, merecedor do teu ecrã, seja qual for a resolução. Sim, Halo 5 fica melhor numa TV 4K, sem dúvida, mas existem benefícios para quem joga a 1080p.

Partilha:

Loading…

Conteúdos relacionados