Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Menos de 2% dos jogadores do Steam jogam a 4K

1080p continua a ser a resolução favorita.

Embora se sinta cada vez mais um empurrão das empresas de tecnologia para promover o 4K, a percentagem de utilizadores do Steam que têm um monitor que suporta essa resolução ainda é extremamente baixa.

O inquérito de hardware e software do Steam para Setembro de 2018 revela que apenas 1.32 porcento dos utilizadores têm um monitor de resolução 3840 x 2160. A resolução mais popular continua a ser 1920 x 1080 por uma larga margem, com 62.06 porcento.

A baixa taxa de adopção pode ser explicada pelas placas gráficas mais populares do Steam. A Nvidia GTX 1060 é a mais popular com 13.81 porcento, seguindo-se a GTX 1050 Ti, GTX 1050 e GTX 960. Todas estas placas gráficas têm dificuldades em correr jogos modernos a uma resolução superior a 1080p.

A realidade é que aderir ao 4K continua a ter um custo elevado. Para além de ser necessária uma gráfica topo de gama, como a GTX 1080 Ti ou as mais recentes GTX 2080 ou GTX 2080 Ti, é necessário comprar um monitor com suporte para essa resolução.

Um bom monitor com suporte para 4K pode ser tão caro quanto a placa gráfica em si. Mesmo trocando apenas o monitor e a placa gráfica, o custo de aderir ao 4K passa facilmente 1200 euros (olhando para os preços nas lojas online portuguesas).

Com custos tão elevados, é natural que o 1080p continue a ser a resolução favorita para se jogar no Steam.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários