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Alienation - Análise

Exterminador implacável de extraterrestres.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Rebentar com hordas de extraterrestre nunca soube tão bem. Se gostaram dos jogos anteriores da Housemarque, vão gostar deste.

Há muitos anos atrás recordo-me de jogar um título chamado Alien Shooter da Sigma Team. Apesar do nome banal, neste jogo de tiros em perspectiva isométrica era extremamente divertido chacinar hordas de criaturas extraterrestres que atacavam sem piedade. Para mim, Alienation da Housemarque é regressar a essa mesma experiência. Os princípios do jogo são os mesmos, sobreviver a uma ameaça alienígena que poderá conquistar o nosso planeta, a diferença é que Alienation está mais refinado e é mais complexo, devido ao seu sistema de loot e actividades que nos dão incentivos para continuar a jogar mesmo depois de terminarmos a última missão da história.

Antes de começar, terão que tomar uma decisão importante, escolher uma de três classes. As três classes são o Bio-Specialist, Tank e Saboteur. A diferença está nas habilidades de cada. O Tank é uma personagem de ataque, enquanto o Bio-Specialist assume o papel de suporte graças à sua habilidade de curar os companheiros de equipa. Já o Saboteur é um tipo de personagem esgueira, capaz de ficar invisível e de fugir muito rapidamente. As habilidades de cada classe podem ser melhoradas à medida que sobem de nível e estão divididas entre habilidades activas e passivas.

Os objectivos das missões são simples, basta seguir até certos pontos do mapa e interagir com objectos. A dificuldade está nas hordas de extraterrestres que ficam progressivamente mais difíceis. Os primeiros extraterrestres são fáceis de derrotar, mas ao longo das missões novos tipos de inimigos são introduzidos que dificultam a missão. Eventualmente vão encontrar snipers, insectos que deixam o chão queimado, uma espécie de caranguejos que disparam contra vocês, ou criaturas que se teletransportam constantemente para um lado e para o outro. Com tanta variedade de inimigos, e quando estes se juntarem para vos atacar, vão dar por vocês a andarem aos ziguezagues para escaparem a todos os ataques e mesmo assim será difícil sair ileso.

Cover image for YouTube videoAlienation - Uma mistura de Diablo com Extraterrestres?

Embora seja possível jogar sozinho, não é recomendável. Alienation foi concebido para ser jogado em cooperativo com quatro jogadores, que devem combinar habilidades para fazer frente à ameaça de extraterrestres. Se jogarem sozinhos, o jogo torna-se muito mais difícil e a vossa progressão será muito mais lenta. Além disso, sem companhia dificilmente conseguirão chegar ao fim das missões na dificuldade mais difícil (Veterano), que é onde existe mais probabilidade de receberem melhores recompensas durante e no final da missão.

O nível de dificuldade pode ser escolhido sempre antes de cada missão. Existem três dificuldades: iniciante, profissional e veterano. A primeira é demasiado fácil, mas as outras duas já oferecem um bom desafio. Se escolheram a dificuldade profissional, os inimigos aparecem sempre dois níveis acima do nível da vossa personagem. Por outras palavras, as missões não têm um nível definido. O nível é definido pelo vosso progresso. Caso escolham a dificuldade de Veterano, os inimigos aparecem quatro níveis acima de vocês, mas por outro lado, terão uma maior chance de receber armas raras e lendárias.

Cada personagem tem três armas disponíveis: uma arma primária, uma secundária, e uma arma pesada capaz de causar muito dano. Nas armas primárias não existe variedade, mas nas restantes podem optar por tipos de armas diferentes. Nas armas secundárias existem caçadeiras, canhões de plasma e revólveres, e nas pesadas existem lança-mísseis, lança-chamas e metralhadoras. Cada tipo de arma tem as suas particularidades. As caçadeiras dão imenso jeito para lidar com muitos inimigos que estejam perto de nós, enquanto os revólveres e canhões de plasma são melhores para acertar em inimigos que estejam longe. A escolha dependerá do estilo de jogo de cada mas também da situação onde se encontrarem.

Em cada missão existem sempre actividades adicionais se explorarem o mapa. Estas actividades podem ser bosses opcionais, sobreviver a um ataque repentino de extraterrestres, ou mesmo invadir uma nave e derrotar o capitão. Compensa muito fazer estas actividades. Para além da experiência adicional para subirem de nível, existe sempre a probabilidade de receberem melhores armas. E mesmo quando não recebem armas melhores, podem sempre converter as armas que ganharam em materiais para evoluírem outras armas. Não compensa evoluir todas as armas, até porque ficariam rapidamente sem materiais. As melhores armas são aqueles com efeitos adicionais (por exemplo, que causam uma cadeia de choques nos inimigos), mas raramente dropam.

Entre os efeitos visuais, as explosões são o que mais chamam a atenção. São espectaculares.

No total existem 20 missões para completar, no entanto, algumas partilham o mesmo mapa. Cada mapa tem várias missões para completar. Quando terminam todas as missões de um mapa, passam para outro. Depois de completarem a campanha pela primeira vez, também poderão invadir naves, o que requer uma chave que encontram a completar as actividades secundárias. Embora os mapas sejam menos do que as missões, ao menos apresentam cenários diferentes. O jogo começa no Alaska, com a neve a predominar, depois passamos para o Brasil, com um sol poderoso, e até passamos por Chernobyl (onde nos contam uma explicação diferente do desastre nuclear).

"A Housemarque criou mais um jogo que dá imenso gozo de jogar"

Alienation não é inovador. Na verdade, apenas pega numa fórmula existente (e até já usada pela Housemarque em Dead Nation) e aplica-a num jogo de matar extraterrestres com loot à mistura. É uma combinação que funciona surpreendentemente bem. Rebentar com extraterrestres nunca soube tão bem e as armas cada vez melhores que ganhamos encorajam que continuemos. Em comparação com Dead Nation, a jogabilidade é muito mais rápida. Este é um jogo onde facilmente podem morrer de um segundo para outro devido à quantidade de inimigos que aparecem no ecrã, mas é isso que o torna tão entusiasmante, a sensação de que estamos sempre em risco.

Ainda assim, não é um jogo perfeito. Alguns dos sistemas não estão bem explicados. É possível invadir o mundo de outros jogadores e matá-los (algo que me aconteceu logo no início), mas até agora ainda não descobri como fazê-lo. Nos Bosses há pouca variedade e o jogo reutiliza-os frequentemente. A história não ganhará nenhum prémio, contudo, para o tipo de jogo que é, cumpre o seu propósito. Também não existe uma opção para jogar em modo cooperativo local. Apesar disto, Alienation é uma excelente proposta para quem quer matar aliens na companhia de outras pessoas e gosta de jogos com loot e uma grande longevidade.

A combinação de todos estes elementos é incrível, tornando Alienation num twin stick shooter divertido e desafiante. Feita a última missão da história (que decorre num nível de estrutura aleatória), ainda existe muito para fazer. Provavelmente não estarão a nível 30, que é o nível máximo de Alienation. E mesmo depois do nível 30 poderão continuar a progredir através dos níveis de Herói e completando as mesmas missões, só que com inimigos mais resistentes mas que dão mais experiência. Depois de Dead Nation, Super Stardust, e Resogun, a Housemarque criou mais um jogo extremamente fluído que dá imenso gozo de jogar.

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Alienation

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Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

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