Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Advogado comenta se Palworld quebra direitos de autor de Pokémon

Não é tão simples quanto gritar plágio.

Image credit: Pocketpair

Desde o anúncio de Palworld, a japonesa Pocketpair enfrenta acusações de plágio e é comparada frequentemente com a famosa propriedade Pokémon. Mais especificamente, a produtora é acusada de copiar os designs de criaturas Pokémon para os seus Pals.

Tim Cotton, conselheiro legal na Reed Exhibitions, dona da Gamer Network, foi questionado pelo Rock Paper Shotgun sobre toda esta situação em torno dos designs dos Pals em Palworld e diz que não é tão fácil quanto gritar plágio e apontar dedos.

Cotton diz que na União Europeia e Reino Unido, os direitos de autor que protegem arte criada pelo artista impedem que seja copiada sem autorização, mas permite que os Pokémon sejam usados para ensinar a desenhar novas criaturas.

No caso de Palworld, Cotton acredita que os designs são suficientemente diferentes para evitar problemas para a Pocketpair e, mais importante, é fácil identificar a qual jogo pertence cada criatura. Segundo diz, isto é algo importante pois confirma que é possível diferenciar os jogos.

Um Pal pode lembrar um Pokémon, mas com cores diferentes e suficientes diferenças no design, a Pocketpair deve conseguir evitar problemas legais. Cotton diz que é percetível que alguém teve muito cuidado para assegurar que nenhuma criatura é exatamente igual.

Sobre a lei japonesa e possíveis problemas nos tribunais, não acredita que seja muito diferente e que a Pocketpair esteja preocupada.

Enquanto desfruta deste sucesso, as vendas crescem de dia para dia a ritmo incrível, a equipa japonesa continua a trabalhar em melhorias e espera apresentá-las assim que possível. Além de colocar o seu nome no panteão da Steam, graças ao impressionante número de jogadores em simultâneo, não vira a cara a uma possível versão PS5, comentou a situação sobre servidores na versão Xbox Series, explicou a importância da crossplay para unir a comunidade Palworld, e ainda lida com ameaças de morte e calúnias.

Em paralelo a isto, Palworld já recebeu um mod Pokémon, que rapidamente ficou na mira da Nintendo e despertou receios entre os modders. Para solidificar o seu estatuto como fenómeno, Palworld conseguiu colocar o seu nome acima de Roblox e Fortnite.

Para os que já estão rendidos a Palworld, a produtora revelou as novidades que estão na lista de prioridades iniciais, para ajudar a manter o interesse em torno do jogo, que já conseguiu ultrapassar Fortnite nas Xbox Series.

Read this next