Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Activision Blizzard disposta a pagar $18 milhões para encerrar processo dos casos de assédio sexual

Mas nem todos concordam com o valor com o qual o juiz concordou.

Um juiz do tribunal federal dos Estados Unidos concordou com o valor de $18 milhões que a Activision Blizzard apresentou para resolver o processo legal em torno dos casos de assédio sexual avançado pela Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego (EEOC).

Atuais e ex-funcionários podem apresentar uma reclamação sobre incidentes que decorreram na empresa, seja assédio sexual, discriminação ou retaliação devido a gravidez para entrarem no leque de pessoas que serão recompensadas.

No entanto, apesar da EEOC concordar com o valor apresentado, nem todas as entidades e queixosos concordam, entre elas o Departamento de Justo Empregamento e Albergamento da Califórnia (DFEH), que processou a Activision Blizzard em julho de 2021, antes do processo da EEOC em setembro, devido à forma como lidou com os casos de assédio sexual e discriminação.

Há alguns meses que a EEOC, agência federal, e a DFEH, agência estatal, estão em disputa sobre quanto as vítimas da Activision Blizzard devem receber e a DFEH tem sido mais agressiva na procura por compensações. Além disso, a DFEH acredita que este acordo poderá fragilizar o seu caso em tribunal, agendado para fevereiro de 2023.

De acordo com o The Washington Post, as vítimas que fizerem parte do acordo da EEOC não podem fazer parte do processo legal da DFEH nos problemas específico de assédio, retaliação ou discriminação por gravidez.

A comissão de trabalhadores já tinha criticado estes $18 milhões que a Activision Blizzard está disposta a pagar como "horrivelmente inadequados" pois apenas serve para fornecer um acordo máximo para apenas 60 funcionários.

Em 2021, a Riot Games aceitou pagar $100 milhões num processo legal iniciado em dezembro de 2019, mas quando a DFEH entrou em cena, esse número subiu imenso e procura alcançar o mesmo neste caso.

Bobby Kotick comentou que o objetivo é tornar a Activision Blizzard num modelo para a indústria e "continuaremos focados em eliminar o assédio e discriminação nos nossos locais de trabalho."

"A aprovação do tribunal neste acordo é um passo importante para assegurar que os nossos funcionários têm mecanismos de recurso se experienciarem qualquer forma de assédio ou retaliação."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários