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Ace Combat Infinity - O porquê da mudança para free-to-play

Director Kazutoki Kono responde em entrevista.

Estivemos à conversa com Kazutoki Kono, produtor chefe da série Ace Combat e um dos principais responsáveis pela direcção da série. Falámos sobre várias coisas, nomeadamente da passagem da série para o modelo free-to-play no próximo jogo Ace Combat Infinity.

Para lá do novo modelo de financiamento, conversámos ainda sobre a música, os modos de jogo e o que poderão os fãs esperar para o futuro do estúdio e da franquia.

Eurogamer PortugalObrigado pela entrevista, deixe-me começar por lhe perguntar o porquê da decisão de transitar uma série clássica como esta para um modelo free-to-play?.
Kazutoki Kono

A decisão teve a ver com um olhar para o estado da própria indústria, onde muitos dos títulos estão polarizados. Ou colocas um grande investimento na produção de um título e esperas vender muito bem, estilo 5 milhões de cópias, ou tens um pequeno investimento com uma equipa reduzida e aproveitas a dedicação dos fãs mais acérrimos.

O nosso alcance ao longo dos últimos anos tem estado no espaço de 1 milhão de unidades por jogo, e estes títulos têm passado por dificuldades que nos obrigaram a apontar as baterias para algo diferente, de modo a aumentar a nossa base de fãs. Isto foi o que nos levou a optar pelo modelo free-to-play.

Já que oferecemos o jogo gratuitamente, vai ser muito mais fácil convidares os teus amigos para experimentar o jogo. Se conseguirmos entre 3 a 5 milhões de descargas, podemos depois estudar com a nossa companhia quais as melhores oportunidades para futuro, para aproveitar esse interesse.

Eurogamer PortugalPode explicar-nos o modelo exactamente, que tipo de coisas planeia vender?
Kazutoki Kono

É mais uma questão de pagar por tempo, não existe nada que não sejas capaz de adquirir apenas pelo acto de jogar, desde que estejas disposto a jogar durante tempo suficiente.

As opções de pagamento servem aqueles que querem jogar, mas talvez não tenham tempo suficiente para conseguir desbloquear o que desejam, e assim podem comprar boosters e certos itens que de outra forma não conseguiriam.

O sistema não cai nunca no pay-to-win, onde alguém consegue comprar imediatamente um determinado avião de guerra. Gastas dinheiro por mais conveniência. Estamos também a estudar outras formas de financiamento, onde as pessoas poderão gastar dinheiro para testar outro estilo de jogo…

Eurogamer PortugalPode explicar melhor essa parte?
Kazutoki Kono

Ainda estamos a estudar a questão (risos), não podemos entrar em detalhes, mas queremos tentar algo diferente definitivamente.

Eurogamer PortugalExiste uma história por detrás deste jogo?
Kazutoki Kono

Existe uma história sim, mas evitamos falar dela para não estragar a surpresa. Ao ver atentamente o trailer já se consegue perceber algumas coisas, existe uma ligação com eventos dos jogos anteriores, em alguns casos, revisitamos algumas coisas para revitalizar essas histórias.

Apesar disto, é importante ter em conta que a personagem principal és tu, o jogador. Poderás ter reconhecido algumas das personagens que aparecem no trailer, mas tu tens o papel principal. Queremos que o jogador sinta que é o piloto.

Eurogamer PortugalQue novidades poderemos ver em termos de gameplay, quando comparado com os jogos anteriores?
Kazutoki Kono

Comparando com o Ace Combat: Assault Horizon, que teve bastantes adições às suas mecânicas, regressámos às raízes e tornamos a jogabilidade muito mais simples e focada nas mecânicas básicas.

Ao fazer isto, garantimos que as pessoas se habituam rapidamente aos controlos básicos, para que possam enfrentar os novos modos de jogo, incluindo o online. Ace Combat sempre esteve longe da simulação, sempre o consideramos um flight shooter, onde a simplicidade é chave. .

Eurogamer PortugalPensa que por ser um free-to-play, o principal foco estará no modo online?
Kazutoki Kono

Já que se trata de um título free-to-play, colocamos muita importância na comunicação entre os utilizadores, nesse sentido sim, o modo online tem um papel preponderante em Ace Combat: Infinity, mas isso não significa que a campanha irá ser sacrificada.

Este modo é muito importante para os fãs de Ace Combat, e à medida que atravessas a campanha, aprendes as mecânicas básicas para o online cooperativo, como ultrapassar as missões cooperativas. Esta aprendizagem pode não ser notada pelos jogadores, mas esse é o nosso objectivo.

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Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
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