Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Abril na história - destaques de gerações passadas

Recordar outras eras.

O atual ano de 2023 promete tornar-se memorável para os videojogos, um dos melhores anos de sempre pois existem tantos nomes empolgantes a caminho que até conseguimos ouvir carteiras a chorar de desespero.

Entre novidades que revelam um incrível talento artístico e outras que prometem feitos tecnológicos incríveis, vivemos tempos espetaculares e eletrizantes que prometem criar belas memórias para daqui a alguns anos recordar.

No entanto, também é um ano durante o qual diversos nomes sonantes, sejam séries ou jogos, vão comemorar importantes aniversários e aqui neste artigo mensal apresentaremos alguns destaques. São jogos de outras eras que, devido à sua importância ou aniversário, serão mencionados para um pouco de nostalgia.

Nesta viagem pelo tempo, tentamos escolher jogos de grande impacto, que marcaram as suas gerações e muitos deles jogos que deram origem a algumas das mais brilhantes séries desta indústria.

Tentarei também apresentar alguns jogos bizarros, curiosidades que marcaram momentos específicos desta indústria, e talvez te surpreendas com algum nome aqui mencionado.


Abril 2013

  • Pandora's Tower (Wii)

Pandora's Tower é um clássico de culto da Ganbarion para a popular consola da Nintendo, um Action RPG que ainda nos remete para a era em que esperávamos quase 12 meses para ter alguns jogos. Faz parte de um trio de JRPGs Wii pelo qual os adeptos tiveram de esperar ansiosamente e que merecia um acesso muito mais fácil do que ficar preso à Wii. Desenvolvido em conjunto com a Nintendo, é um título não tão bem conhecido quanto The Last Story e Xenoblade Chronicles, mas que merecia muita mais atenção do que teve.


Abril 2010

  • Nier (PS3, Xbox 360)

Quando a Square Enix lançou Nier, a companhia estava a passar por aquela que foi provavelmente a sua pior fase. A companhia de Final Fantasy teve séries dificuldades em transitar para a era HD, mas ainda assim deu-nos diversas ´perolas. Nier transformou-se de imediato num clássico de culto, um jogo que somente alguns jogaram e que espalharam a palavra com todo o orgulho. Os visuais e os controlos podiam afastar muitos, mas tudo o resto facilmente encantava. Felizmente, o inesperado furor com Automata resultou num remaster/ remake deste Nier e o mundo já conhece os seus encantos.

Há 13 anos atrás, a Ubisoft entregou à Xbox um Splinter Cell exclusivo, ao contrário de Blacklist, não foi exclusivo temporário, mas sim total. ConViction dividiu as opiniões, mais cinematográfico, mais focado na ação e com um dinamismo visual capaz de criar forte apelo. É um jogo que adorei jogar e que deu imensa força à Xbox 360 para os fãs do género, e parte de uma era dourada da Ubisoft.


Abril 2009

  • Ninja Blade (Xbox 360)

Poderás não acreditarm mas este é um exclusivo Xbox da FromSoftware que hoje conheces de Elden Ring, Sekiro ou Dark Souls. É um clássico de culto, um jogo de ação ao estilo de Ninja Gaiden, no qual a companhia japonesa tentou apresentar um blockbuster inspirado por Hollywood. Ninja Blade deixa a desejar nos visuais e até no gameplay, mas a ideia é interessante e se um dia a FromSoftware o quiser recuperar numa forma atualizada com várias melhorias, talvez seja um inesperado prazer para muitos jogadores.


Abril 2008

  • GTA 4 (PS3, Xbox 360)

Grand Theft Auto 4 foi lançado como um colosso muito específico da sua era. Lançado como um dos maiores sucessos da sua era, GTA 4 apostou numa história forte, melhorias no gameplay, incluindo sistema de cobertura nos tiroteios, expansões de história, e manteve toda a excentricidade da série. Sem imaginar que teriam de esperar 5 anos por um novo GTA, os fãs desfrutaram de uma escala cinematográfica 3D sem precedentes na série e que em termos da tecnologia elevou a série muito acima do que foi feito em 2004 em San Andreas.

Ver no Youtube
  • The World End With You (Nintendo DS)
  • Pensado como um JRPG apenas possível de jogar na portátil da Nintendo, The World Ends with You foi mais um clássico de culto de uma Square Enix que passava dificuldades na sua primeira era HD. Com uma estética muito própria e com a ação a decorrer com a Tóquio real como cenário, The World Ends with You facilmente distingue-se dos demais jogos da companhia. Em 2021, Tetsuya Nomura cumpriu o seu desejo de ter uma sequela, mas durante mais de 10 anos parecia mais uma pérola pronta para se perder no tempo.


    Abril 2006

    • Tomb Raider Legend (Xbox 360, Xbox, PS2, PC)

    Após o terrível Angel of Darkness em 2003, a Core Design perdeu a tutela da série Tomb Raider e a Crystal Dynamics recebeu a responsabilidade de revitalizar Lara Croft para a era HD. Ainda sem saber que seria o início de uma trilogia capaz de empolgar os fãs, Legend pavimentou o caminho para Anniversary e Underworld devolverem encanto a Tomb Raider, antes do reboot em 2013. Tomb Raider: Legend é um jogo de ação e aventura, que simplifica os puzzles e em troca te dá uma boa dinâmica com Lara Croft.


    Abril 2005

    • Jade Empire (Xbox)

    Em 2005, a Bioware entregou à Microsoft um dos maiores exclusivos para a sua poderosa primeira consola, Jade Empire. Lançado após o mega sucesso de Star Wars: Knights of the Old Republic, Jade Empire é um Action RPG inspirado na mitologia chinesa e aproveita imensas mecânicas do sucesso anterior para apresentar uma experiência muito própria. A história, sistema de combate, diálogos e banda sonora receberam imensos elogios e ainda hoje, Jade Empire é um jogo capaz de conquistar.

    Read this next