A Netflix poderá mudar para episódios semanais
A era do binge está a mudar.
Durante estes anos de atividade, a Netflix ficou conhecida por apostar na estreia completa das suas temporadas, permitindo ao cliente escolher como deseja consumir as suas séries. No entanto, a opção de ver todos os episódios de uma só vez poderá desaparecer.
Num momento em que a luta entre serviços de streaming está ao rubro e as gigantes da área tentam encontrar formas de manter os subscritores e mantê-los a assistir conteúdos todos os dias ou à espera uma semana por um novo episódio de uma série favorita, a Netflix poderá finalmente mudar de postura a respeito de uma das suas maiores diferenças.
Segundo o Collider, a companha do tu-dum continua a tentar travar a descida de subscritores e entre novos modelos de serviço apoiados por publicidade, cortes nas despesas e produções, poderá apostar num formato de um episódio por semana para as suas maiores produções.
Aquela que se tornou na maior diferença do streaming para a televisão tradicional quando a Netflix começou a sua expansão mundial, não foi emulada pela concorrência, que está cada vez maior e cresce mais feroz.
Reed Hastings, CEO da Netflix, viu o seu serviço reinar sem concorrência durante muitos anos e o modelo binge tornou-se muito popular e foi elogiado, mas agora o modo tradicional de um episódio por semana adoptado pelas rivais está a ser elogiado.
Ao invés de ter todos os episódios disponíveis no mesmo dia e ver a série correr o risco de cair no esquecimento, a Netflix poderá seguir o modelo das rivais e lançar um episódio por semana para manter o subscritor envolvido com o serviço durante várias semanas.
Com este novo modelo, a próxima temporada de Stranger Things ou The Witcher, por exemplo, vão durar meses até chegarmos ao último episódio. Isto manterá os subscritores no serviço e gerará mais conversa sobre cada episódio ao longo das semanas.
O Disney+, HBO Max e Prime Video apostam em episódios semanais e estão a desfrutar de diversos sucessos, enquanto a Netflix pensa em formas de se adaptar à nova realidade. Um dos benefícios disto é que já não terás de ver todos os episódios de Stranger Things seguidos ou navegar na internet com medo que algo seja revelado.