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A indústria dos jogos está em colapso, diz produtora indie

A forma como os jogos são financiados e feitos está a dar que falar.

Image credit: Keoken Interactive

A indústria dos videojogos está a passar por um período tumultuoso, com muitas companhias a lutar pela sobrevivência enquanto outras estão a fechar portas. De acordo com a Keoken Interactive, um dos principais problemas é obter financiamento para desenvolver novos jogos, o que significará mais encerramentos ao longo dos próximos meses.

Koen Deetman, co-fundador da Keoken, falou com o GI.biz sobre as atuais dificuldades para obter financiamento, numa conversa na qual partilhou que ao longo dos últimos 2 anos, efetuou mais de 200 apresentações para obter financiamento para 5 jogos, sem sucesso.

Conhecida pelos jogos Deliver Us, a Keoken está a ajustar protótipos para tornar os projetos mais interessantes para as editoras, mas as dificuldades permanecem. Segundo partilhou, já ajustaram e mudaram estes 5 jogos para tentar conquistar mais de 40 editoras, mas a resposta continua a ser não.

Koen partilhou que “criar, adaptar, e mudar o conceito de cinco jogos diferentes com mais de 40 editoras e ser continuamente rejeitado porque é muito singular, não é singular o suficiente, o orçamento é muito elevado, o orçamento é muito pequeno, é muito comercial, não é comercial o suficiente, começas a pensar se somos nós que temos mesmo de olhar novamente para o espelho ou se existem outros problemas aqui.”

“O modelo de como os jogos eram feitos está a colapsar e é preciso desesperadamente encontrar uma forma mais eficiente e durável de criar estas experiências. Combina isso com a correção pós-COVID, sinais de recessão e inflação, a resultante vaga massiva de despedimentos que afeta a maioria das companhias, causa uma tremenda espiral descendente de pessimismo.”

Para Koen, isto resulta numa menor vontade de arriscar, na necessidade de procurar outras formas de obter dinheiro, mas nem sempre isso resulta. A produtora tentou criar mapas para Fortnite, despediu funcionários e os co-fundadores estão sem ordenado há vários meses, mas nem assim o seu futuro está garantido.

“O desenvolvimento de jogos é caro e difícil. Quando é preciso tanto dinheiro para criar um jogo, é compreensível que seja importante mitigar os riscos ou que os investidores pelo menos consigam recuperar o dinheiro. No entanto, este modelo parece muito difícil de ser lucrativo para uma produtora, pois penso que a maioria dos bons jogos precisam de muito tempo para recuperar, o que significa que as produtoras ficam sem uma grande parte das possíveis receitas.”

Apesar do sucesso dos jogos Deliver Us, jogados por milhões e que ainda continuam a vender a bom ritmo, assegura Koen, a produtora está próxima de ficar sem dinheiro. Tentará na GDC encontrar investidores e capturar atenção para os seus projetos, mas será a última vez antes de encerrar.

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