Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

"A EA é um excelente sítio para se trabalhar"

Produtor da Maxis comenta sobre o fim do estúdio.

Em resposta à notícia de ontem de que a EA vai encerrar o estúdio original da Maxis, um dos produtores do estúdio comentou no Reddit para explicar como decisões como esta são feitas dentro da editora.

"Dinheiro. Tudo se resume a dinheiro. A EA, como uma corporação, não partilha o nosso sentimento de obrigação por sentimentalismo. Daí o anúncio de hoje," disse o produtor, que começou a explicar como funciona a EA.

Apesar de um início conturbado, SimCity vendeu mais de 2 milhões de unidades.

"A EA adoptou um sistema de aprovação por fases. Com pouco ou nenhum capital tem alguns designers e pessoas criativas experientes que criam a estrutura de um jogo. Eles desenvolvem o que conseguem como prova do conceito, normalmente simples protótipos da jogabilidade e conceitos de arte, o que depois é apresentado à EA."

"Isto dá origem a uma série de fases e análises em que recebem mais dinheiro e força de trabalho conforme seja necessário e o tempo para trabalhar na jogabilidade, motor e estilo artístico. Este período chama-se pré-produção e pode durar alguns meses ou alguns anos."

"A dado momento entras em produção, o que significa que sabes o que estás a fazer, como mais fazer, como eles vão vender o jogo e tens os números para apoiar tudo isso. Algum tempo depois, quando o pessoal do marketing achar que é o momento certo, o jogo será anunciado ao público."

"A partir deste momento nada muda. Uma vez anunciado que o jogo será apenas online, não há como voltar atrás. As pessoas queixaram-se que as cidades eram demasiado pequenas, mas não havia forma de corrigir isso sem comprometer os números e as previsões quando o jogo vendido às EAs do estrangeiro. Neste estágio não é possível negociar com a EA, não podes mudar a sua mente, e tens que lutar a sério para alterares as datas."

Apesar deste processo que deixa pouca margem para imprevistos, este produtor compreende que este processo existe para "minimizar os riscos e é muito bom nisso".

"Uma vez anunciado que o jogo será apenas online, não há como voltar atrás."

"A EA é um navio muito grande, é preciso muita energia e tempo para a fazer virar de direção. Este processo longo que vira o navio dá previsibilidade. Pequenas companhias conseguem virar muito mais rápido, mas não têm os recursos e a habilidade da EA para resistir por muito tempo. Tudo isto acontece por necessidade, e tudo se resume ao dinheiro."

O produtor diz ainda que a EA é hoje um excelente sítio para se trabalhar.

"A EA é um excelente sítio para se trabalhar hoje em dia. No passado houve dificuldades (fiz parte do processo EA Spouse), mas muito disso mudou. Eles querem mesmo manter o talento e reduzir os despedimentos. Nem toda a gente partilha a minha experiência, mas já não trabalho de fim-de-semana a fim-de-semana há quase uma década. A EA tem bons benefícios, salário competitivo, um grande sentido de responsabilidade pública. A Maxis em particular tem, pelo menos no lado dos Sims, a maior igualdade de género na indústria."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

SimCity 5 (2013)

PC, Mac

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários