Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

3D Vision da Nvidia

Salta para dentro do jogo.

Ultimamente muito se tem falado sobre jogos em 3 dimensões, com a Sony a pretender levar esta tecnologia ao público em massa. Seja através da visualização em 3D, seja com os controlos de movimentos da Sony e Nintendo, ou com Project Natal da Microsoft, todos parecem convergir, o futuro passa mesmo por uma maior interactividade entre o jogador e o videojogo.

É com esta conjuntura em mente que me chegou às mãos o 3D Vision da Nvidia, uma tecnologia que tira partido das placas gráficas deste fabricante e dos sistemas operativos da Microsoft, Windows Vista e Windows 7. Testei este sistema em vários jogos, Modern Warfare 2, Batman: Arkham Asylum, Resident Evil 5 e Left 4 Dead 2.

O pacote que me chegou às mãos vem acompanhado por uns óculos sem fio, um transmissor de sinal por infravermelhos, que comunica com os óculos, e um monitor Samsung® SyncMaster 2233RZ. Como é óbvio, esta tecnologia só funciona nas placas gráficas da Nvidia, sendo a gama mais baixa a suportar este 3D Vision a versão 8800 GT, para videojogos.

Emissor de sinal por infravermelhos.

Os óculos, apesar de não serem muito elegantes, cumprem bem a sua função, não sendo demasiado pesados apesar das componentes electrónicas incorporadas. Quem utiliza óculos de visão, pode ficar descansado, a Nvidia teve o cuidado de os criar de forma a encaixarem na perfeição, por cima dos óculos de visão. A bateria incorporada é recarregada através de um cabo USB, demora cerca de 3 horas a recarregar e têm uma autonomia de 40 horas de uso contínuo. Recarreguei a bateria apenas uma vez durante os vários dias de testes.

O Emissor de Infravermelhos (EI) é pequeno e com um formato discreto. A distância recomendada entre os óculos e o EI é de 45cm, sendo o seu alcance máximo de 4.5m. Na parte frontal possui um botão on/off, por detrás ligamos o cabo USB, sendo também onde se encontra situado o controlador de profundidade e um indicador de energia.

O monitor, Samsung® SyncMaster 2233RZ é de 22´´ e possui uma frequência de imagem a 120 Hz. Existem poucos monitores no mercado com estas características, para além do já referido, temos também o ViewSonic® FuHzion™ VX226 de 22´´. Também existem outras opções no mercado, como projectores, vários modelos Mitsubishi® 1080p DLP® Home Theater TV, e até monitores analógicos com frequência mínima de 100 Hz.

Com todo o hardware disponível há que efectuar a instalação no PC. Seguimos os vários passos, como uma normal instalação no computador. No final da instalação, temos que efectuar a calibração através de um guia de configuração.

Tudo o que necessitas para jogar em 3D.

Máquina utilizada para os testes

  • Sistema Operativo: Windows 7
  • Processador: Intel Core 2 Duo E8400
  • Memória: 4 GB RAM
  • Placa gráfica: ASUS GeForce GTX 285 1GB

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.
Comentários