Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

3D na demo de Crysis 2 não é mesmo 3D

Crytek diz que jogo completo o faz correctamente.

A Crytek diz que o modo 3D na demo multijogador da Xbox 360 de Crysis 2 não representa a qualidade do suporte estereoscópico do jogo final.

Análises à demo multijogador da Xbox 360 sugerem que o modo 3D de Crysis 2 é uma ilusão óptica baseada em camadas 2D sobrepostas – uma espécie de efeito diorama básico para criar perspectivas individuais para cada olho.

É um truque interessante que causa mesmo a impressão de profundidade como discutido na análise tecnológica à demo de Crysis 2, e fica agora claro porque razão achámos que o 3D era tão gentil com os nossos olhos... porque não existe realmente 3D no código da demo.

Do que conseguimos perceber, o "modo 3D" pega em certos elementos da imagem e muda-os horizontalmente num determinado número de pixeis, com esse valor ajustado de acordo com a força do 3D seleccionado nas opções.

Três camadas distintas são processadas: o HUD, a perspectiva da arma e tudo o resto – que é basicamente a cena inteira. Quando visto numa 3DTV, isto dá a impressão de o HUD estar perto, a arma mais distante, enquanto todo o cenário principal está ainda mais recuado para dar a impressão do 3D.

Então o que acontece quando cancelas o pixel offset? Fizemos isso mesmo neste vídeo, confirmado que a vista por olho é idêntica.

Crysis 2 3D – aqui as vistas esquerda e direita foram sobrepostas. Como podem ver, o offset entre as duas vistas é idêntico quando deveria variar dependendo do quão longe está cada objecto. São esperadas melhorias no jogo final.

Pedimos à Crytek para clarificar a situação, uma vez que a apresentação na GDC da própria companhia sugere uma abordagem "2D mais profundidade" é usada pelo CryEngine3 nas consolas, similar à tecnologia TriOviz, recentemente integrada no Unreal Engine 3.

"Na verdade estão certos, a demo ainda usa implementação estéreo datada, que tem pouca profundidade," disse-nos Jens Schaefar da Crytek.

"O jogo final tem muito mais profundidade e muito progresso foi feito. A demo da Xbox 360 não integrava as actualizações e como tal a demo Xbox 360 não é representativa a respeito do S3D."

Enquanto a implementação como está na demo de Crysis 2 não é tudo o que esperávamos, a técnica em si é intrigante e para jogos nos quais quantidades significativas de áreas de jogo são criadas de uma série de camadas achatadas (como LittleBigPlanet), podia ter algum valor.

Entretanto, os jogadores Xbox 360 podem querer revisitar a demo multiplayer - o "nível secreto" parece agora ter sido completamente desbloqueado, e vale bem a pena.

Read this next