Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

2048 - Análise

Não é uma aventura no espaço.

A partir do momento que os ecrãs tácteis se tornaram acessíveis às massas, os jogos educativos desenvolvidos para aparelhos electrónicos dedicados ganharam uma importância sem precedentes. As inúmeras acções que podemos desencadear à custa do toque do dedo numa superfície deslizante possibilitaram todo o tipo de criações: desde as mais engenhosas às mais simples e práticas. O limite é a imaginação e criatividade. 2048, criado por Gabriele Circulli, é um "puzzle" com números e que representa bem esses dois pólos. Um jogo de fácil interacção, que não requer comandos especiais nem combinações de botões, mostrando ao mesmo tempo uma estrutura apelativa e desafiante: levar o jogador a criar uma pilha de números.

No ecrã inferior podemos deslizar os quadrados enquanto que o ecrã superior mostra a grelha num efeito 3D.

Altamente popular nos "smartphones" e "tablets, 2048 é um jogo bastante rudimentar em termos visuais e tem na grelha de quatro por quatro espaços, o ponto de partida para o desafio principal: fazer deslizar na grelha quadrados com número 2 na horizontal e vertical, para que quando dois destes se encontrem numa posição horizontal ou vertical passem para o dobro num único quadrado. O objectivo do jogo passa por somar constantemente os números iguais, até que consigam obter num quadrado a bela soma de 1024. Mas para alcançarem este efeito terão que deslizar os quadrados com sucesso, evitando que a grelha fique repleta antes de conseguirem o número pretendido.

Trata-se de um desafio bastante simples, e que por isso torna desnecessário qualquer implementação de um manual ou nível introdutório. Em poucos minutos compreendemos o funcionamento do jogo e adaptamo-nos rapidamente à mecânica. A "stylus" permite-nos deslocar facilmente os quadrados e todo o movimento torna-se por vezes algo frenético. No entanto, até chegar ao número 1024, o primeiro nível de desafio, é necessário alguma paciência, esforço e concentração. Desde logo porque requer um elevado somatório e as condições certas para que dois quadrados se fundam na pontuação pretendida. Mais difícil é o desafio quando se estabelece como meta 2048 pontos ou 4096 pontos.

2048 apresenta uma fórmula simples, eficaz e que permite a qualquer pessoa jogar por períodos mais ou menos curtos. O problema do jogo é que não oferece mais nada, nem modos de jogo alternativos. Ficamos por isso um pouco desolados após uma passagem pelo quadro de opções. Mas também por isso é que o jogo custa €1,49 euros, ou seja, pouco mais do que um diário desportivo, o que significa que num dia, em vez de passarem uma vista de olhos pelas notícias do vosso clube, podem optar por descarregar o jogo para a 3DS e tentar completar os 3 níveis de dificuldade. Não oferece mais do que isto mas atendendo ao preço também não podemos ficar à espera de muito mais.

5 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários