@Radamel
1- No Pokémon White (e Black também) só podes apanhar Pokémons da região Unova. Só quando receberes o National Dex é que podes apanhar Pokémons das gerações anteriores. Se não estou em erro, recebes o National Dex depois da Elite Four e depois já podes encontrar alguns Pokémons "antigos" em certas Routes ou no Dream World.
2- No SoulSilver (e HeartGold também) podes receber um starter de Hoenn e acho que também um de Kanto, já não tenho a certeza. Mas já não me lembro onde, só sei que tens que falar com um NPC qualquer. Tenta procurar no
Serebii.net, lá encontras toda e qualquer informação sobre os jogos Pokémon.
3- Os três cães lendários - Raikou, Entei e Suicune - são, assim como a maioria dos lendários dificeis de apanhar. O Suicune não te foge, e por isso é mais fácil de apanhar. Diminui-lhe a vida o mais que poderes e põe-lo a dormir ou paralizado (sleep é melhor) e usa Ultra-Balls ou, se for de noite, Dusk Balls. O Entei e o Raikou vão te fugir sempre que os encontrares nas ervas, a não ser que uses o ataque Mean Look (os golbat têm esse ataque, os Hunters acho que também têm) ou tenhas um Pokémon com uma ability que "prenda" o Pokémon ( o Wobbuffet tem essa ability). Enfraquece-os, adormece-os ou paraliza-os. Quando já estiverem fracos, da próxima vez que os encontrares, usa o Mean Look ou o Wobbuffet e manda-lhes Dusk balls à noite. Com um pouco de sorte, os lendários são teus. Não te esqueças de guardar o jogo antes de enfrentares algum lendário. Assim, se o matares acidentalmente podes sempre fazer reset.
4- No Diamond, Pearl e platinum podes apanhar Pokémons de outras gerações durante o jogo, mas não todos. Só quando receberes o national Dex é que podes obter todos os Pokémons de todas as gerações, excepto da geração Black e White. E depois podes sempre transferir os teus pokemons do diamond para o White, mas só quando receberes o national Dex no White.
Para mais informações podes visitar o site do Serebii, lá encontras tudo, Pokédex, movesets, etc. No Pokémon Marriland tens walkthroughs dos jogos pokémon bastante completos. No entanto ambos os sites estão em inglês, mas se já jogas Pokémon há bstante tempo, não terás muito sproblemas a entender os textos ;)