A Designação SEN foi criada pela Sony, para englobar todos os seus produtos de entretenimento digital em um único lugar, em uma única conta de utilizador. Nesse caso, todos que possuam uma conta PSN (se mantém a sigla) já são automaticamente clientes de potenciais produtos digitais disponíveis na região abrangida, não necessitando de novo cadastro.
Quando for utilizar pela 1ª vez a SEN, insira os seus dados de PSN (email e pass) e, automaticamente, será reencaminhado para a Gestão de Contas.
Essa primeira página encontra detalhadamente informações sobre sua conta, mas basicamente se divide em 3 partes:
1º->Dispositivos:
Aqui se pode inserir ou renomear diversos aparelhos como televisores, dvd players, bd players, home theaters e claro o PS3. No caso do PS3, pode-se ter mais de um dispositivo na mesma conta, mas lembrando que há limites de downloads sobre o nº de dispositivos.
Desde 18/11/2011, o nº de downloads de jogos por conta caiu, de 05 para somente 02 consolas com a conta activa. Todos os jogos que foram activados antes dessa data mantém a contagem de uma conta activa para 5 consolas.
2º->Multimédia:
Aqui vc encontra todos os arquivos de downloads: musicas, jogos, filmes, etc... que tenha feito pelo PS3 ou outro dispositivo usando a conta SEN (PSN).
Infelizmente não tenho outro tipo de arquivo, senão jogos, avatares, temas e videos da PS3, e esses não podem ser feitos downloads pela SEN. Para quem quiser acesso a estes produtos pode fazer uso do Media GO (aqui), mas para já somente os jogos para os dispositivos portáteis fazem parte desse programa, mas se pode ter acesso a mídias de outras plataformas Sony.
3º->Conta:
Finalmente o mais importante para nós. Aqui farei uma descrição das várias secções que a compõe:
>>Informação de Facturação: como o nome diz, aqui vc encontra os dados que inseriu na gestão de conta do PS3 (morada e cartão de crédito). Também pode editar, remover ou inserir de forma rápida essas informações.
>>Detalhes da Conta: nesta parte se encontra dados da própria conta, como nome, id (não, não se pode mudar, ainda), pass e pin de segurança. A função pin foi inserida depois do ataque a PSN, e somente soma um valor a mais para transacções dentro da PSN.
Uma função a se ter em conta aqui. Quando preenche a morada, ela automaticamente fica disponível na informação de facturação (não necessita ser a mesma) mas tenha em conta a morada do cartão de crédito que atribui a conta, o que basicamente tende a ser o mesmo.
>>Carteira: basicamente o mais essencial, pois desde hoje (22/10/2012), esta ferramenta apresenta uma nova forma de acrescentar créditos na conta PSN, o tão aguardado PayPal*...
*para quem tem duvidas sobre o serviço PayPal, favor se dirigir ao Site..
Nesta área pode ver se tem créditos e adicioná-los se quiser. Se clicar em Adicionar fundos à carteira, terá acesso as seguintes formas de o fazer:
-Cartão de Crédito -PSN Card (pré-pago) -PayPal
Algumas definições extras como senha antes finalizar compras e fundos automáticos para renovações podem ser ligados ou desligados.
>>Subcontas: pode-se gerar e gerir contas vinculadas a sua própria. Não se tem muito uso, mas pode sempre criar uma para um filho, irmão ou outra pessoa que se queira ter um controle sobre os seus movimentos na PSN.
>>Utilizar pré-pago: ainda não sei pq mantém essa definição, se na carteira já tem essa opção. Mas os códigos de promoção também pode ser inseridos aqui.
>>Histórico de transacções: tudo o que já passou pela sua carteira tem o registo aqui. Todas os créditos inseridos e gastos estão aqui.
>>Multimédia e dispositivos: parte importante para nós gamers. Clicando na aba Jogos, se pode desactivar a sua conta de todas as consolas por um periodo de 06 meses, limpando de imediato todas as que estiverem lá. Durante esse período pode voltar a iniciar sessão em outras consolas ou nas mesmas que já tinham essa conta. Se tiver dúvidas, leia novamente no inicio desse post "Dispositivos". Depois do período de 06 meses, pode voltar a fazer o mesmo, sempre repetindo os passos acima.
Não há um limite que tenha visto para uma conta ser usada em consolas, mas como anteriormente se tinha 5 utilizações disponíveis, ainda creio que se possa usar essa mesma quantidade.
Quanto aos dispositivos portáteis, já tive 5 consolas com minha conta e ainda consegui aceder a minha PSP depois disso, mas como hoje em dia se tem a Vita, pode ser que tenha mudado. É um ponto somente especulativo meu, sem necessidade de ser um facto.
>>Preferências de Notificação: algumas formas de se ter acesso a emails da Sony e seus parceiros, assim como algumas vantagens que as vezes aparecem.
FIM
PS: Se quiserem repassar essas informações para outro site, peçam autorização. Tudo o que foi escrito aqui, foi redigido por mim. Não existe um texto na internet em que copiei o que encontrarem aqui. Todos os dados citados e dicas foram vividas por mim.
Se algo tiver a mais para acrescentar farei isso na maior brevidade possível. Se alguma informação ficou confusa, ou se tiverem algo para corrigir, favor entrar em contacto por pm. Toda ajuda é bem vinda.
Cumprs...
Editado por HUR4M35HY às 20:12:07 22-10-2012
[/url]
[/url]
.... qd tiver mais informações escrevo no 1º post... 
Como é que eu posso então fazer a desactivação geral de todos os meus sistemas e activar depois apenas o que quero? visto que dos 5 que podia ter incluindo o que utilizo agora, pelo menos 3 são de uma PS3 que já se foi por culpa do YLOD.