Como iniciar o sistema PlayStation 3 em modo de segurança

• Página

de 2 First / Last

anterior
  • Lismo 30 Ago 2011 20:48:30 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    O modo de segurança é uma funcionalidade que permite iniciar o sistema PlayStation 3 com o mínimo de funções necessárias caso este, por qualquer motivo, não seja capaz de iniciar normalmente. Ao iniciar o sistema em modo de segurança e executar uma das opções do menu, podes ser capaz de resolver o problema.
    Tem em conta que existe a chance das opções do modo de segurança não resolverem o problema e o sistema precise de assistência, nesse caso encontras ajuda aqui.

A Sony não recomenda usar as opções do modo de segurança a menos que se esteja enfrentando problemas com a PlayStation 3. Algumas dessas opções podem resultar em perdas de dados irreversíveis.

Se optares por realizar alguma das opções do modo de segurança, faz um backup dos dados antes de entrares no modo de segurança (caso seja possível).

O modo de segurança apenas se encontra disponível em sistemas com firmware actualizado para versão 2.60 ou posterior.

Quando deves recorrer ao modo de segurança

Executa o modo de segurança quando o teu sistema apresentar os seguintes problemas:

- Quando o sistema PS3 é iniciado e o menu XMB da consola não é apresentado (surge apenas o ecrã de fundo).

- Quando o sistema PS3 é iniciado e nada é apresentado no ecrã.

- Quando o sistema PS3 é iniciado e a mensagem "O sistema do ficheiro do disco rígido está corrompido e será restaurado" é apresentada, depois de seleccionares "Ok" o sistema é restaurado e reinicia, contudo, a mensagem original é apresentada novamente ou o sistema bloqueia durante a restauração.

- Quando o sistema PS3 é iniciado e a mensagem "A base de dados do disco rígido será reconstruída" é apresentada, depois de seleccionares "Ok" a operação de reconstrução inicia e falha ou o sistema bloqueia durante a formatação do disco rígido.

- Quando o sistema PS3 bloqueia ao reiniciar após uma actualização de firmware ou durante a actualização ou reconstrução da base de dados e a situação não é rectificada mesmo depois do sistema reiniciar.

Opções disponíveis no modo de segurança

No menu do modo de segurança encontras as seguintes opções:

1. Reiniciar o sistema - Termina o modo de segurança e inicia o sistema normalmente.

2. Restaurar as definições padrão - Corresponde à operação [u]Restaurar as Definições Padrão[/u] do menu XMB da consola e elimina a informação da conta PlayStation Network do sistema (ver nota).

3. Restaurar o sistema de ficheiros - Tenta reparar todas as áreas no disco rígido nas quais é possível guardar ficheiros. Os dados corrompidos poderão ser apagados caso não seja possível repará-los.

4. Reconstruir a base de dados - Elimina mensagens, listas de reprodução, alterações feitas nos ecrãs [u]Informação[/u], informação de recorte para imagens em [u]Fotografia[/u], miniaturas de vídeos, histórico de reprodução de vídeos e informação sobre a retoma de vídeos.
    Esta operação poderá demorar algum tempo, dependendo do tipo e número de dados de itens.

5. Restaurar o sistema PS3 - Corresponde à operação [u]Restaurar o Sistema PS3[/u] do menu XMB da consola (formato rápido). Importante: Todos os dados e definições serão eliminados durante este processo. Isto vai formatar o disco rígido da consola, eliminando todos os dados e repondo-os como se o sistema fosse iniciado pela primeira vez.

6. Actualização do sistema - Actualiza o software do sistema (apenas pode ser feito com um ficheiro de actualização guardado em suportes de armazenamento externo, como uma pen ou disco rígido externo).

Nota: A menos que o teu problema seja algo em especifico, é recomendado que executes as opções do modo de segurança na seguinte ordem até que uma delas resolva o teu problema. Se uma das opções resolver o problema, não continues para as outras opções.

- Restaurar as definições padrão (opção 2)

- Restaurar o sistema de ficheiros (opção 3)

- Reconstruir a base de dados (opção 4)

- Restaurar o sistema PS3 (opção 5)

Como iniciar o sistema em modo de segurança

Passo 1

Certifica-te que o indicador de alimentação do sistema PS3 está com a luz a vermelho indicando que a consola se encontra em stand-by.

Passo 2

1 - Mantém premido o botão Power (não removas o dedo do botão). Vais ouvir um primeiro "beep" que indica que o sistema se ligou.

2 - Continua a premir o botão Power e passados cerca de 5 segundos vais ouvir um segundo "beep", indicando o restabelecimento do vídeo.

3 - Continua a premir o botão Power, passados outros 5 segundos vais ouvir um terceiro "beep" e o sistema desligar-se-á, o indicador de alimentação ficará com a luz vermelha indicando que o sistema se encontra em stand-by (nesta altura liberta o botão).

Passo 3

1 - Mantém premido o botão Power (novamente, não removas o dedo do botão). Como anteriormente, vais ouvir um primeiro "beep" que indica que o sistema se ligou.

2 - Continua a premir o botão Power e passados cerca de 5 segundos vais ouvir um segundo "beep", indicando o restabelecimento do vídeo.

3 - Continua a premir o botão Power e passados outros 5 segundos vais ouvir um rápido duplo "beep" (nesta altura liberta o botão). Se fores bem sucedido em activar o modo de segurança vai surgir uma mensagem no ecrã a dizer "Conecte o controlador utilizando um cabo USB e pressione o botão PS".

4 - Conecta um cabo USB ao controlador e à PS3, depois pressiona o botão PS para entrares no modo de segurança.

5 - Neste momento ser-te-á apresentado o menu do modo de segurança.

Modo simplificado (para uma compreensão mais fácil)

PS3 em stand-by
    Pressiona e mantém premido o botão Power
    "beep"
    ... 5s
    "beep"
    ... 5s
    "beep"
    Retira o dedo do botão
    PS3 em stand-by
    Pressiona e mantém premido o botão Power
    "beep"
    ... 5s
    "beep"
    ... 5s
    Rápido duplo "beep"
    Retira o dedo do botão
    Conecta o DualShock 3

Modo super simplificado (para os que não gostam de contar "beeps")

PS3 em stand-by
    Pressiona e mantém premido o botão Power até que a consola se ligue e desligue novamente (durante o processo serão ouvidos 3 "beeps").
    PS3 em stand-by
    Pressiona e mantém premido o botão Power até ouvires um rápido duplo "beep" (durante o processo serão ouvidos 2 "beeps" e um rápido duplo "beep").
    Conecta o DualShock 3

Espero que este tutorial te seja útil de alguma maneira caso tenhas algum problema que não tenhas conseguido resolver de nenhuma outra forma.

Direitos: Este tutorial é da minha autoria, agradeço que não usem em outros fóruns ou sites sem antes me consultarem, obrigado!
  • Palmeirox 30 Ago 2011 20:53:10 157 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 8 anos atrás
    belo guia, obrigado pela partilha Lismo =)
  • Lismo 8 Set 2011 22:15:59 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Isto já me valeu uma vez, quando estava a instalar uma demo deu erro a meio e a consola crashou, tive que desligar, quando a liguei vi que tinha ficado lá um ficheiro corrompido, e não dava para eliminar porque dava erro ao fazê-lo, então decidi tentar instalar a demo de novo, aconteceu o mesmo, resultado, fiquei com 2 ficheiros corrompidos e não dava para os eliminar porque dava erro, fiquei bastante chateado.
    Depois de muita procura encontrei este método, executei a opção 3. Restaurar o sistema de ficheiros e aquilo eliminou os ficheiros corrompidos que não dava para eliminar através do XMB, ficou tudo bem :D
  • JOEL_83PT 8 Set 2011 22:33:04 1,904 posts
    Visto 7 horas atrás
    Registado 6 anos atrás
    Parabéns Lismo muito bom
  • Filipinhos13 8 Set 2011 22:36:21 2,426 posts
    Visto 1 hora atrás
    Registado 7 anos atrás
    a minha ps3 ta sempre a crashar que devo fazer ?
  • POLPA_1924 19 Set 2011 12:57:36 7 posts
    Visto 4 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    minha playstation , quando estou a jogar , passado uns 20 min , ela faz grande vasceiro , que se deve isso alguém me ajuda ?
  • armandao Moderador 19 Set 2011 13:44:36 9,268 posts
    Visto 8 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    É o sistema de arrefecimento a trabalhar...agora se é muito mesmo...tens de ter cuidado...qq dia ela vai abaixo
  • Lismo 19 Set 2011 18:03:22 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Este tópico serve apenas para discutir sobre como iniciar o sistema em modo de segurança, se tiverem dúvidas sobre isso façam-no aqui, agora se tiverem dúvidas sobre a consola ou problemas façam-no aqui: Ajudas rápidas - PS3
  • acapelari110 18 Set 2012 21:59:32 1 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    Fantástico!! Muito eficaz este tutorial!!! Muito Obrigado!
  • cesarmmarques 1 Fev 2013 20:55:41 1 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    vei tipo, eu fiz tudo isso, blz! dai vem o porem,quanto tempo demora em media pra restaurar o ficheiro inteiro?
  • Lismo 8 Fev 2013 19:48:32 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    @cesarmmarques Pode demorar algum tempo, por isso não te preocupes, desculpa a resposta tardia.
  • Leandrolbr 15 Mar 2013 13:31:48 1 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    eu coloco as opçoes q estao na tela mais demora muito, fica só carregando, é normal isso?
  • Rubenocha 15 Mar 2013 15:29:53 2,272 posts
    Visto 15 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    é um topico duplicado

http://www.eurogamer.pt/forum/thread/173855
  • afterKingsize 16 Mar 2013 21:12:31 1,934 posts
    Visto 7 meses atrás
    Registado 8 anos atrás
    bem fiz a opção de reconstruir a base de dados e isto ainda está "A preparar.. Por favor, aguarde".

também ainda só passaram 5h se calhar tenho de esperar mais um bocado ou quê? lol
  • afterKingsize 17 Mar 2013 15:27:16 1,934 posts
    Visto 7 meses atrás
    Registado 8 anos atrás
    vai fazer 24h que liguei a consola e nada! vou ter de interromper o processo.
  • Lismo 17 Mar 2013 16:54:14 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    @afterKingsize

Ui esperaste 24h? Não precisavas, claramente algo não está bem com a tua consola. Se quiseres podes tentar recorrer ao passo 4, já que eles recomendam ir avançando nos passos até o problema ser resolvido, mas ao recorreres ao passo 4 acho que te vai eliminar todos os dados da consola.

Já agora não deve ser nada recomendado reiniciar a consola a meio do processo, se achares melhor liga para a Sony e pergunta o que fazer.

@Rubenocha vou ver isso.
  • afterKingsize 17 Mar 2013 17:28:48 1,934 posts
    Visto 7 meses atrás
    Registado 8 anos atrás
    @Lismo

sim, ontem fui sair e desliguei hoje quando acordei.

pois acredito mas não podia deixar a consola ligada mais tempo.. eu não me importo de perder o que tenho na consola até porque não tenho lá nada de especial mas de qualquer das maneiras experimentei a primeira opção de repor os valores de fábrica e também não passa do "aguarde".

sim boa ideia essa de ligar para a sony.. ligo amanha então já que eles não trabalham ao domingo.
  • Rubenocha 17 Mar 2013 18:42:10 2,272 posts
    Visto 15 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    @Lismo Por mim na boa! Puseste tudo bem explicado ;)
  • EliteAssassin 18 Mar 2013 20:50:10 221 posts
    Visto 10 meses atrás
    Registado 6 anos atrás
    @Lismo Então, a Nº 4 não apaga dados de jogos, dados guardados, nem demos e jogos digitais?
  • Lismo 18 Mar 2013 22:50:25 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    @EliteAssassin Acho que só elimina dados de definições.
  • EliteAssassin 18 Mar 2013 23:11:03 221 posts
    Visto 10 meses atrás
    Registado 6 anos atrás
    @Lismo definições de que tipo?
  • Lismo 18 Mar 2013 23:18:28 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    @EliteAssassin

Pelo que diz ali "Elimina mensagens, listas de reprodução, alterações feitas nos ecrãs Informação, informação de recorte para imagens em Fotografia, miniaturas de vídeos, histórico de reprodução de vídeos e informação sobre a retoma de vídeos."
    Basicamente sei tanto como tu, nunca executei o passo 4, mas pelo que diz aí não me parece que elimine nada que esteja relacionada com os jogos.
  • joaocarlosbarbaca 19 Jun 2013 16:21:43 6 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    @Lismo não consigo aceder a esse meno, tive um qualquer probelema na minha PS3 que é das primeiras que sairão, após varias tentativas de fazer mil e uma coisa sugeridas não consegui resolver o probelema, contatei o apoio tecnico e segui as indicações á risca (fazer upgrad para verção 4.41 fazendo o donloud do mesmo no site da sony, passar para uma pendrive, na mesma apagar 1º tudo o que lá tinha, criar uma pasta a dizer PS3, dentro dessa uma outra pasta a dizer upgrad, e dentro dessa então colar o sofwer sacado no site da sony) assim fiz e finalmente lá começou a fazer a actualização; agora a dita actualização não passa dos 99%, pesquizei mais um pouco para ver como aceder ao menu de segurança no sentido de limpar o disco e depois então tentar istalar então a verção 4.41 mas não consigo aceder alguem me pode ajudar???
  • Lismo 20 Jun 2013 00:44:32 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    @joaocarlosbarbaca Não consegues aceder ao menu de segurança seguindo este tutorial? É que se não consegues eu não sei como te ajudar porque não consigo explicar melhor do que como está no tutorial, ou fazes tudo certinho mas a PS3 não entra em modo de segurança?
  • JACxMAN 20 Jun 2013 11:13:05 4,214 posts
    Visto 10 meses atrás
    Registado 9 anos atrás
    Lismo wrote:
    @joaocarlosbarbaca Não consegues aceder ao menu de segurança seguindo este tutorial? É que se não consegues eu não sei como te ajudar porque não consigo explicar melhor do que como está no tutorial, ou fazes tudo certinho mas a PS3 não entra em modo de segurança?
    Tens de admitir que é um pouco complexo.Não é qualquer um que consegue á primeira,eu ontem por exemplo tentei fazer isso e não consegui,mas não utilizei este guia que me parece mais completo do que utilizei.
    No entanto fico assim,porque já resolvi o meu problema.
  • joaocarlosbarbaca 20 Jun 2013 15:37:57 6 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    ok 1ª forma, JACxMAN eu considero a explicação dada muito boa e segui todos os passos, de qualquer forma o que acontece agora é o seguinte, com o disco de origem da consola não assedia ao meno de segurança e ao formatar o dico no PS tal como é recomendado e ao ir instalar a nova versão simplesmente parava aos 99%, apos varias tentativas e apos pesquisar probelemas iguais na net lá descobri que provavelmente o probelema seria os chamados Bad sectores no disco, optei por comprar um disco novo (sata 2.5 de 500GB) como recomendado, istalei o disco, fis a actualização (agora já concluio) e para meu espanto em ves de ter de novo a consola a bombar eis que fico com o ecrã vermelho a passar a mensagem "erro grave do sistema por favor contacte o apoio tecnico) loooooool.
    bem de qualquer forma agora já conseguis aceder ao meno de segurança seguindo as istruções aqui do topico, mas nada o probelema mantente mesmo depois te tentar fazer os 6 passos do meno de segurança, de voltar a formatar o disco novo e istalar a verção 4.41 sacada na pagina pa playstatyon blá blá blá blá, resumindo não sei que fazer, não queria comprar uma nova pois queria esperar pela 4, a consola numca foi aberta sequer, parto do prencipio que se tivesse alguma avaria interna o sistema avisava e dizia qual o erro que por sua vez ia identificar a avaria (tipo leitor de CD, placa de rede etc etc etc ) a consola avisa quando algum componente não está a funcionar não é nem numca foi o caso. estou na merda se alguem tiver uma ideia agradeço :(
  • joaocarlosbarbaca 20 Jun 2013 16:44:41 6 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    @Lismo caro @lismo antes de mais muito obrigada pelo tempo que despendeste ao meu probelema. após pesquizar uma bom bocado dei com o erro do bloqueio da actualização aos 99% é provocado pelos chamados Badsectores no disco e resolvesse com um disco novo, já o fiz e apos colocar o disco novo lá consegui istalar a totalidade da verção 4.41 mas depois aparece outro erro , ou seja fundo vermelho com mensagem em varias linguas a dizer "erro grave do sistema por favor contacte o apoio tecnico" ou seja continu com a consola avariada sem saber o que tem, de qualquer forma agora e com esta mensagem de fundo já consigo aceder ao menu de segurança seguindo os passos do teu tutotial, não adinata pois mesmo depois de seguir todos os passos, de formatar novamente o disco novo e repetir o processo fica tudo na mesma, não fasso a minima ideia de qual será o probelema mas pronto. obrigado e grande abraço
  • Lismo 21 Jun 2013 17:54:26 7,180 posts
    Visto 9 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    @joaocarlosbarbaca Isso é realmente chato, ainda por cima compraste um disco novo e não resolveu o problema, pelo que dizes fizeste tudo certinho e fizeste tudo o que era possível fazer, esse erro é muito estranho parece-me que a tua única opção é mesmo contactar o apoio técnico e a partir daí veres a melhor opção, boa sorte e faz o que achares melhor, estas coisas são sempre uma chatice.
  • joaocarlosbarbaca 23 Jun 2013 14:11:57 6 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    @Lismo pois, já contactei o apoio tecnico via telefone e via mail a resposta que me derão foi para aguardar uns dias que is sair uma nova verção para a PS3 e que ao fazer o upgrade dessa nova verção o probelema iria ficar resolvido vamos aguardar e ver para crer, de qualquer forma obrigada.
  • fabiomiguellima 26 Jun 2013 15:16:19 1 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    @Lismo me ajudem o mais depressa possivel a minha playstation 3 ta com o disco rigido se me quiserem conctar vao ao meu facebook fabio miguel lima
  • Página

de 2 First / Last

anterior
Inicia sessão para responder