esta notícia vem da blitz
eu já sabia mas para quem não sabe:
Muse inspiradores de histórias de vampiros
Muse e outras bandas inspiram a criação de novelas vampirescas, a saga Twilight ("Crepúsculo"), segundo a autora
Stephenie Meyer, escritora do livro Twilight (título em português: Crepúsculo), e das sequelas New Moon (Lua Nova), Eclipse (Eclipse) e Breaking Dawn (não disponível em português), incluiu nos agradecimentos de três dos quatro livros da saga, os Muse e várias outras bandas, como Linkin Park, Coldplay e The Fray, sinceramente agradecendo a inspiração dos músicos para a escrita dos seus best-sellers internacionais. Twilight é uma moderna de história de amor e acção, sobre o romance proibido entre uma humana e um vampiro, que rapidamente atingiu um elevado número de cópias vendidas para os quatro volumes publicados da saga.O primeiro livro da saga de quatro, Twilight (17 milhões de cópias vendidas), foi lançado em 2006, seguido pelas sequelas New Moon (2007), Eclipse (2007) e Breaking Dawn (2008).
Leia abaixo excertos dos agradecimentos da autora em cada livro (em inglês, original):
New Moon
"And, finally, thank you to the talented musicians who inspire me, particularly the band Muse - there are emotions, scenes, and plot threads in this novel that were born from Muse songs and would not exist without their genius. Also Linkin Park, Travis, Elbow, Coldplay, Marjorie Far, My Chemical Romance, Brand New, The Strokes, Armor for Sleep, The Arcade Fire, and The Fray have all been instrumental in staving off the writer's block."
Eclipse
"I am in your debt, rock gods of Muse, for yet another inspiring album. Thank you for continuing to create my favourite writing music. I am also grateful to all the other bands on my playlist who help me through the writer's block, and to my new discoveries, Ok Go, Gomez, Placebo, Blue October, and Jack's Mannequin."
Breaking Dawn
"The many bands and musicians that keep me motivated; did I mention Muse already? I did? Too bad. Muse, Muse, Muse... New gratitude to:The best band-that-never-was: Nic and the Jens, featuring Shelly C. (Nicole Driggs, Jennifer Hancock, Jennifer Longmand, and Shelly Colvin). Thanks for taking me under your collective wing, guys. I would be a shut-in without you."
- Na dedicatória de Breaking Down: "And thanks also to my favourite band, the very aptly named Muse, for providing a saga's worth of inspiration."
[Note-se que os excertos acima, dos agradecimentos e dedicatória da autora, referem-se apenas aos parágrafos dedicados aos músicos e não constituem a totalidade desses mesmos agradecimentos e dedicatória.]
Para quem já leu, um ou mais volumes da saga, conseguiram encontrar alguma ligação entre a música destes artistas e a história? Eu não posso dizer que associei determinada cena ou frase a esta ou aquela música ou artista, apesar de, por exemplo, conhecer todas as músicas dos Muse; não sei até que ponto estes e outros inspiraram a autora, mas estou-lhes certamente grata pela satisfação que a nós, público, proporcionam com o seu génio e inventividade, mas também influenciam outros a fazer arte, para mais uma vez, satisfação do público.
Temos aqui música a inspirar literatura.
Para mais informações acerca da saga Twilight e sobre a autora, consulte:
http://www.stepheniemeyer.com/twilight.html
Oiça aqui a banda sonora do filme, Twilight, em crescente popularização nos Estados Unidos e Reino Unido, com músicas de Paramore, Muse, Linkin Park e The Black Ghosts, entre outros:
http://twilight-pt.blogspot.com/2008/03/banda-sonora-do-filme.html