Sticky O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar?

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  • diefor Director, Eurogamer Portugal 17 Mai 2008 00:35:20 6,731 posts
    Visto 21 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    Autor: MK24ever

    Este meu tópico já é como um vírus, está em todo o lado.
    Mas tal como os vírus há sempre alguém que ainda não foi infectado, portanto aqui fica.

    *Tópico mais dedicado à PS3, mas funciona de forma parecida com os outros equipamentos Sony PlayStation.

    Ah pois é, infelizmente as avarias não são um exclusivo da Microsoft e até as PS3 de vez em quando dão problemas.

    Quando uma PS3 avaria deves seguir uma série de passos para procederes à resolução dessa situação.

    Em primeiro lugar aconselho verificares bem se a avaria constatada existe de facto, muitas vezes, coisas simples como a tomada eléctrica onde a PS3 está ligada não ter luz poder induzir o utilizador em erro ou outras situações do género.

    Se o problema for a nível de software podes e deves sempre pesquisar na Internet por pessoas com o mesmo problema ou problemas semelhantes, muitas vezes pode tratar-se de um problema pontual devido a um Firmware mais instável, problemas em servidores, problemas na tua ligação à NET entre outros problemas que podem não ser crónicos, ou seja, a resolução deles pode ser simples e rápida, não necessitando da intervenção da assistência técnica., atenção, nunca abras a consola para tentares descobrir o problema ou mesmo por simples curiosidade, isso além de perigoso invalida a garantia da consola e traz-te as devidas consequências desse facto.

    Se o problema não poder ser solucionado de outra forma que não com a assistência técnica então tens que solicitar essa assistência, mas antes disso consulta a politica de devoluções da loja onde adquiriste a consola (se o fizeste à relativamente pouco tempo *1 a 30 dias*, podes ter a sorte de a poder trocar directamente por um equipamento novo ou ser reembolsado se assim o preferires, lojas como a worten e Fnac dão alguns dias para estas situações, mas nunca é muito tempo, portanto não te descuides...

    Se já não tiveres essa opção então...

    A primeira coisa que te vais perguntar é como contactar a assistência técnica e do que precisas, pois bem, eu dou uma ajuda.

    O numero de telefone da Playstation Portugal é o 707 23 23 10 begin_of_the_skype_highlighting              707 23 23 10      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              707 23 23 10      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              707 23 23 10      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              707 23 23 10      end_of_the_skype_highlighting.

    Antes de ligares para lá vê se o teu telefone chega perto da consola porque podes ter que fazer alguns testes na consola que te vão ser pedidos pelo técnico, tens também de ter a factura original (talão da compra) em teu poder para dizeres o dia em que a compras-te ou outros dados, o talão é indispensável.

    Caso o técnico da Playstation verifique que o problema não pode ser resolvido telefonicamente através das indicações que vão dando, normalmente a solução fica em enviar a tua consola para uma morada que eles vão indicar para ser arranjada, ou directamente trocada por uma "nova*" após avaliação.
    Se o teu caso for esse, eles vão-te dar todas as indicações de como o deves fazer, mas eu passo já a explicar.

    Deves enviar SÓ a consola, nada de cabos ou comandos ou periféricos ( a não ser que o problema os envolva).

    Deves mandar a consola numa caixa que NÃO a original de preferência e bem acondicionada (se tiveres uma caixa de uma PS2 das primeiras que saíram (das grandes) é mesmo à medida, deves descaracterizar a caixa com papel ou fita-cola para não se perceber do que era a caixa, ou então vais aos CTT e eles vendem caixas de vários tamanhos).

    Aconselho a fazeres backup dos saves de todos os teus jogos e de ficheiros que te interessem pois podes ficar sem nada se vier uma nova* consola ou eles tiverem de apagar/trocar/formatar o disco rígido, podes copiar os teus dados para uma PEN ou um disco rígido USB externo. Os jogos poderás depois fazer download na nova consola sem teres de comprar tudo de novo se mantiveres a tua PSN ID.

    Na caixa deves ter visível a morada do destinatário e a tua morada. Deve constar igualmente, na parte de fora da caixa em sitio visível o numero da avaria (este numero é-te fornecido pelo técnico no telefonema).

    Junto à consola tens de enviar uma folha com todos os teus dados pessoais (nome, morada, telefone, e-mail e nº de contribuinte.) e uma fotocopia do talão da compra.

    No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707 50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...), a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa responsável pelo serviço técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a encomenda. O despacho é Grátis.

    Depois disto resta-te aguardar, o prazo normal é entre 15 a 20 dias úteis, se esse prazo passar podes ligar novamente para a playstation e pedir informações sobre o estado da reparação da tua consola, assim sempre sabes como estão as coisas e diminui a ansiedade.

    E prontos, é tudo!

    Espero que este tutorial ajude muito poucos utilizadores, mas que ajude bem esses muito poucos.

    Se me lembrar de mais algum pormenor eu ponho aqui.

    Nota: Quando ligares para a Playstation tens de o fazer durante a semana das 10:00 às 22:00 e aos sábados das 10:00 às 18:00, podes ter de tentar muita vez até conseguíres ligação.

    Fiquem bem. :D
    PS: Não é preciso pagar nada para despachar a consola pela transportadora, tudo à excepção do telefonema (numero azul) é grátis neste processo todo.

    Curiosidades: As consolas não são enviadas para a Sony mas sim para uma empresa espanhola especializada em promoção/serviço pós venda e logística de produtos, a Stock Uno!

    Na maioria dos casos as consolas são trocadas por aparelhos novos* pois fica mais barato, é mais fácil e mais rápido, a Stockuno limita-se a constatar o estado do produto avariado enviado e procede à sua troca por outro do mesmo modelo, mas não se pense que é "toma lá dá cá"...

    UPDATE 1: O "*" em "consola nova*" deve-se ao facto de que as consolas enviadas por troca da consola avariada enviada não serem literalmente novas!

    Ou seja, a tua PS3 avaria, ligas para lá e eles dizem que te trocam a PS3 por uma nova PS3, mas essa PS3 não é nova (é nova só para ti), hoje liguei para a Sony e confrontei a telefonista com essa situação, ela informou-me que as consolas enviadas em troca da avariada são consolas "reconstruídas" e não novas, ou seja, são consolas que já estiveram avariadas e foram arranjadas, ou com peças novas ou com peças de outras PS3 avariadas. Isto não é matematicamente sempre assim, há casos de as PS3 serem novas, de qualquer forma as consolas vêm impecáveis.

    UPDATE 2: As garantias não são renovadas com os novos* equipamentos, ou seja, se a tua PS3 avariar passado um ano após a compra e tu a mandares para a garantia e eles te enviarem uma nova* PS3, essa PS3 só vai ter o "resto" da garantia da primeira e não uma garantia nova de 2 anos.



    Normalmente a morada de envio das consolas é: (filial em Lisboa)

    Stock Uno
    Lezíria Parque Lote 1
    Polo Industrial do Forte da Casa
    2625-437 Forte da Casa
    Lisboa (Portugal)

    Telefone: 21 798 11 61

    [ACTUALIZADO]
    Ora como o prometido é devido vou finalizar este post, como sabem a minha PS3 já chegou e melhor que nunca.
    Passaram-se 4 semanas e 2 dias desde a fatídica noite em que a minha ex-PS3 se zangou com tudo o que era redondo, espalmado e com 12 cm de diâmetro (a drive óptica foi-se!), mas depois de uns telefonemas à assistência Playstation Portugal eis que chega uma nova PS3 para meu encanto.

    Autor: MK24ever

    [ACTUALIZADO]


    Decreto-Lei aplicável 67/2003 de 8 de Abril (alterado pelo DL 84/2008 de 21 de Maio)

    Artigo 3.º
    Entrega do bem
    1 — O vendedor responde perante o consumidor por qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue.
    2 — As faltas de conformidade que se manifestem num prazo de dois ou de cinco anos a contar da data de entrega de coisa móvel corpórea ou de coisa imóvel, respectivamente, presumem-se existentes já nessa data, salvo quando tal for incompatível com a natureza da coisa ou com as características da falta de conformidade.



    Como também podem ver no n.º 2 deste artigo, a garantia é de 2 anos.



    Outra coisa que eles costumam dizer é que primeiro têm de reparar e depois, se passarem 30 dias, é que temos direito à substituição. Isto também não é verdade:



    Artigo 4.º
    Direitos do consumidor
    1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

    2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.



    Nós é que escolhemos se queremos a reparação, a substituição ou se queremos resolver o contrato ou um acerto no preço, vejam o n.º 1.



    O n.º 2 dá o prazo máximo de 30 dias para a substituição ou reparação.



    O prazo de garantia é de 2 anos (vejam o art. 5.º, n.º 1):



    Artigo 5.º
    Prazo da garantia
    1 — O consumidor pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou de cinco anos a contar a entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.

    6 — Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel.



    Como podem ver no n.º 6 deste art. 5.º, se vos for entregue uma nova consola, o prazo de garantia reinicia, ie, têm mais dois anos de garantia desde a data de entrega da nova consola.



    Por fim, têm de informar a loja ou, neste caso, a Sony logo que possível, pois há um prazo de dois meses para isso:



    Artigo 5.º -A
    Prazo para exercício de direitos
    2 — Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.



    Se mesmo assim eles continuarem a não vos dar razão, peçam o livro de reclamações. No dia seguinte enviem um e-mail ou fax para a loja com cc para a DECO (decolx@deco.pt) e para a ASAE (correio.asae@asae.pt).

    Fonte
  • artur_pt 19 Mai 2008 19:11:17 293 posts
    Visto 7 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    nao falta aqui nadinha ;)

    a minah esta por essas bandas, stock uno, tou para ver ate quando
  • TwinSpark 19 Mai 2008 19:40:42 1,071 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    tenho um medo de pelar que isto algum dia me aconteça... ai a minha bela SKU :(

    @ Artur: que ela venha rápido que isso é o que interessa :D
  • Netweb 19 Mai 2008 22:32:51 27,391 posts
    Visto 11 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    Espero não vir a este tópico durante os próximos 10 anos.. :D
  • Tiagoaf 19 Mai 2008 22:58:52 1,502 posts
    Visto 1 ano atrás
    Registado 10 anos atrás
    Netweb wrote:
    Espero não vir a este tópico durante os próximos 10 anos.. :D

    O mesmo aqui!!!

    Parece que o Diefor andou a fazer o trabalho de casa xD
  • crazy-play 19 Mai 2008 23:56:07 891 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    Muito útil :)
    Este não podia faltar.
  • artur_pt 20 Mai 2008 00:52:25 293 posts
    Visto 7 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    o diefor so falhou o primieiro passo, geralmente deve jogar.se as duas maos a cabeça demonstrando claro desespero :x

    foi a este topico que recorri quando a minha avariou, é muito util mas ao mesmo tempo o ultimo que queremos ver a frente
  • Netweb 20 Mai 2008 14:17:43 27,391 posts
    Visto 11 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    Eu tenho medo quando os jogos encravam e somos obrigados a desligar o POWER...
  • TwinSpark 20 Mai 2008 19:12:31 1,071 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    Netweb wrote:
    Eu tenho medo quando os jogos encravam e somos obrigados a desligar o POWER...
    Só tive de fazer isso uma vez, de resto consigo sempre desligar à frente, mas acredita que essa vez foi suficiente :S
  • S-GAMER 20 Mai 2008 19:34:45 260 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    Netweb wrote:
    Eu tenho medo quando os jogos encravam e somos obrigados a desligar o POWER...
    É isso que provoca a avaria da drive BD...

    Mas não é obrigatório desligar no main power,basta 1 pouco de paciencia que pelo sensor frontal vai lá...

    (nem há smiles nesta @#$%&...)
  • MK24ever 20 Mai 2008 23:27:56 40 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    Só é pena o tópico estar incompleto... e não ter mencionado quem foi o autor original...
  • S-GAMER 21 Mai 2008 00:17:29 260 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    MK24ever wrote:
    Só é pena o tópico estar incompleto... e não ter mencionado quem foi o autor original...
    Realmente...
    O Diefor falhou...
  • artur_pt 25 Mai 2008 01:48:18 293 posts
    Visto 7 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    diefor, so demorou esse tempo? a minha so ablou faz segunda duas semanas.

    cometi um erro, e nao fiz backup dos saved games. ate porque o problema da minh consola era que encravava, nao sendo possivel fazer isso. ja sei que vou ficar sem as minhas coisinhas :s
  • AZORES 28 Mai 2008 13:09:52 1,342 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    "No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707 50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...), a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa responsável pelo serviço técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a encomenda. O despacho é Grátis."


    Existe em Ponta Delgada?
    É que não encontro informação de haver uma sede cá.

    E caso não existas os portes de envio para mais de 5 kilos, não propriamente barato, nada mesmo...

    E logo agora com o MGS 4 a caminho, a consola liga o cooler e nunca mais se "cala".Que nervos miudinhossssss

    Mas que azar dos Diabos. Ôdasse..Fonixx
  • diefor Director, Eurogamer Portugal 28 Mai 2008 13:13:06 6,731 posts
    Visto 21 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    AZORES wrote:
    "No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707 50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...), a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa responsável pelo serviço técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a encomenda. O despacho é Grátis."


    Existe em Ponta Delgada?
    É que não encontro informação de haver uma sede cá.

    E caso não existas os portes de envio para mais de 5 kilos, não propriamente barato, nada mesmo...

    E logo agora com o MGS 4 a caminho, a consola liga o cooler e nunca mais se "cala".Que nervos miudinhossssss

    Mas que azar dos Diabos. Ôdasse..Fonixx

    Estragou-se a tua? :S
  • SeesThroughAll 28 Mai 2008 13:31:54 1,689 posts
    Visto 1 semana atrás
    Registado 12 anos atrás
    AZORES wrote:
    E logo agora com o MGS 4 a caminho, a consola liga o cooler e nunca mais se "cala".Que nervos miudinhossssss

    Mas que azar dos Diabos. Ôdasse..Fonixx

    Nao acho que esteja avariada.
    Isso parece-me ser excesso de po dentro da caixa, esta a forcar a ventoinha a ligar-se ao maximo para poder arrefecer a placa.

    Recomendo que des uma vista de olhos a este video que te explica como fazer manutencao da ventoinha.
    Ou este.

    Pode ser que ajude.
  • AZORES 28 Mai 2008 14:08:49 1,342 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    SeesThroughAll wrote:
    AZORES wrote:
    E logo agora com o MGS 4 a caminho, a consola liga o cooler e nunca mais se "cala".Que nervos miudinhossssss

    Mas que azar dos Diabos. Ôdasse..Fonixx

    É só o cooler...

    Nao acho que esteja avariada.
    Isso parece-me ser excesso de po dentro da caixa, esta a forcar a ventoinha a ligar-se ao maximo para poder arrefecer a placa.

    Recomendo que des uma vista de olhos a este video que te explica como fazer manutencao da ventoinha.
    Ou este.

    Pode ser que ajude.

    Logo vou testar isso.

    Obrigado pela dica
  • Tiagoaf 28 Mai 2008 21:41:48 1,502 posts
    Visto 1 ano atrás
    Registado 10 anos atrás
    oh Diefor esquecestete de por o autor original!!
  • AZORES 28 Mai 2008 22:10:38 1,342 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    SeesThroughAll wrote:
    AZORES wrote:
    E logo agora com o MGS 4 a caminho, a consola liga o cooler e nunca mais se "cala".Que nervos miudinhossssss

    Mas que azar dos Diabos. Ôdasse..Fonixx

    Nao acho que esteja avariada.
    Isso parece-me ser excesso de po dentro da caixa, esta a forcar a ventoinha a ligar-se ao maximo para poder arrefecer a placa.

    Recomendo que des uma vista de olhos a este video que te explica como fazer manutencao da ventoinha.
    Ou este.

    Pode ser que ajude.

    Segui o primeiro exemplo, pois não tenho aspirador.

    Bom não resultou, reparei que a PS3 tem 6 niveis de rpm no cooler e na minha consola só vai até ao 2 e fica sempre ai, não é que o barulho irrita, mas sim o facto de ficar sempre neste nivel, pois esta anomalia é deveras estranha..

    Acho que por um lado tens razão ainda existe algum pó retido na board proximo da GPU, CPU memorias, etc e dai não atingir uma temperatura estável de modo que regresse ao nivel 1.

    Cumpr´z
  • Psipunisher 31 Mai 2008 23:09:43 1,594 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    videos no longer available.....
  • pato.boss 4 Jun 2008 22:21:16 161 posts
    Visto 9 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    Em principio 6ª já vai para o arranjo
  • Netweb 14 Jun 2008 03:19:00 27,391 posts
    Visto 11 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    A minha anda a trabalhar muito... faz mais barulho de ventilação.. que o normal.. porque eu não ouvia nada e agora parece que sopra...
  • botadid 15 Jun 2008 00:57:32 142 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    boas pessoal eu ja me estou a passar a minha play foi no dia 8 de maio com avaria nao lia Blueray e ate hoje a unica coisa que me dizem é k houve um ruptura de stock e estão a espera k seja reposta isto desde dia 12-5 meu deus k desespero... a minha é uma de 60GB lg a dificuldade penso eu...
    quanto a ventilação posso dizer k mal chegue vou comprar um sistema de ventilação que vi na vobis parece me muito bom ... não é muito caro... espero que a ps venha esta semana se ñ tenho k esperar lol
  • S-GAMER 15 Jun 2008 01:28:44 260 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    botadid wrote:
    quanto a ventilação posso dizer k mal chegue vou comprar um sistema de ventilação que vi na vobis parece me muito bom ... não é muito caro...
    Totalmente desnecessário.
    O sistema de refrigeração da consola chega perfeitamente...
  • resistance23 15 Jun 2008 20:12:10 1,979 posts
    Visto 5 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    infelizmente, faço uma visita a este tópico...

    a ps3 está boa, o sixasis é k parece que pifou... estava a jogar metal gear e sem mais nem menos desligou-se-me na mãos em pleno jogo e agora nem dá sinais de vida...

    está a carregar, mas nada, n liga a luz, nada...

    alguém já passou por algo semelhante?
  • Apagar utilizador 15 Junho 2008 20:54:19
    resistance23 wrote:
    infelizmente, faço uma visita a este tópico...

    a ps3 está boa, o sixasis é k parece que pifou... estava a jogar metal gear e sem mais nem menos desligou-se-me na mãos em pleno jogo e agora nem dá sinais de vida...

    está a carregar, mas nada, n liga a luz, nada...

    alguém já passou por algo semelhante?

    Já atiras o teu sixasis ao chão =D mas antes disso dá uns beijinhos ele pode ligar :P
  • resistance23 16 Jun 2008 10:08:40 1,979 posts
    Visto 5 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Pipa wrote:
    resistance23 wrote:
    infelizmente, faço uma visita a este tópico...

    a ps3 está boa, o sixasis é k parece que pifou... estava a jogar metal gear e sem mais nem menos desligou-se-me na mãos em pleno jogo e agora nem dá sinais de vida...

    está a carregar, mas nada, n liga a luz, nada...

    alguém já passou por algo semelhante?

    Já atiras o teu sixasis ao chão =D mas antes disso dá uns beijinhos ele pode ligar :P

    LOL

    por acaso umas boas pancadas foram remedio santo, vamos ver se dura =P

    beijinhos agora só quando comprar o dualshock3. ;)
  • Mousyx 16 Jun 2008 10:13:23 469 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    A minha ps3 la vai à vidinha dela amanha para a stock uno merdas, e so a volto a ver daqui a 1, 2 ou 3 messes(tempo incerto) lol.
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