Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

WarioWare Do It Yourself

O verdadeiro faz-tudo.

WarioWare tem já uma longa tradição nas consolas da Nintendo. Game Boy Advance, Gamecube, DS e Wii, que é como quem diz, todas desde a estreia da saga em 2003. O apelo sempre foi o mesmo, pequenos jogos que consecutivamente testam a nossa capacidade de reacção em curtos espaços de tempo. Dada a sua duração, que nunca ultrapassa alguns segundos, os mini-jogos sempre apostaram em apanhar o jogador desprevenido pelas inesperadas (por vezes brilhantes) premissas.

As sequelas construíram sobre esta base utilizando características específicas ao jogo em questão ou à consola em que se inseriam. WarioWare Twisted, por exemplo, vinha num cartucho de GameBoy Advance que continha um sensor de movimentos, WarioWare Smooth Moves colocava do lado do jogador a tarefa de compreender como utilizar o comando para o jogo em particular. Ao mesmo tempo, a personalidade bacoca de Wario é o pano de fundo ideal para a idiotice que os jogos emanam.

A grande inovação de WarioWare DIY em relação aos seus predecessores é integrada no próprio nome, ou seja, "faça você mesmo" (Do It Yourself). Já que os jogos são sempre tão curtos e tão simples, porque não disponibilizar um editor que permita ao jogador criar os seus próprios jogos.

De origem o jogo traz noventa mini-jogos, integrados num modo para um jogador próximo daquilo que a franquia tem oferecido (personagens doidos, histórias a roçar o ridículo, gargalhadas a rodos), o que permite supor que o apelo deste jogo não se esgota na possibilidade de construir o nosso próprio mini-jogo.

Para facilitar a tarefa, existe um detalhado tutorial; que complementa a explicação das bases essenciais para construir um jogo com alguns jogos incompletos cuja conclusão fica a cargo da criatividade do jogador.

A gestão do mini-jogo é feita por uma sucessão de triggers e respectivos desenlaces, tudo devidamente programado pelo jogador.

Aproveitando a flexibilidade que o stylus da DS permite, o editor de jogos é extremamente completo. Dividido em quatro secções essenciais, "regras", "gráficos", "música" e "assembly" que serve para juntar tudo.

Inesperadamente intuitivo, dez minutos chegam para apreender a generalidade das funções e meter as mãos à obra. Digo inesperadamente porque o editor oferece uma miríade de funções em todas as secções. Seja para desenhar um fundo ou uma peça móvel, pouco mais se podia pedir da secção dos "gráficos". O editor de música permite-nos sobrepor notas de quatro pistas em simultâneo, escolhendo diferentes instrumentos para cada uma. Basicamente tudo o que se podia exigir dadas as limitações inerentes a ser um jogo de uma consola portátil.

Ainda não foram anunciados detalhes, mas será possível descarregar do serviço Wi-Fi da Nintendo novos jogos e mesmo enviar os nossos para os servidores da Nintendo, que irá disponibilizar os melhores jogos que os utilizadores enviarem.

Para além desta componente online, Warioware Do It Yourself é também complementado por Warioware: DIY Showcase, que será disponibilizado no Wiiware. Além dos setenta mini-jogos que contém, é possível ligar a portátil à sua irmã mais velha para jogar os jogos que tenham criado na televisão lá de casa.

Enquanto jogo para vários jogadores, WarioWare é um sucesso com grupos que ainda tenham uma réstia de sentido de humor, e independentemente de os jogadores criarem jogos à altura das potencialidades ou optarem por tornar a coisa pessoal com os amigos, o editor de WarioWare DIY vai permitir a qualquer um materializar qualquer mini-jogo que tenha imaginado. Ambos os títulos serão lançados dia 30 de Abril.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

WarioWare D.I.Y.

Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Comentários