Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tiger Woods PGA Tour 08

Desde à muito que Tiger Woods PGA Tour tem marcado anualmente presença nas mais variadas plataformas e esta ano não é excepção, mas será que este ano haverá campeonato a valer ou não passa de um campeonato de segunda?

Com o passar dos tempos o golfe ganhou cada vez mais seguidores no mundo dos videojogos e como tal, todos os anos temos sido presenteados com uma nova versão deste jogo, contudo a questão que se coloca é até que ponto a revalidação anual de jogos é algo de bom ou apenas uma questão de marketing.

Este ano não temos um Tiger Woods de cara lavada, mas sim um jogo com algumas boas novidades. O principal modo de jogo continua a ser o PGA Tour já conhecido por todos. O seu funcionamento é simples, durante uma época o jogador terá que cumprir uma série de objectivos e desafiar alguns dos melhores golfistas do mundo até que a época acabe. Com o avançar do torneio o jogador ganhará dinheiro para utilizar na loja e pontos de experiência para melhorar a performance do seu golfista.

Assim que o jogo começa deveremos criar um perfil e um jogador que nos acompanhará no decorrer do jogo, são disponibilizadas algumas opções de personalização de cara/corpo bem como algumas roupas (não muitas). De qualquer das formas o jogador terá à sua disposição uma loja onde poderá adquirir algum equipamento, tais como luvas, tacos de golfe e pólos, este tipo de equipamento poderá ser comprado com o dinheiro ganho no PGA Tour.

Este ano foi implementado um sistema de moral no jogo, conforme acertamos ou não no buraco ganharemos ou perdermos moral, se a moral do jogador chegar a um ponto muito baixo iniciar-se-ão os Mental Games. Os Mental Games são uma série de jogos que caso o jogador tenha sucesso na sua realização haverá um acréscimo de moral no seu golfista, entre eles existe um jogo em que temos que limpar os sapatos do jogador, noutro teremos que dar autógrafos ou ainda limpar as pedras e folhas do terreno de jogo. A verdade é que esta espécie de mini-jogos não têm nada a ver com a prática do desporto, parecem desenquadrados em relação ao jogo, mas verdade seja dita são até bastante engraçados.

Tiger Woods na PSP tem mais a oferecer aos jogadores como um jogo casual, um jogo em que a qualquer momento possamos pegar e dar umas tacadas para esquecer o stresse do dia a dia, como tal pensamos que o jogo deveria possuir mais modos de jogo que se enquadrassem neste sentido. Existe ainda um modo de jogo que consiste em dar tacadas contra um painel de vidros numerados com pontos, em cada missão temos que cumprir com um X número de pontos e caso consigamos concluir a prova passamos para o nível seguinte numa espécie de Survival Mode. O problema é que à parte dos Mental Games este é o único modo do género, e cheira a pouco.

Os cenários de jogo são um pouco repetitivos, mas de outra maneira não seria um jogo de golfe, alguns cenários fogem um pouco à regra diferenciando-se aqui e ali mas na generalidade não mudam muito. Fica a ideia de que grafismo fica um pouco à quem daquilo que a consola pode fazer, existe uma grande falta de pormenores gráficos de qualidade e o grafismo na generalidade é pobre, apresentando alguns defeitos nos modelos dos golfistas e uma enorme quantidade de serrilhado.

O jogo é composto por uma banda sonora com grande diversidade de músicas e é de salientar a existência do EA TRAX que funciona da mesma maneira que o Player da PSP. Neste espaço jogador tem a liberdade de ouvir todas as músicas do jogo acompanhadas por um fundo interactivo que funciona consoante o ritmo da música, de facto é um ponto a favor.

A jogabilidade continua fiel à série, existem algumas boas animações referentes à trajectória da bola que permitem o jogador ter a noção do tipo de tacada que vai dar e estar sempre com a noção do espaço Bola-Buraco. Não nos podemos esquecer da componente online que infelizmente poucos são os jogos que a têm, os menus são bastante atractivos e apelativos (como em todo o jogo) apresentado uma barra onde passam algumas das novidades do mundo EA, no entanto torna-se um pouco difícil encontrar alguém para jogar em condições.

Tiger Woods PGA Tour 08 não é uma lufada de ar fresco na série, mas a verdade é que não o precisa de ser, alguns modos de jogo extra e talvez uma série de mini-jogos mais ampla teria feito deste jogo algo muito mais completo, divertido e acima de tudo apelativo.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Awaiting cover image

Tiger Woods PGA Tour 2008

PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Ricardo Madeira avatar

Ricardo Madeira

Contributor

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.

Comentários