Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tekken 5: Dark Resurrection

O rei dos Beat`em ups agora na PSN!

Tekken, é uma das séries mais famosas e populares entre os fãs da marca Playstation, pois trata-se de uma série que cresceu a par das máquinas Sony e até à data marcou presença em todas elas, desde a PSone à Playstation 3. Os jogos que compõem esta série também são considerados por muitos, como os melhores dentro do seu género e a cada novo lançamento, a qualidade aumenta e um novo patamar é imposto para com os seus rivais.

Disponível desde o lançamento da Playstation 3 na Europa, Tekken: Dark Ressurection é uma versão fiel à original arcade que por um preço bastante acessível, ajudou a colmatar uma falha no catálogo da consola, a ausência de beat`em ups, e mesmo agora quase um ano após o lançamento, essa falha ainda se nota. Fãs do género, eram obrigados a optar por Tekken: Dark Ressurection, disponível na Playstation Store por 9.99 Euros, ou então, por Virtua Fighter 5, disponível pelo preço normal de um jogo, mas tanto o jogo da Namco Bandai como o jogo da Sega não tinham funcionalidades online. Algo bastante insatisfatório visto estarmos perante uma nova geração em que as funcionalidades online representam uma parte significativa do entretenimento.

Felizmente a Namco Bandai, resolveu dar uma enorme prenda a todos os fãs de Tekken e adicionou o modo online ao existente jogo na Playstation Store, mas esta actualização ainda conta com outras novidades. Sendo o modo online o grande destaque, outros modos já tradicionais na série, mas ausentes nesta versão, foram agora incluídos tornando o produto muito mais completo.

O modo online é tudo aquilo que poderiam desejar e agora já podem combater contra adversários de todo o mundo. Vão ter um ranking com o respectivo estatuto, que devem defender ganhando combates e acumulando pontos que servem para aumentar o estatuto e ainda podem consultar numa tabela quem são os senhores do Rei do Punho de Ferro.

Das opções à escolha temos, Opti Macth que procura automaticamente uma sala com adversários do nosso nível ou aproximado, e temos também Quick Match, que procura qualquer sala ou então podem ser vocês mesmos a escolher os parâmetros de procura. Ao entrar numa sala é necessário aguardar pela nossa vez mas enquanto esperamos podemos assistir aos combates dos outros jogadores em directo. Podem ainda criar uma sala e convidar amigos mas inexplicavelmente não podem aceder às salas onde eles estão sem convite, podem optar por procurar mas é muito mais difícil e demorado. Adianta ainda salientar que podem usar os vossos headsets caso queiram mandar uns gritos de raiva ou manifestar a vossa alegria. Tudo está apresentado de maneira intuitiva e os menus são fáceis de navegar.

As partidas online decorrem sem problemas de maior que afectem a jogabilidade e salvo algumas ocasiões em que o lag dificulta o decorrer do combate, a experiência mantém-se estável, o que é muito agradável. Se estão fartos de jogar sozinhos ou se os vossos amigos não estão por perto, não hesitem em travar uns combates online.

Para além do modo online, a nova actualização veio incluir mais dois novos modos de jogo, e se um deles é importante para assegurar a variedade, o outro é importante para assegurar o sucesso de quem combate, sendo ambos um excelente apoio para o modo online. Os novos modos são, o modo Survival e o modo Practice, que como os nomes indicam, nos permitem lutar pela nossa sobrevivência ou treinar.

No modo Survival, já habitual neste tipo de jogos, o jogador escolhe um lutador e luta até perder toda a energia, que recupera de combate para combate consoante a nossa prestação. O modo Practice, permite treinar golpes com os lutadores e é bom para treinar aquelas sequências mais difíceis ou combos mais elaborados, com qualquer lutador. Estes dois novos modos complementam de bela maneira o online e ao lado dos já existentes modos, conseguem criar um resultado mais completo e atractivo.

Obrigatório para todos os fãs, a actualização online permite que a diversão seja amplamente alargada e ao mesmo tempo atenua um pouco, mas só um pouco, a espera pelo Tekken 6. Também é bom referir que, por enquanto, este é o único beat`em up para a Playstation 3 onde podem combater online.

8 / 10

Read this next