Tabela de conteúdos

Página Anterior 1 2 Próxima

Publicidade

Sonic Unleashed Análise

PlayStation 3 Xbox 360 Análise por Vítor Alexandre

5 Janeiro, 2009

Página 1 de 2. Página 2 ->

A transição da série Sonic para as três dimensões não tem sido um processo tão simples como seria, normalmente, de esperar. Durante anos, as versões a duas dimensões ditaram um respeito absoluto e de pleno agrado para os mais directos seguidores habituados a uma jogabilidade directa, acolhedora e sem grande complexidade visual, mas desde Sonic Adventure para a Dreamcast que os produtores claudicam na hora de fabricar uma versão doméstica adaptada às recentes maravilhas tecnológicas capaz de recrudescer, com encanto, todo o espírito da série. Na sua maioria os fracassos das versões prévias a Unleashed ficaram-se a dever a erros de programação, assim como uma manipulação pouco precisa da visão na terceira pessoa, causando sérias dificuldades para a devida integração da personagem no cenário. A física da personagem não foi das melhores e quando se justifica uma compatibilização com sequências de plataformas algumas dificuldades ressurgem, tanto mais que os produtores pretendem manter a toada de velocidade que sempre foi apanágio da série.

A versão agora em análise, correspondente à PS3, tem um alcance distinto, mas também vacila em alguns momentos. Exceptuando a composição gráfica, com um colorido marcante na aventura do famoso ouriço adaptada à alta definição, nem por isso alguns dos padecimentos apurados na PS2 deixaram de se registar, sobretudo nos níveis desenrolados à noite, quando Sonic se transforma numa versão felpuda de garras afiadas e braços extensíveis capazes dos mais severos golpes. Na senda da inovação e à procura de uma estrutura aspirante a quebrar uma sequência linear por iniciativa dos ambientes nocturnos (que muito lembram o sistema de Zelda em Twilight Princess), os níveis conduzidos por Werehog não atingem o pico do divertimento e génese do clássico quando Sonic percorre extensas superfícies à luz do dia.

Dentro dos segmentos mais sombrios o jogador percorre áreas e mais áreas repletas de inimigos, anéis, moedas e outras medalhas, como se estivesse dentro de um capítulo de God of War, desbravando inimigos à custa de golpes brutos, embora de grande simplicidade e algo básicos como bofetadas, saltos com golpes aéreos, assim como a possibilidade de agarrar um inimigo para o arremessar aos demais. Porém, neste esquema bem ao jeito das plataformas, aventura e permanente acção, com uma variedade de golpes mais abundante em comparação com o Sonic diurno, ocorrem alguns problemas como a movimentação da câmara em torno do protagonista, seja para direccionar para a posição em avanço, seja para uma visão adequada de uma luta com “boss” onde é essencial garantir uma boa perspectiva. O grafismo apesar de satisfatório e globalmente bem conseguido, não alcança o mesmo patamar dos níveis diurnos e por vezes há uma notória quebra na frame rate. Por outro lado algumas sequências despoletadas através dos quick time events não merecem o melhor desenvolvimento, sobretudo pelo tempo limitado em demasia para se dar uma resposta.

'Sonic Unleashed' Screenshot 1

Nas secções diurnas a jogabilidade tem o expoente old school da série, envolvida num grafismo cuidado e convincente.

Numa outra margem, com uma abordagem mais entusiasmante, melhor gizada e mais objectiva, estão os níveis completados por Sonic, no seu estado natural, para gosto dos fãs, durante a luz do dia e por vezes com a companhia do duas caudas (Tails). Com alicerces para exploração e aventura, esta disposição funde-se com frequentes ritmos de grande velocidade, loopings da praxe e saltos incríveis para formar autênticas sequências “on-rails” devoradas a um ritmo estonteante.

Neste caso os níveis convencionam determinados momentos; há que distinguir o controlo horizontal, em que o jogador se limita a transitar de uma posição mais à direita, central ou esquerda, consoante haja moedas e outros obstáculos, até um controlo vertical bastante próximo e acolhedor dos episódios de Sonic em 2D de forma a saltar mais alto para recolher mais anéis e garantir uma velocidade supersónica. O trabalho gráfico é mais impressionante, particularmente visível quando se atravessa uma zona superior e se obtém uma percepção mais global de parte da área em progressão.

Página 2 ->

Publicidade
Comentários

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

Comentários: 1-19 de 19

Utilizador
Comentário Comentários com baixa pontuação foram escondidos. Faz login para os veres!
cvigti
05/01/09 @ 10:48
#1
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Isto por mim nem um 3 levava...mas só joguei a demo. Seja como fôr, por mim recebia um 2 pois os gráficos estão excelentes e a ideia até era boa...jogabilidade? 0. :P
RhapsodyRules
05/01/09 @ 14:52
#2
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Banana, o quão fã de Sonic és?

Nem discuto, mas fico admirado pelo 7 aqui.
tachikoma
05/01/09 @ 15:50
#3
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
A jogabilidade tem falhas, lá isso tem. Mas o Galore anda a meter coisas para a veia outra vez...
cvigti
05/01/09 @ 16:40
#4
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
banana
até te podia estar aqui a explicar todos os pontos q detestei neste sonic (a demo), mas como n tenho pachorra deixo-te aqui o link da review na gamespot q aponta todos os defeitos q eu lhe vi tb...
http://www.gamespot.com/xbox360/action/s...

e se for por ser a gamespot, toma o da 1up q já dizem ligeiramente melhor sobre ele...
http://www.1up.com/do/reviewPage?cId=317...

agora n me venhas dizer q sou influenciável por reviews e o camandro pois experimentei o jogo muito antes de ver reviews e n gostei dele logo à partida. as reviews apenas confirmaram as minhas desilusões com este sonic q prometia...

Ps: qt à ignorância, "it takes one to know one" :P momento acriançado pa desanuviar.
cvigti
05/01/09 @ 17:11
#5
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Pois...reviews feitas por privados ou quase, aí não haverá subjectividade com certeza...
Por acaso o Sonic até era o meu estilo de jogo...era. Até começarem a aparecer estes Sonics em 3D que tiram qualquer tipo de jogabilidade à coisa e servem simplesmente para show off de motores de jogo e qualidade gráfica.
Sempre disse q este Sonic é horroroso e isto do ponto de vista de ter jogado uma demo. E n tem nada a ver se gosto do estilo de jogo ou n, pois como referi, gosto.
Se essas reviews, de quem jogou o jogo todo, focam praticamente tudo o q eu dei conta na demo...coincidência n há-de ser, ou o jogo é mesmo mau ou n sei...
Finalizando, sou bem capaz de dizer que detesto um jogo e admitir q o jogo é muito bom ou excelente mesmo, temos como exemplo o MGS4. Detesto a porra do jogo, mas sim está excelente, bem como o GTA4, muito bem feito e tal, mas n tenho pachorra para esses jogos, mas lá está. admito q é um excelente jogo.
É como se diz, são opiniões. Se tiveres uma opinião diferente da minha e gostares do jogo, compra. E diverte-te com ele q n te irei criticar. Agora um jogo sobejamente conhecido nas mais variadas reviews por ser muito mau e dizeres q é excelente...aí sim, estás a ser subjectivo inversamente ao q dizes q eu estaria a ser;)
cvigti
05/01/09 @ 17:31
#6
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
é como referi num dos meus posts anteriores, basta leres a review da gamespot q subscrevo tudo o que eles lá dizem, com excepção do desenho dos níveis, pois como só joguei a demo não dá para aferir bem se a maior parte dos níveis está bem construido ou n...
Os controlos são ridículos, muitas vezes morres n por seres noob nem por n teres experiencia neste tipo de jogos nem pela velocidade, simplesmente os controlos n respondem com a velocidade q deveriam (ou melhor, o sonic n responde aos controlos com a velocidade q devia).
As plataformas são uma treta, mais uma vez um gajo morre por má construção dos níveis/má colocação das plataformas e n por falta de experiência, um gajo tem quase de parar e olhar bem e tentar N vezes para conseguir saltar em certos sítios, o q quebra qq velocidade inerente a um jogo sonic...
A câmara nem falo...mais uma vez deviam voltar ao velho estilo 2D, este nem é carne nem é peixe, é alforreca.
E os combates...bem nem lhes chamaria combates de tão básicos e fatigantes q são.

Pronto, praticamente o mesmo q a review da gamespot com a qual concordo plenamente. Isto tudo apreciei de uma demo, q supostamente é como aqueles trailers de filmes q devem mostrar o melhor desse filme, imagino se tivesse jogado o jogo todo (incluindo as partes piores q a demo)...
Mas lá está, é a minha opinião. Pelos vistos n é a da eurogamer.pt nem a tua. Bom para ti, joga o jogo e diverte-te. N estou aqui a tentar dissuadir-te de comprares o jogo nem nada q se pareça:)
tachikoma
05/01/09 @ 18:35
#7
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
nas secçoes com o Werehog, o sistema de lock on para te agarrares a cenas é um pouco defeituoso (só te podes pendurar/segurar em cenas quando aparece a mira sobre o objecto)

Manter premido o botão de agarrar torna a experiência um pouco menos frustrante. Tirando este aspecto acho o controlo do werehog decente. Quanto ao Sonic apenas aponto a velocidade excessiva e o facto de o Sonic ser demasiado elve. Vai dos 0 aos 100 muito rápido o que torna o factor exploração um pouco complicado.

Btw, já que referem análises de portais estrangeiros partilho com vocês o facto de o "jornalista" da IGN não ter sequer completado o jogo.
crazyslayer
06/01/09 @ 02:10
#8
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
banana, não achei o jogo a horriveldade que foi o anterior sonic, que não tinha ponta por onde lhe pegar,mas este jogo ainda não chega aos calcanhares de um Sonic Adventure, os melhores Sonic eram mesmo os da Mega Drive e caso não voltem ao estilo full 2D mas em HD do estilo um remake que andam a fazer do Sonic 2 (pesquisa no google se não souberes) ou Bionic Commando Rearmed, os jogos nunca mais voltam a mestria dos antigos. Que se note sou um fã do Sonic desde sempre e até penso dar uma oportunidade ao Unleashed e comprá-lo, mas quando estiver casa dos 25€, mais que isso não.
Edited 1 times, most recently on 06/01/09 @ 02:11
RacerX_RL
06/01/09 @ 11:25
#9
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Concordo que os melhores Sonic's são os da Mega Drive!! Mas já que se fala aí de Sonic Adventure, a parte do Knuckles também eram seca e todos dizem que são os melhores Sonic's a 3D e não sei o quê.... Inclusivé eu! Comprei este Sonic Unleashed no lançamento e gostei bastante do que joguei, apesar de ainda não ter tido oportunidade de o acabar, infelizmente! Ainda só "reparei" a primeira parte do planeta... :) Como fã de Sonic, este é um must buy! Está aquilo que um Sonic deve ter... Ser extremamente rápido (Sonic) com algumas partes de plataformas mais pensadas (Werehog). Todos os Sonic's são assim, não sei porque este deve ser diferente...! Se os controlos são maus ou não, ainda não tive problema nenhum até agora! Mas, mais uma vez digo, ainda não acabei o jogo! Abraço.
RhapsodyRules
06/01/09 @ 12:34
#10
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Tanta coisa que já foi dita aqui... Banana, não não joguei. E não vou compra-lo. Por isso vou continuar a basear-me em reviews para me referir ao jogo. Tambem me diziam que o Sonic and the Secret Rings era o melhor jogo de Sonic dos ultimos tempos na altura que ele saiu, comprei e achei-o terrivel. Se calhar é mesmo o facto de deixar de ser o nosso genero ou simplesmente não conseguir agradar. Este nem lhe toco.

As reviews são o expelho daquilo que é o jogo. Não digo que algumas não sejam injustas, mas para que a maioria esteja tão baixa, então só pode querer dizer que o jogo não está em condições. E não é porque uns dizem que os reviewrs foram injustos que isso muda. As notas baixas podem ter sido dadas por pessoas que simplesmente não conseguiram achar aquilo jogável. Estando à espera de uma experiencia estilo Sonic, qualquer um ficaria desapontado ao se deparar com um pseudo brawler para ter de jogar uns minutos de nível de Sonic e ter de repetir o o brawler. É o mesmo que te darem um carro potente e te obrigarem a parar para que vás a pé até ao proximo carro. E tambem muita gente não deve ter tirado grande prazer dos níveis do Sonic. Correr rápido por níveis é bom de vez em quando, mas isso é quase ter o jogo em piloto automático. Safam-se as secções onde existe plataformas, mas aí a jogabilidade destroi o prazer que recebemos pois o Sonic exagera na velocidade o que dava prazer tora-se mais frustante e díficil. E depois há os mundos chatos.
Sonic Adventure não era nada assim. >=( O Sonic dava-nos tempos para pensar naquilo que queria-mos fazer enquanto corriamos, tinha plataformar para onde saltar, níveis com grandes espaços abertos e por vezes caminhos diferentes para seguir. Não nos obrigava a correr a 300 kilometros por hora durante o nivel todo.

http://www.youtube.com/watch?v=UfMn1VGO9...
http://www.youtube.com/watch?v=FR86QgC3e...
http://www.youtube.com/watch?v=yqlcsWK7EA8

http://www.youtube.com/watch?v=MilQgchtG0Q


De isto para isto vai uma grande diferença.

http://www.youtube.com/watch?v=-PNoAwVB1...

(Sonic adventure eram jogos excelentes)



http://www.youtube.com/watch?v=RK47RhKH9Yc

O Werehog é um tanque! Até me deu enjoos quando passei dos videos do Sonic para os dele, imagino a diferença que não fará no proprio jogo! E conversas estáticas?

http://www.youtube.com/watch?v=OZOrfQ3MiVc

brawl brawl brawl! Brawl brawl brawl!









Edited 2 times, most recently on 06/01/09 @ 12:52
cvigti
06/01/09 @ 14:54
#11
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
banana, não existem opiniões erradas, podes é não concordar com as opiniões de alguém, isso não as faz erradas.;)
RhapsodyRules
06/01/09 @ 15:08
#12
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
"para mais quase que é impossivel explorar os niveis de sonic dada a velocidade com que ele precorre os cenarios "

Um dos problemas que eu falei no meu post anterior.

Quanto aos níveis do Werehog, não vou dizer mais porque não os experimentei, mas pareceram-me bem maus pelo simles facto de que nos obrigam a combater com ordas de inimigos. Isso é péssimo para um jogo de plataformas. Pareceu-me bem básico o sistema de combate.

"(e que só melhora á medida que desbloqueias mais ataques)"

Já soube disso tambem. Há um up-grade no Sonic que te permita acabar com os inimigos e correr mais depressa?



"e já que falamos de jogos sonic do passado, apenas posso dizer que para mim sonic adventure 2 foi demasiado overrated..
as unicas sequencias boas eram as do sonic e shadow... os niveis de knuckles e rouge eram chatos como tudo, os niveis de tails e eggman eram assustadoramente lineares... e a camera... gees...
de qualquer forma foi sem duvida um bom jogo... mas acho que as pessoas apenas falam tao bem dele por ter sido o ultimo jog do sonic a ter uma boa recepçao, é por isso que as pessoas se lembram dele como sendo o ultimo grande jogo.... "

este joguei, ao menos posso falar dele. :P Não penso que sejacaso de "Overrated" (como assim? Os fãs de Sonic fazem tudo dele ser Overrated e a média dele no GameRanking nem a mais alta nos jogos de Sonic). Haviam muitos níveis de Sonic e Shadow no jogo, o jogo até tinha uma história agradavel, o Chaos World era bom para aumentar a longetividade deste, os up-grades nos personagens melhoravam a experiencia da jogabilidade, e mesmo personagens que não os de Speed tinham algumas coisas interessantes. Eu pelo menos gostava de percorrer aqueles níveis cheios de cor e elementos de exploração interessates. Ex disso eram os niveis do Knucles na selva, o do Hallowen, o do interior da nave do Robotnik, o ultimo no Adventure 2 que era todo escalado (era irritante quando via-mos a esmeralda no topo e caiamos como desalmados até ao piso inferior), o unico de que me queixo de ter odiado mesmo, foi aquele em que com a Rouge tinha-mos apenas uns 5 minutos para apanhar as 3 esmeraldas. Isso era péssimo. Mesmo assim, foram boas adicções pois continham plataformas com puzzles e os personagens eram rápidos ao estilo Sonic e Shadow.
Na minha opinião, chato eram os níveis que nos obrigavam a jogar com o Robotnik e Tails dentro de uma máquina. Mas eram apenas o pior do jogo. De resto tinha-mos os niveis do Shadow e do Sonic, as lutas contra os bosses e o Chaos World, uma plot que fazia sentido uma faixas sonoras que se ouviam bem (Crush 40, não me importava nada de os ouvir naqueles jogos) e deu num bom jogo de plataformas na altura.



"e para mim o melhor é sem duvida sonic 3 e knuckles... melhor é impossivel... e sim, sonic adventure rula, mas se tiverem a oportunidade de jogar unleshed (de o alugar ou pedir emprestado) entao não pensem duas vezes... eu garanto que se voces forem amantes de jogos de plataformas (e do sonic em geral) entao este jogo vai cair nas vossas boas graças... e provavelmente tambem ficaram indignados com as notas que teem sido dadas ao jogo... "

Adorei os Adventure de forma estúpida mesmo. xP Não sei qual é o melhor de todos porque não quero ofender nenhum. Mas depois do Heroes...
Vá, emprestado não tenho nada contra ele. E nem a 20€. Foi o preço que esperei para comprar o Secret Rings. :P
cvigti
06/01/09 @ 17:14
#13
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
banana, eu disse: "é como referi num dos meus posts anteriores, basta leres a review da gamespot q subscrevo tudo o que eles lá dizem, com excepção do desenho dos níveis, pois como só joguei a demo não dá para aferir bem se a maior parte dos níveis está bem construido ou n..."
ou seja, a minha opinião foi baseada em experiência pessoal, ao jogar a demo, ao comparar a minha experiência com as reviews, concordei com as reviews. Onde está o mal? Como podes dizer q concordo com uma review sobre algo q nunca joguei? :)
Mas enfim, já chega disto. E a minha opinião n pode ser errada, qt muito os fundamentos para essa opinião poderão ser, mas isso já será a tua opinião, q eu n direi q será errada mas q os fundamentos para ela são errados, quais esses fundamentos?n sei. nem interessa.gostas do jogo, bom proveito. eu n gosto e acho o jogo muito mau mesmo, ok, deixa-me tar com a minha opinião.:)
RacerX_RL
06/01/09 @ 20:22
#14
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Não foi o cvigti que disse que o Dead Space não prestava?? Ah, não! Disse que era repetitivo, tendo jogado só a demo (que por acaso é só uma parte de combate, para ver o desmembramento, QUE NEM APARECE NO JOGO FINAL!)! lol Por acaso tive a curiosidade de sacar a demo, depois do que ele disse... Ainda não saquei a demo do Sonic, mas tenho que sacar pois deve estar diferente do final.

cvigti:

"Isto por mim nem um 3 levava..."

Por ti, nem nota levava! Como não o jogaste...
tachikoma
07/01/09 @ 09:31
#15
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
As reviews são o expelho daquilo que é o jogo.

Feitas por fanboys raivosos que nem sequer terminam o jogo. Um facto curioso é que 99% das análises colocam o Sonic Unleashed no mesmo saco do Sonic 2006. Tal comparação, para além de demonstrar ignorância, é estúpida e imbecil. Sonic Unleashed é melhor que o Sonic 2006 e é melhor que o Sonic and the Secret Rings. Como curiosidade digo que o EG.net deu 8 ao Secret Rings e 4 à versão HD do Unleashed.
Big_Jonny
07/01/09 @ 13:09
#16
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
O jogo tá muito bom, já passei a história e agora vou acabar os trofeus..

O ultimo do werehog que é o nivel onde se usa os 2 sonics demora uns 40 minutos xD


Por mim merece um 8
Edited 1 times, most recently on 07/01/09 @ 13:11
RhapsodyRules
07/01/09 @ 14:41
#17
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Tachikoma, não falando de análises entre fans ou haters da série, penso que as análises sejam mesmo o espelho daquilo que é o jogo. Embora que não me esteja a referir só à analise em si mas à média delas. Se um jogo for mau, o normal é conter mais análises más que positivas. Não podem estar todos a mentir e a classificar mal um jogo ou podem?


Banana, eu não digo que detestei o nível da caça à esmeralda, mas tambem te admito que quando via que era isso que ia jogar depois de ter jogado com o Sonic ou o Shadow ficava bem chateado. :P Mas ao menos não era tão mau como ter de pescar o froggy. xD

Os Crush 40 já tinham participado no Secret Rings. Mas a voz do Jason não devia sequer aparecer onde quer que seja. Melhor, devia ser proíbida nos jogos. lol Vou acreditar que ele melhorou. Espero mesmo que sim. É uma pena ter de mudar o audio para jap sempre por causa das vozes inglesas. Já no SA2 o fazia. Mesmo assim, o Sonic utiliza frases em inglês mesmo em Jap. Os japoneses suckam na pronuncia inglês.

Edited 1 times, most recently on 07/01/09 @ 15:36
RhapsodyRules
07/01/09 @ 19:10
#18
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
Banana, wooow! xD
Raikard
26/01/10 @ 16:03
#19
0
Enterraste este comentário
Comentário abaixo do teu limite
Mostrar
O sonic não merecia algo tão mau...

Comentários: 1-19 de 19

Queres comentar este artigo? Faz log in, ou regista-te!

X Ver Galeria