Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sonic Mania níveis especiais - Como ganhar Chaos Emeralds e Gold Medals no UFO e Blue Spheres

Descobre como ser o melhor nos mini-jogos de Sonic Mania.

Os níveis especiais do Sonic Mania estão, tal como o resto do jogo, repletos de nostalgia e ambientes familiares. E como tal, as Chaos Emeralds e as Blue Spheres estão de volta.

Para além disso, também temos um guia com todos os segredos, códigos, e funcionalidades extras do Sonic Mania. Caso seja a primeira vez que estejas a jogar um Sonic, ou se já não jogas um à algum tempo, também temos Truques e Dicas para os novatos!

Níveis especiais do Sonic Mania - como jogar no Blue Sphere e UFO

Existem dois tipos de níveis especiais no Sonic Mania, os quais desbloqueiam coisas diferentes:

  • Níveis Blue Sphere - Se apanhares 25 anéis e passares por um sinal, vai aparecer um anel por cima desse sinal, e se saltares para ele irás aceder a um nível especial. Ao completares estes níveis irás ganhar medalhas de prata ou ouro, dependendo da tua performance, as quais desbloqueiam funcionalidades extra no menu dos extras. O progresso mantém-se ao longo de vários playthroughs, por isso não tens de apanhar todas as medalhas numa única vez.
  • Níveis dos UFO - ao longo dos níveis existem vários anéis gigantes, os quais te levam para níveis especiais, recompensando-te com Chaos Emeralds na eventualidade de os completares. No total existem sete níveis em cada sequência, por isso precisas de as encontrar a todas antes de desafiares o boss da sequência em questão.

Enquanto que os sinais (Níveis Blue Sphere) se encontram em todo o lado, os anéis dourados e os UFO são mais difíceis de encontrar. Resumidamente, caso explores um caminho mais escondido é provável que encontres estes níveis especiais, por isso assegura-te que exploras todos os recantos!

Como aceder facilmente aos níveis especiais do Sonic Mania

Apesar de poderes (e deveres) jogar os níveis especiais à medida que os vais encontrando, existe uma forma mais fácil de acederes a estes conteúdos:

Debloqueia o modo debug, e depois começa um playthrough No Save com o modo debug ativo. Ao usares o modo debug, podes ativar uma opção que faz invoca os sinais instantaneamente. Gera anéis através das caixas de itens e depois salta para os níveis Blue Sphere. Quando saíres do nível invoca outro sinal e repete o processo.

Os níveis UFO são um pouco mais complicados. Podes invocar estes conteúdos, mas apenas irás ganhar 50 anéis. Ou seja, vais ter de procurar estas áreas especiais ao longo do nível. No entanto, o modo debug permite-te atravessar as paredes, por isso é muito mais fácil encontrar os UFO.

Como funcionam os Níveis Especiais UFO do Sonic Mania

Este modo é baseado nos níveis especiais de Sonic CD, e ao fim de completares 7 níveis destes irás desbloquear uma Chaos Emerald. Descobre como funcionam estes níveis:

  • No início destes níveis persegues um UFO que tem uma esmeralda, mas este objeto voador rapidamente foge do teu alcance. A única forma de o apanhares é aumentares a velocidade, e para fazeres isto tens de apanhar esferas azuis.
  • Assim que atingires o nível de velocidade 3, vais ser rápido o suficiente, e conseguirás apanhar a nave numa volta ou duas, caso não morras.
  • À medida que jogas vais predendo anéis, por isso tens de continuar a apanhar anéis para sobreviveres.
  • Os anéis são um recurso limitado, enquanto que as esferas azuis regeneram-se após completares cada volta.
  • Podes saltar para te desviares dos buracos, e não te esqueças de apanhar as caixas de itens, assim como de te desviares dos obstáculos.

Basicamente tens de manter um equilíbrio entre apanhar anéis para sobreviveres, apanhares esferas azuis, assim como escolher o caminho mais rápido para apanhares a nave a tempo. Alguns níveis têm caixas que te dão anéis, esferas azuis, ou que evoluem instantaneamente a tua velocidade, por isso mantém-te atento, pois estes itens podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.

Como ganhar Chaos Emeralds nos níveis UFO do Sonic Mania

No total existem sete chaos emeralds, e cada uma delas está num nível diferente:

  • Chaos Emerald 1 - este nível é uma simples introdução ao mini-jogo e não deverás ter dificuldade em completá-lo.
  • Chaos Emerald 2 - Este nível divide-se em dois caminhos em determinados momentos. Segue o caminho exterior na primeira, para apanhares bastantes esferas azuis, depois segue o caminho interior e persegue o UFO. Após saíres do caminho interior, vais encontrar duas caixas de itens na segunda esquina, e uma delas evolui a tua velocidade instantaneamente. Recomendámos que apanhes estas caixas, pois irás apanhar a nave rapidamente.
  • Chaos Emerald 3 - Este nível introduz os trampolins, os quais são usados para apanhar os anéis que se encontram por cima de ti. Usa estes objetos algumas vezes, e apanha bastantes esferas azuis das extremidades do mapa, depois apanha as esferas azuis do interior do mapa de forma a começares a aproximar-te da nave..
  • Chaos Emerald 4 - Existem três caixas com anéis, as quais te ajudam imenso: uma delas pode ser apanhada se usares um trampolim, e a outra encontra-se no interior do mapa. Este nível apenas se torna difícil quando alcanças o terceiro nível de velocidade, pois começam as bombas e as curvas apertadas complicam a vida a sonic.
  • Chaos Emerald 5 - Apesar deste nível ter muitos anéis e esferas azuis, é bastante fácil perderes de vista a nave. Para teres sucesso neste nível tens de esmagar as três caixas de itens (a última aumenta a tua velocidade), as quais se encontram no final de um caminho que se encontra à esquerda. Tens de apanhar as três caixas numa única vez, caso contrário não podes tentar outra vez e será muito mais complicado terminares este nível. Após isto, concentra-te em alcançares o terceiro nível de velocidade, e deverás conseguir apanhar o UFO.
  • Chaos Emerald 6 - No início vais encontrar uma série de rampas, as quais deves percorrer uma vez para apanhares alguns anéis. No entanto, após as percorreres uma vez, simplesmente salta por cima delas para poupares algum tempo. Este nível também tem várias caixas de anéis, por isso mantém-te atento. Excluindo isto, o teu objetivo é simplesmente manter-te vivo quando atingires o terceiro nível de velocidade. Quando atingires essa velocidade usa as extremidades do mapa para abrandares e desviares-te das bombas.
  • Chaos Emerald 7 - Tal como nível anterior, a maior dificuldade pela qual vais passar é sobreviveres quando atingires o terceiro nível de velocidade. Vais encontrar várias caixas de anéis e esferas azuis ao longo do caminho, e quando atingires o nível de velocidade máximo usa as extremidades para abrandar. Para além disso, também podes cortar as curvas, e assim manteres-te-à longe dos abismos. Se fizeres isto irás apanhar o UFO mais rápido do que aquilo que pensavas.

Após apanhares as sete Chaos Emeralds, irás desbloquear a habilidade para te tornares no Super Sonic (carrega nos dois botões de salto ao mesmo tempo), assim como também desbloqueias um novo encontro final. Após isto, cada vez que encontrares um anel gigante irás ganhar 50 anéis.

Como ganhar Medalhas de Ouro nos Níveis especiais Blue Sphere do Sonic Mania

Os Blue Sphere são baseados nos níveis especiais de Sonic 3, possuindo 32 níveis únicos, e cada um deles recompensa-te com medalhas de prata ou de ouro, dependendo da tua performance, as quais desbloqueiam conteúdos secretos.

  • Cada nível tem dois tipos de colecionáveis: esferas azuis e anéis. O objetivo é converter todas as esferas azuis para esferas vermelhas.
  • Para além disso, existem outros três tipos de objetos em cada nível: as esfera vermelhas (terminam o nível automaticamente), as esferas amarelas (lançam-te para longe), e as esferas brancas com uma estrela vermelha (invertem a tua direção).
  • A tua velocidade aumenta ao longo do tempo, e torna-se mais complicado controlar o Sonic.
  • Para completares um nível precisas de apanhar todas as esferas azuis, e irás ser recompensado com uma medalha de prata.
  • Por outro lado, se apanhares todos os anéis irás receber a classificação "Perfect", a qual te concede uma medalha de ouro.

Como ganhar medalhas de ouro no Blue Sphere

Para conseguires um "Perfect" precisas de apanhar todos os anéis de um determinado nível. Provavelmente, já te apercebeste que não recebeste um "Perfect" apesar de aparentemente teres apanhado todos os anéis. Isto acontece pois existem anéis "escondidos" dentro de esferas. Por isso, para apanhares todos os anéis, tens de converter esferas em anéis. Para fazeres isto, tens de criar um contorno à volta de um grupo de esferas azuis, e o contorno pode ser feito em forma de quadrado ou rectângulo. Ou seja, o truque para alcançares a medalha de outro é converteres os grupos de esferas azuis em anéis antes de apanhares as esferas azuis individuais.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Sonic Mania

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários