Singstar Queen

Abram alas para a realeza do Rock.

Versão testada: PlayStation 2

Singstar surgiu inicialmente na Playstation 2 com a meta de apresentar ao público uma grande maioria dos estilos de música modernos. Um produto para todos os gostos e feitios, diria eu. Depois de percorrer grande parte desses estilos e apresentado ao público músicas mundialmente badaladas, as opções a tomar começaram a restringir-se.

O jogo da Karaoke da Sony já contava com quase duas dezenas de rapsódias e foi então que os produtores da franquia decidiram arriscar na publicação de um jogo alusivo exclusivamente a uma banda. Tornaram-se assim os ABBA a primeira banda a merecer tal apelo, num jogo com 20 dos melhores êxitos do grupo sueco. Nessa mesma onda chega-nos agora uma versão do franchise especialmente dedicada à realeza do Rock britânico – os Queen.

Como qualquer um dos jogos anteriormente lançados, torna-se crucial dizer que esta é uma versão também ela dedicada a uma minoria. Não pretende de todo agradar a gregos e a troianos, mas sim a um grupo específico de seguidores da banda. No entanto, e não descorando o facto de que são principalmente os fãs quem vão consumir esta versão, Singstar Queen torna-se uma agradável surpresa pois revela-nos uma lista de músicas com êxitos do conhecimento de todos.

É claro que se falar em temas como We Will Rock You, We Are The Champions ou Bycicle Race ninguém ficará indiferente, muito por culpa do estatuto que tais músicas ganharam com o passar dos tempos. São músicas intemporais, ficam no ouvido e dão um gozo incrível de cantar. Como estes estão cá presentes muitos outros clássicos eternos e do conhecimento de todos, embora admita que existem músicas que requerem alguns dotes. Pessoalmente tive algumas dificuldades em cantar alguns destes clássicos pois muitas vezes aquilo que se conhece da música é apenas uma pequena parcela – geralmente o refrão.

1

Freddie Mercury no seu melhor!

Podem contar com vários tipos de músicas, sejam elas mais aceleradas, pautadas por uma musicalidade que exige um rápido uso de vários tipos de sons vocais, ou músicas mais pausadas, onde posso incluir Who Wants To Live Forever como exemplo. Singstar Queen apresenta um bom balanço entre a satisfação que conseguem obter ao cantar e o desafio que vão ter ao fazê-lo. Existem músicas mais fáceis e ao alcance de todos, da mesma forma que existem outras mais desafiantes.

Desnecessário será dizer que para além da lista de músicas tudo o resto se mantém intocável, seja a nível de modos de jogo ou opções. A falta de um sistema de avaliação de vocais mais apurado pode continuar a ser apontado como uma deficiência de maior. Neste momento o jogo continua a não distinguir se as palavras são ou não bem pronunciadas pois apenas avalia o som emitido, permitindo assim que cantarolar seja uma opção válida.

Singstar Queen é, como seria de esperar, um jogo obrigatório para os fãs da banda. Podem encontrar 20 músicas de grande sucesso na versão Playstation 2, sendo que a versão Playstation 3 conta ainda com mais 5 músicas bónus. No final de contas, todo o conjunto é algo bastante apetecível e de fácil encaixe para aqueles que têm um carinho especial ou qualquer tipo de ligação com algumas das músicas anteriormente citadas. E lá está, se não gostam de Queen, dificilmente considerem a nota apresentada.

8 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação Singstar Queen Ricardo Madeira Abram alas para a realeza do Rock. 2009-03-27T23:10:00+00:00 8 10

Comentários (15)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!